Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura

Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaNova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela, Cerca, CorrimãoNova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, CadeiraNova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaNova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Mais Imagens+ 15

  • Autores: Toni Casamor, BCQ Arquitectura
  • Programa: Biblioteca
  • Cidade: Vic
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Toni Casamor

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova biblioteca foi construída na mesma implantação onde, 30 anos antes, ocorreu um ataque terrorista no qual 10 pessoas morreram. Este evento, traumático para a cidade de Vic, é também a origem da iniciativa, pois a cidade quis dedicar este espaço à construção de uma nova biblioteca como uma instalação que representa os valores da cultura, da integração social e da tolerância.

Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Toni Casamor

Trata-se de um edifício simpático que recua do alinhamento da rua na esquina e se desenvolve em forma de "L" em torno de um jardim aberto para a cidade que, além de ser um espaço de descanso e leitura ao ar livre, foi concebido como um espaço memorial, onde crescem 10 árvores, uma para cada vítima do atentado.

Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Toni Casamor

As fachadas se diferenciam entre os volumes laterais, que estão integrados com as fachadas urbanas dos edifícios vizinhos, e a fachada voltada para o jardim, que foi resolvida a partir de uma estrutura de grandes ripas verticais de madeira que filtram a luz, articulam a relação entre o lado de dentro e o de fora, e protegem as salas de leitura do sol direto à tarde. A articulação dos volumes responde ao objetivo de diferenciar os espaços dentro da biblioteca e criar salas com uma dimensão doméstica para garantir a tranquilidade e o conforto dos usuários.

Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Toni Casamor

Todos os espaços de leitura são orientados para o jardim, cuja inclinação também permite que o piso inferior, semi-enterrado, se abra para fora, melhorando sua qualidade espacial e permitindo que este pavimento tenha acesso independente, o que garante grande flexibilidade de uso aos serviços da nova instalação.

Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Imagem 14 de 20
Planta - Primeiro Pavimento
Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Imagem 19 de 20
Axonométrica

A entrada principal se dá a partir da subida por uma rampa tangencial ao jardim e dá acesso ao piso onde estão integrados o saguão principal, o espaço infantil, a área de revistas e o bar-restaurante. Os interiores foram concebidos como uma sucessão de espaços que possibilitam não apenas a leitura, mas também todo o conjunto de atividades cívicas, recreativas, culturais e educacionais que acontecem no centro.

Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela, Cerca, Corrimão
© Toni Casamor

A articulação dos volumes permite que uma das coberturas, acessível diretamente das salas de leitura, seja transformada em um terraço e espaço de leitura ao ar livre.

Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Toni Casamor

A iluminação interna noturna dos espaços contribui para a compartimentação transversal dos espaços através de grandes lâmpadas horizontais cujas superfícies apresentam a imagem do papiro, o primeiro meio de escrita no Mediterrâneo Oriental. Cada uma das telas inclui uma inscrição em um dos alfabetos ou sistemas de escrita existentes no mundo. Na sala superior, o mirante, de frente para os telhados da cidade, revela o significado da inscrição: O conhecimento ilumina a vida.

Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Toni Casamor

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:08500 Vic, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova biblioteca Pilarín Bayés em Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura" [Nueva biblioteca Pilarín Bayés en Vic / Toni Casamor + BCQ Arquitectura] 16 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991526/nova-biblioteca-pilarin-bayes-em-vic-toni-casamor-plus-bcq-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.