Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89

Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de ExteriorAdaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de ExteriorAdaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de ExteriorAdaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão, TerraçoAdaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos Responsáveis: Maria González, Juanjo López de la Cruz
  • Colaboradores: Rosa Gallardo, Elena González, Álvaro Valverde, Jaime Fernández
  • Estruturas: Enrique Vázquez
  • Promotores: Dirección General de Ordenación del Territorio, Urbanismo y Agenda Urbana. Consejería de Fomento, Articulación del Territorio y Vivienda - Junta de Andalucía
  • Construtoras: Maralva. Construcciones y Obra civil. SL
  • Cidade: El Rompido
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de Exterior
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Real de la Almadraba foi construído em 1929. Após quatro séculos da arte da pesca do atum na costa de Huelva e ter sido abandonado nos anos 70, foi declarado como bem de interesse cultural em 2015. Localizado na área de proteção natural da Flecha del Rompido, é constituído por três áreas bem distintas: uma zona residencial formada por um conjunto de barracões organizados como acampamento onde viviam os trabalhadores da Almadraba; a Casa do Capitão, edifício de maior destaque e afastado do resto do complexo; e o conjunto de elementos que permitiam a manutenção dos materiais de pesca, composto pelo molhe, a cabine de gasóleo, a caldeira de alcatrão e respectiva chaminé e o poço de alcatrão.

Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Imagem 9 de 12
Axonométrica

A intervenção atua sobre estes últimos elementos e se completa com um novo percurso pedestre que une as duas margens do Seta: a foz do rio Piedras e o oceano Atlântico. A reabilitação divide-se em duas áreas, o cais e a cabina de gasóleo, em estado de ruína e de que apenas restam os seus vestígios; e a caldeira, a chaminé e o poço de alcatrão, em melhor estado de conservação, embora necessitem de uma grande intervenção. O molhe é um elemento inundável construído com pedras locais como barragem e que remonta à construção romana. Também é possível encontrar este tipo de molhe noutros pontos de pesca da Andaluzia. Condições de execução muito difíceis, à custa das marés na foz do rio e as complexas condições de abastecimento da obra nesta área natural, levaram-nos a reconstruir o cais com uma técnica próxima da romana: a partir dos vestígios do antigo molhe, utilizando seus restos como fundação, foi construída uma parede perimetral de concreto ciclópico com a pedra local grauwaca por meio de patamares que aproveitaram a maré baixa para sua implantação. Essas paredes, reforçadas com fibra de vidro em vez de aço para evitar problemas de corrosão, são travadas por uma mesa inferior e uma superior, formando um caixão capaz de absorver os fortes impulsos horizontais da corrente do rio. Esta forma de construção confere-lhe também uma qualidade tectónica onde o concreto, vazado e posteriormente triturado, permite aflorar a pedra nativa e forma um volume estratificado, quase geológico, mais próximo da origem deste tipo de molhes e de acordo com a área protegida complexo e a beira do rio. Por fim, o piso superior que compõe o pavimento do cais é sulcado por meio de um molde executado no próprio local que, impresso no concreto fresco, gera um padrão de espinha de peixe, motivo que se repete no Real de la Almadraba nos pavimentos que se dedicavam ao escoamento do alcatrão fundido para sua recuperação.

Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão, Terraço
© Fernando Alda

Por outro lado, a recuperação da caldeira, da chaminé, do poço de alcatrão e do escoamento, partiu de critérios filológicos. Isso pelo fato de o seu estado de conservação, mesmo deficiente, nos ter permitido deduzir as técnicas construtivas e as acabamentos que haviam sido apresentados no passado. A parte da caldeira é acessada a partir do pavimento sulcado do pontão que nela culmina, a partir deste ponto é possível perceber todo o processo de proteção dos equipamentos de pesca com alcatrão. A caldeira, composta por dois fornos e a chaminé que preside ao complexo, é subida através de uma escadaria cuja zona central apresenta um troço acolchoado que permitia a subida dos barris de alcatrão, que era derretido e passado para o poço de alcatrão onde equipamentos de pesca eram pendurados em um varal entre duas pilastras que desciam para os dois poços de alcatrão derretido com uma roldana, submergindo assim equipamentos protegidos pelo piche. Por fim, seguiam para o galpão de escoamento, onde eram deixadas para secar e o excesso de alcatrão derretido era recuperado através do piso sulcado, agora imitado no cais. O restauro foi feito com peças cerâmicas de transporte encontradas no local, reduzindo assim a necessidade de abastecimento de material e garantindo a compatibilização do seu comportamento, e com argamassas de cal e pintura de silicato que favorecem a transpiração e conferem ao conjunto uma aspecto que remete para o seu estado original, onde se destacam na paisagem os volumes brancos, cuja geometria refinada advém da sua utilização estritamente funcional.

Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de Exterior
© Fernando Alda
Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de Exterior
© Fernando Alda
Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Imagem 12 de 12
Zona de trabalho
Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de Exterior
© Fernando Alda

A terceira intervenção na área do Real de la Almadraba permite um percurso acessível entre as duas margens da Flecha. O elevado valor paisagístico desta área natural protegida sugere a realização de uma instalação reversível por meio de um caminho pedestre de madeira que vai entrando progressivamente no matagal de giestas e figos da Índia. A geometria deste passadiço resulta do cruzamento das duas poderosas cristas dunares que antecedem o Oceano Atlântico, evitando assim fortes movimentos de terra que alterem a paisagem existente e desníveis excessivos que impeçam o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. O caminho começa com uma plataforma apoiada diretamente no solo para limitar o custo e é gradualmente elevado sobre palafitas quando é necessário atingir maior altura para superar as diferenças contínuas de elevação, oferecendo vistas impressionantes da Flecha e sua flora. O desenho do passeio e dos guarda-corpos é baseado nos sistemas industriais habituais, embora as consolas tenham sido modificadas para que os elementos de proteção do guarda-corpo também sejam fixados, resultando em um elemento mais abstrato que atravessa a paisagem sem denotar sua escala e fazer dificulta o acesso pedonal ao espaço natural fora do âmbito do passadiço, protegendo assim a flora de junquilhos, cardos, lírios e lagartas-do-mar e a ninhos de tartaranhão, cegonhas e garças.

Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de Interiores, Concreto
© Fernando Alda

O projeto deste conjunto paisagístico e arquitetônico protegido procurou recuperar o sentido industrial do processo de pesca com armação, revelando assim o património patrimonial e etnológico de uma antiga arte de pesca que conviveu em sintonia com a paisagem da costa de Huelva.

Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89 - Fotografia de Exterior, Costa
© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Puerto de El Rompido, s/n, 21459 El Rompido, Huelva, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Adaptação paisagística da Almadraba de Nueva Umbría em Lepe / sol89" [Adecuación paisajística de la Almadraba de Nueva Umbría en Lepe / sol89] 22 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992560/adaptacao-paisagistica-da-almadraba-de-nueva-umbria-em-lepe-sol89> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.