Recepção da Sede da Michelin / ENCORE HEUREUX Architectes

Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Exterior, FachadaRecepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaRecepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de InterioresRecepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, JardimRecepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Mais Imagens+ 30

  • Cidade: Clermont-Ferrand
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cyrus Cornut

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em Carmes de Clermont-Ferrand, França, desde o início da empresa no final do século XIX, o lugar adquiriu seu status de sede na década de 2000. O projeto, entregue em 2021, e realizado em parceria entre Encore Heureux Architectes, Construire e Base, visa concretizar a imagem do grupo em um espaço acolhedor, único e coeso ao mesmo tempo em que se insere em uma praça pública emblemática. A nova área de recepção da sede simboliza a reinvenção da Michelin, concebida para enfrentar os desafios do século XXI; um projeto e operação que foram concebidos a partir de uma perspectiva de economia circular, atenta aos impactos ambientais.

Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Cyrus Cornut
Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Cyrus Cornut

Uma nova identidade. Para responder ao desejo da Michelin de se renovar sem apagar o seu passado, o compromisso do projeto é oferecer uma extensão da atual sede em dois níveis. A extensão é dotada de uma nova fachada enérgica que busca valorizar sua estrutura histórica. O novo projeto conecta os edifícios atuais, ao mesmo tempo em que incorpora uma área de recepção e a entrada principal. Também funciona como uma interface permeável entre os espaços privados da empresa e a praça pública, esta última também reformada em um plano de desenvolvimento realizado pela cidade e pelo Grupo Michelin. Do esboço à entrega, a concepção do programa arquitetônico e do desenho do projeto decorreu no âmbito de um período de consultoria arquitetônica. Este método de presença contínua e acompanhamento no local permitiu uma maior compreensão da identidade do grupo ao introduzir uma prática consciente que reconheceu as necessidades dos residentes e adaptou o programa.

Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Cyrus Cornut
Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Imagem 28 de 35
Planta - Térreo

Um programa multifacetado e inventivo. O principal desafio do projeto foi conectar espaços heterogêneos entre si em uma união consistente destinada a receber milhares de visitantes diariamente. A estufa tropical, iniciada por Edouard Michelin na praça no início dos anos 2000, tinha um futuro incerto; foi preservada no programa arquitetônico e integrada à experiência do visitante. A estufa apresenta o logotipo, atuando como um símbolo dos valores do grupo de transparência e abertura para a cidade e o mundo.

Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Interiores
© Nicolas Trouillard
Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Imagem 33 de 35
Corte

A praça arborizada se estende até os limites da praça Carmes, equipada com móveis, vegetação e espelhos d'água para garantir o frescor no verão. O local, historicamente reservado aos funcionários da Michelin, agora oferece acesso público. Possui espaços expositivos versáteis, uma loja, o museu da estufa e o acolhedor Café Equateur. As áreas de trabalho são adaptadas a novos postos e métodos mais colaborativos, e a ordem do programa arquitetônico evolui para conduzir os visitantes da área pública aos espaços privados da empresa.

Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Interiores, Janela
© Nicolas Trouillard

Um projeto ancorado nos desafios contemporâneos. Ele é mais do que um edifício de recepção. A sua estrutura responde a dois desafios principais: transparência e proximidade, por um lado, e baixa pegada de carbono, por outro. A escolha da transparência materializa-se na vasta fachada envidraçada, protegida do sol pelos toldos de madeira que cobrem os seus 160 metros de comprimento, que conferem, por sua vez, à nova sede uma identidade única. As curvas são predominantes em projetos arquitetônicos e móveis, refletindo as dos pneus Michelin.

Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© Nicolas Trouillard
Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Nicolas Trouillard
Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa
© Nicolas Trouillard

O consumo de cimento era extremamente limitado, em favor de materiais locais, reaproveitados e de origem sustentável. Foi dada especial atenção à área local e, portanto, a esmagadora maioria das empresas que trabalharam na construção são locais. A utilização de materiais regionais foi um objetivo comum que visava implementar princípios construtivos simples sem comprometer o caráter industrial do local, como a utilização de aço para a estrutura, ou a decisão de tornar visíveis a malha e as caixilharias.

Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Interiores, Fachada
© Nicolas Trouillard
Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Interiores, Vidro
© Nicolas Trouillard

Conhecimento, qualidade e inovação são valores que a Michelin incorpora. Eles são totalmente compartilhados pelas empresas Encore Heureux e Construire que os infundiram no processo do projeto. O espaço simboliza os novos desafios enfrentados pela mobilidade sustentável, ao mesmo tempo em que ilustra a conexão que une a Michelin e a cidade de Clermont-Ferrand.

Recepção da Sede da Michelin  / ENCORE HEUREUX Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cyrus Cornut

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Clermont-Ferrand, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Recepção da Sede da Michelin / ENCORE HEUREUX Architectes" [Canopy Michelin Headquarters Reception Area / ENCORE HEUREUX Architectes] 03 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994329/recepcao-da-sede-da-michelin-encore-heureux-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.