Casa 360° / YUUA

Casa 360° / YUUA - Mais Imagens+ 8

Sapporo, Japão
  • Arquitetos: YUUA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  278
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Goro Mizukami
  • Arquitetos Responsáveis: Aihara Madoka, Bas Spaanderman
  • Cidade: Sapporo
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa 360° / YUUA - Fotografia de Interiores
© Goro Mizukami

Descrição enviada pela equipe de projeto. A 'Casa 360°' é uma casa isolada localizada na periferia de Sapporo, na ilha de Hokkaido, no Japão. A residência é projetada em torno de um pátio circular com construção em madeira que irradia para o interior do edifício. Os espaços internos são orientados para o pátio e seguem as linhas radiais traçadas pelas vigas de madeira visíveis. A disposição dos cômodos é determinada por um caminho circular de acesso que envolve o pátio, dando ao morador uma perspectiva em constante mudança do pátio e do interior que o cerca. Assim, o morador pode ver o pátio funcionando como um relógio arquitetônico; iluminando dinamicamente diferentes partes do edifício durante o dia e mudando continuamente durante as estações do ano.

Casa 360° / YUUA - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão
© Goro Mizukami
Casa 360° / YUUA - Imagem 9 de 13
Planta Primeiro Pavimento
Casa 360° / YUUA - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Janela, Viga
© Goro Mizukami

Além da luz, o pátio oferece ao habitante espetáculos mais naturais. Como Sapporo fica na região mais ao norte do Japão, ela enfrenta invernos rigorosos e fortes nevascas anualmente. O pátio circular convida o clima para o espaço de convivência, mantendo os moradores aquecidos e confortáveis, criando temporariamente o efeito de viver dentro de um globo de neve. Os quartos são alguns dos poucos cômodos não orientados para o pátio, mas sim para as colinas arborizadas que circundam a residência. Isto oferece aos moradores algumas vistas panorâmicas e ancora o edifício em seus arredores. Ao separar este espaço, a arquitetura cria vários níveis de privacidade e oferece aos moradores um retiro privado das áreas visualmente conectadas que circundam o pátio.

Casa 360° / YUUA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Goro Mizukami
Casa 360° / YUUA - Imagem 10 de 13
Planta Segundo Pavimento
Casa 360° / YUUA - Fotografia de Interiores
© Goro Mizukami

A construção em madeira une os espaços com sua estrutura radial como um motivo arquitetônico repetitivo em todo o edifício. As vigas irradiam das colunas em intervalos de 15° ao redor do pátio circular e se integram ao mobiliário do edifício no perímetro externo do edifício. O projeto confere propriedades estruturais à maioria das paredes internas e móveis, integrando a estrutura de madeira tanto como elemento estético quanto como elemento funcional e estrutural da arquitetura. Além de lidar com esses desafios geométricos, a estrutura de treliça interna também atravessa um grande vão sobre a área de estacionamento frontal, ao mesmo tempo, em que é totalmente compatível com os mais recentes padrões de construção à prova de terremotos.

Casa 360° / YUUA - Fotografia de Interiores
© Goro Mizukami
Casa 360° / YUUA - Imagem 11 de 13
Planta Terceiro Pavimento

Tanto os materiais de construção quanto os acabamentos são predominantemente fabricados e extraídos localmente, apresentando os mais recentes métodos de construção sustentável de Hokkaido. O interior cria um contraste com a neve do lado de fora, usando o calor natural do interior revestido de madeira, enquanto o acabamento em madeira caiada e o reboco tradicional oferecem uma sensação de leveza. Isto cria uma atmosfera íntima em todo o edifício, apesar da grande superfície de vidro que delimita cada cômodo. A utilização de materiais naturais e locais em combinação com uma solução climática totalmente integrada garante o desempenho energético eficiente do edifício e uma pegada de carbono sustentável. Além disso, os sistemas de aquecimento, ar condicionado e drenagem são completamente invisíveis, dando ao edifício uma estética organizada. A 'Casa 360°' oferece aos moradores um habitat único e a oportunidade de cultivar sua família ao redor do pátio central.

Casa 360° / YUUA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© Goro Mizukami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa 360° / YUUA" [360° House / YUUA] 28 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992748/casa-360-degrees-yuua-architects-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.