Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein

Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de InterioresExposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de InterioresExposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de InterioresExposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de Interiores, JanelaExposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Mais Imagens+ 10

  • Equipe: Emanuel Christ, Christoph Gantenbein; Victoria Easton; Marcela Lino, Arthur Bürki, Meret Pfiffner
  • Colaboradores: Olivier Martin, Ears & Eyes Nicolas Hosteing, Gobezzia
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de Interiores, Viga
© Giaime Meloni

Descrição enviada pela equipe de projeto. Paris Internationale, uma feira de arte movida por uma ideia de independência, colaboração e parcerias. A cada ano a feira exibe arte contemporânea em um local diferente e a edição de 2022 acontece em um dos primeiros edifícios de fachada envidraçada de Paris. No passado, este edifício abrigou o estúdio do fotógrafo francês Nadar e foi sede da primeira exposição impressionista em 1874.

Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de Interiores
© Giaime Meloni

Transformado na década de 1990 e mais recentemente utilizado como edifício comercial e de escritórios, este espaço foi abandonado durante a pandemia. Toda a sua infraestrutura interior foi removida, revelando uma estrutura nua e esquelética, bem como o seu vasto potencial.

Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Imagem 12 de 15
Planta do primeiro pavimento
Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Imagem 13 de 15
Planta do segundo pavimento

A Christ & Gantenbein confiou em sua substancial experiência na criação de espaços para arte e cultura para conceber o design do espaço de exposição da feira de acordo com sua localização e contexto. O interior bruto é mantido praticamente intacto, proporcionando algo inesperado no centro de Paris, no Boulevard des Capucines, entre a Opéra Garnier e La Madeleine. Com quase 3000 metros quadrados, o edifício é como uma cidade dentro de uma cidade, a C&G reinterpreta os princípios hausmannianos formando um sistema radical de luzes e paredes temporárias. A casca vazia e as placas profundas do piso são sobrepostas por uma rede de linhas retas perpendiculares ao bulevar, criando um projeto de exposição que desafia a ideia preconcebida do estande da feira de arte. Caminhos abertos se estendem da rua ao pátio, apesar dos obstáculos.

Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de Interiores
© Giaime Meloni
Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de Interiores, Janela
© Giaime Meloni

Este sistema de uma saída do corredor como unidade organizacional central da feira de arte, orienta sutilmente os visitantes pelo edifício com o mínimo de esforço e recursos materiais. Os 67 estandes de diferentes dimensões, distribuídos em 4 andares acima do solo, abrigam 60 galerias de mais de 20 países. Fiel à identidade da Paris Internationale, luzes de neon e paredes de gesso cartonado são os principais elementos usados para separar os estandes e exibir obras de arte.

Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Giaime Meloni
Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de Interiores, Viga
© Giaime Meloni

Ao lado dos espaços expositivos, um lobby e um café são decorados com objetos feitos sob medida projetados por Christ & Gantenbein. Cafés, livraria, restaurante pop-up, atendidos pelo estúdio de culinária criativa “We are ONA”, um espaço ao ar livre e outras infraestruturas estão estrategicamente situadas em cada andar para quebrar a grade. A intervenção da C&G para a Paris Internationale confere à 8ª edição desta feira uma abordagem que funde a contextualidade com a radicalidade através de recursos mínimos, garantindo aos expositores e visitantes uma experiência única.

Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de Interiores
© Giaime Meloni
Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de Interiores
© Giaime Meloni

Alguns dos principais projetos concluídos de Christ & Gantenbein incluem a expansão e transformação do Museu Nacional Suíço em Zurique e a extensão do Kunstmuseum Basel. Entre seus diversos projetos atuais estão o desenvolvimento de habitação social a ser concluído no 15º arrondissement de Paris, a extensão do Museu Wallraf-Richartz em Colônia, a extensão do MACBA em Barcelona e a renovação do edifício principal do Kunstmuseum em Basileia.

Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Giaime Meloni

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Exposição Internacional de Paris / Christ & Gantenbein" [Paris International Exhibition / Christ & Gantenbein] 10 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991686/exposicao-internacional-de-paris-christ-and-gantenbein> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.