Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects

Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, VigaCasa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaCasa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Exterior, Sofá, Mesa, Cadeira, Pátio, AidoCasa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Mais Imagens+ 26

Noosa Heads, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eco Outdoor, Queensland Timber Flooring, Vitrosca
  • Arquiteto Responsável: Shaun Lockyer
  • Cidade: Noosa Heads
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Exterior, Sofá, Mesa, Cadeira, Pátio, Aido
© Christopher Frederick Jones

Descrição do Projeto - Witta é uma casa com pátio às margens do rio, que medeia entre as oportunidades (e restrições) de um terreno que tem vistas muito diferentes. A planta em “C” é a manifestação intuitiva desse desafio, com a borda sul sendo um pavilhão transparente e cheio de luz que oferece uma conexão com a beira da água. O esqueleto de concreto fornece uma base robusta para o revestimento de madeira carbonizada que se expressa como uma tela “shoji” ao norte, enquanto a lateral sul é definida por uma “faixa” paisagística que adorna a casa. Esta é uma casa de duas personalidades, com uma fachada para a rua introvertida e uma relação extrovertida com o rio Noosa. Os materiais, a forma e as claraboias centralizam e celebram a sensação de estar à beira do rio envolvendo-se com ele de uma maneira casual e duradoura.

Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Viga
© Christopher Frederick Jones
Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Imagem 30 de 31
Planta - Térreo
Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Christopher Frederick Jones

Benefícios públicos e culturais - A fachada da rua oferece um ato cívico de animação com a tela tipo “shoji” e, ao fazê-lo, procura subverter o paradigma doméstico (de casas de campo e cercas). A casa pretende enquadrar a paisagem que define a edificação e a sua arquitetura, especialmente ao longo da frente ribeirinha onde o envolvimento do público é com um jardim suspenso em vez da “casa”. A residência se tornou uma parada no passeio Noosa River, onde o plantio em cascata gera conversas, contando a história da ocupação nos subtrópicos que desafia as convenções de uma forma que é abraçada romanticamente.

Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Aido
© Christopher Frederick Jones
Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Pátio, Aido
© Christopher Frederick Jones

Relação da Forma Construída com o Contexto - Esta casa pretende oferecer uma alternativa à "mansão" vernácula que muitas vezes define a orla de Noosa. Como um antídoto para a "Toscana estilizada" e outras formas de construção contextualmente discutíveis, esta casa, embora ousada, deseja brincar de ser pequena, recuar e se integrar à paisagem. Adornada com detalhes mínimos e uma paleta de materiais naturais e contidos, a casa deseja envelhecer em seus arredores, não dominá-los. A predominância de elementos paisagísticos é priorizada sobre a forma construída de maneira a diminuir o sentido de “casa” em favor do “natural” que é sua inserção extraordinária.

Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Christopher Frederick Jones
Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Imagem 31 de 31
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Christopher Frederick Jones

Resolução do Programa - A casa é dividida em áreas de convivência no térreo, conectando-se de forma invisível ao rio e abrindo-se para o norte através do pátio interno que também abriga a piscina. A piscina é a fonte de luz para o subsolo que goza de entretenimento e apreciação de vinhos. O primeiro andar contém o domínio privado dos quartos das crianças ao norte (atrás da tela de madeira) e pais e convidados no setor voltado ao rio. Os espaços são todos planejados em torno de um vazio interno que inunda a casa com luz natural, oferecendo um envolvimento deliberado com os elementos externos. Esta é uma casa de férias em família e foi concebida para abraçar a forma casual e robusta com que a edificação será utilizada e onde serão criadas novas memórias.

Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Banheira
© Christopher Frederick Jones

Integração de Disciplinas Aliadas - Esta casa reflete uma colaboração do mais alto nível. As demandas de engenharia se alinham com a escolha do material, cuja execução é de responsabilidade do construtor e sua equipe. A paisagem é fundamental para o projeto e foi considerada parte da casa desde o início. As claraboias que definem espaços-chave e oferecem interação com os elementos são todas feitas sob medida e projetadas para atender a condições específicas. Os armários (e todo o trabalho em madeira) exigiam alinhamento e coordenação entre o construtor, fornecedores, fabricantes de armários e janelas. Esta é uma casa implacável, com pouca tolerância e sem lugar para esconder erros.

Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Banco, Janela
© Christopher Frederick Jones

Custo/Valor Resultado - Esta é uma casa complexa em um local complexo, construída com materiais onerosos, cuidadosamente trabalhados. Nesse contexto, a casa representa valor para os proprietários sendo construída dentro do orçamento imposto por eles.

Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Imagem 29 de 31
Planta - Subsolo
Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Sofá
© Christopher Frederick Jones

Sustentabilidade - Esta casa é uma proposta de longo prazo, o que significa que é rica em energia incorporada, mas tem um desempenho climático muito bom e durará por muito tempo. Materiais naturais são vistos por toda parte, iluminação LED é usada, eletricidade solar é fornecida e todas as portas têm vidros duplos. Os materiais externos requerem pouca ou nenhuma manutenção contínua.

Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Christopher Frederick Jones
Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Terraço, Pátio
© Christopher Frederick Jones

Resposta às Necessidades do Cliente e do Usuário - A casa funciona muito bem para uma família numerosa que também tem muitos amigos hospedados, e os materiais usados resistem ao desgaste das crianças na praia. O público abraçou a edificação e adorou a forma como a paisagem está eclipsando a casa. O feedback que recebemos através das redes sociais sugere que esta é uma edificação que capturou a imaginação do público e se tornou um cartão de visitas. A casa oferece uma visão romântica da vida subtropical e os clientes estão em êxtase com o resultado.

Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Christopher Frederick Jones

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Witta Circle / Shaun Lockyer Architects" [Witta Circle House / Shaun Lockyer Architects] 29 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992799/casa-witta-circle-shaun-lockyer-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.