Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos

Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Fotografia de Interiores, FachadaCentro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Fotografia de InterioresCentro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Imagem 4 de 14Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Prateleira, CadeiraCentro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Mais Imagens+ 9

  • Arquiteto Lider: Duarte Pinto-Coelho
  • Paisagismo: Francisco Caldeira Cabral, Elsa Severino
  • Construção: Teixeira Duarte
  • Especialidades: Quadrante
  • Fiscalização: Exgeexpor
  • Luminotecnia: Quadrante
  • Medições: Gândara
  • Arquitetura: Next Architects
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Fotografia de Exterior
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido no Bayview, um projeto de reorganização e requalificação urbana de um território com cerca de 50.000 m2, este estabelecimento comercial vem trazer novas relações formais e espaciais com a envolvente e a vila. O princípio orientador do projeto foi a integração desta nova volumetria na envolvente, minimizando significativamente o impacto visual e ambiental inerente a tipo de infraestruturas. A nova disposição dos volumes acompanha o declive do território, fazendo com que o edifício se apresente como se enterrado, camuflado na paisagem.

Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Imagem 7 de 14
© Francisco Nogueira
Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Imagem 4 de 14
© Francisco Nogueira

Um dos maiores desafios deste projeto foi garantir que o hipermercado anteriormente implantado neste território, com todas as suas áreas dependentes, se mantivesse sempre em funcionamento, mesmo durante as fases de demolição. A relocalização deste estabelecimento em zona mais afastada da Avenida Marginal, permitiu ainda reenquadrá-lo numa extensa praça pedonal rodeada de vegetação. As coberturas ajardinadas não são apenas um elemento estético, mas verdadeiros espaços de fruição, quase como anfiteatros dos quais se pode observar o espetáculo urbano. As áreas de estacionamento e cargas e descargas passam a ser subterrâneas, libertando a superfície e potencializando os acessos pedonais.

Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Francisco Nogueira
Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Francisco Nogueira
Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Francisco Nogueira

Acima do solo, a edificação desenvolve-se em três pisos pelos quais se distribuem as áreas comerciais e de serviços. A luz natural impera nestes espaços graças às grandes janelas e claraboias. O último piso organiza-se em torno do Food Court, virado a Sul, possui uma fachada envidraçada, ladeada a toda a largura por uma língua de esplanadas que se debruçam sobre a Baía de Cascais. Esta disposição vem reinterpretar uma ambiência de comércio de rua, que não se encerra sobre si mesma, mas que se quer aberta e em relação com o território.

Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2750 Cascais, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comercial Auchan Bayview / Fragmentos" 03 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993067/centro-comercial-auchan-bayview-fragmentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.