Casa Grieg / Saunders Architecture

Casa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Exterior, Madeira, Fachada, ConcretoCasa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Exterior, Floresta, JardimCasa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, MesaCasa Grieg / Saunders Architecture - Mais Imagens+ 15

Bergen, Noruega
  • Arquiteto Responsável: Todd Saunders
  • Arquitetos Projeto: Pedro Léger Pereira, Attila Béres, Pål Storsveen, and Ricardo Coutinho
  • Programa: Arquitetura Residencial
  • Cidade: Bergen
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Casa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Ivar Kvaal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no topo de uma colina, com vista para as águas do Lago Nordås e sua coleção de pequenas ilhas. Situado a cerca de quinze minutos de carro ao sul da cidade norueguesa de Bergen, o bairro tem uma qualidade semi-rural e quase bucólica, que vem em parte da riqueza dos bosques e árvores, mas também das vistas desobstruídas de uma paisagem única e pitoresca onde as colinas e enseadas costeiras se misturam.

Casa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivar Kvaal

O projeto da casa em si, para Alexander e Tonje Grieg, aproveita ao máximo essa vista envolvente e aberta. Todd Saunders descreve a casa como uma espécie de 'localizador de vistas' com os principais espaços voltados para a água, enquanto as elevações laterais são mais protegidas e relativamente fechadas, ajudando a aguçar o foco no próprio Lago Nordås.

Casa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Exterior, Madeira, Fachada, Concreto
© Ivar Kvaal
Casa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada
© Ivar Kvaal

Saunders tinha acabado de trabalhar em sua própria residência, a Casa S, onde começou a experimentar várias ideias e soluções de projeto que alimentaram o processo da Grieg. Isso incluiu a ideia de elevar os principais espaços familiares para melhorar as conexões com a vista, criando uma área de estar fluida e aberta e uma sensação útil de separação entre essas partes mais "comuns" da casa e os espaços dedicados ao trabalho ou estudo.

Casa Grieg / Saunders Architecture - Imagem 19 de 20
Planta - Térreo

O único espaço no térreo, para além de um depósito, é um estúdio de música, que se insere numa forma escultural e inclinada a qual também abriga a entrada principal e a escada. As escadas seguem esta inclinação à medida que se direcionam até a sala principal e uma longa faixa horizontal envidraçada emoldura a vista da paisagem aberta, que causa um impacto impressionante quando se entra no domínio privado da casa. Todos os espaços familiares, incluindo dois quartos, situam-se nesta parte elevada da casa, que flutua acima do térreo em pilotis.

Casa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa
© Ivar Kvaal
Casa Grieg / Saunders Architecture - Imagem 20 de 20
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa
© Ivar Kvaal

A série de espaços começa com uma área de estar em planta aberta que combina a cozinha, a área de jantar e a área de estar da família, disposta ao lado de uma parede de vidro do chão ao teto que desliza para trás formando uma varanda aberta voltada para a vista do lago a oeste. Além disso, uma varanda semi-protegida está situada dentro do contorno do volume. Seguindo a sequência dos espaços restantes, que envolvem o pátio aberto, há um quarto para a filha de Grieg, banheiro e quarto de hóspedes. Além disso, uma sala de televisão na extremidade nordeste forma um espaço intermediário que ajuda a proteger o ambiente mais privado da casa que abriga a espaçosa suíte master.

Casa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ivar Kvaal

O volume geral da casa é intencional e propositalmente modesto. Qualquer impacto sobre o caráter natural do terreno foi cuidadosamente minimizado, com muito pouco em termos de paisagismo artificial, bem como a preservação sensível das árvores e vegetação existentes. Em vez de qualquer nivelamento do local, o volume com estrutura de aço se adapta às ondulações da topografia existente e ao caráter da própria encosta.

Casa Grieg / Saunders Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Ivar Kvaal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Grieg / Saunders Architecture" [Villa Grieg / Saunders Architecture] 20 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993664/casa-grieg-saunders-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.