Casas Geminadas em Palmares / Arkosis

Casas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de Interiores, Fachada, JardimCasas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de Interiores, EscadaCasas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaCasas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de InterioresCasas Geminadas em Palmares / Arkosis - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Arkosis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  146
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Concrepal, Nalakalu
  • Arquiteto Responsável: Iván Delgado Salazar
  • Projeto Executivo: Tony Solano
  • Pós Produção De Imagens: Cristian Alvarez
  • Engenharia Elétrica: Stefany Badilla
  • Cidade: Palmares
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Casas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de Exterior
© Roberto D´Ambrosio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Solicita-se a construção de duas casas iguais, uma sobre a outra, como o primeiro de dois projetos nos dois únicos terrenos vazios da região, pertencentes a dois irmãos. Em vez disso, propõe-se uma solução em “duplex” para preservar a relação com a rua que todas as casas unifamiliares do bairro têm. Dessa forma, o terreno de 10 m de largura é dividido em 2, resultando em pavimentos estreitos e profundos com amplos espaços abertos para a frente e para os fundos; isso permite a combinação ideal de contato com o solo e gerenciamento de privacidade nos níveis superiores.

Casas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de Interiores, Fachada, Jardim
© Roberto D´Ambrosio
Casas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Roberto D´Ambrosio
Casas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de Interiores
© Roberto D´Ambrosio

A edificação é austera em seus gestos, proporções, materiais e técnica para manter a proporcionalidade em relação ao terreno e aos preços de aluguel na região. Sua execução ocorreu durante a crise global da cadeia de suprimentos, por isso, foram utilizados materiais que estavam disponíveis nos armazéns locais. A construção é predominantemente monolítica, incluindo seus componentes secundários, como escadas e armários de cozinha, para lidar com o uso intenso e a mudança de inquilinos, exigindo baixa manutenção; No entanto, isso não impede que outros acabamentos como tetos, pisos ou bancadas sejam adicionados no futuro para mantê-los atualizados, respondendo aos interesses dos inquilinos ao longo do tempo.

Casas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de Interiores, Escada
© Roberto D´Ambrosio
Casas Geminadas em Palmares / Arkosis - Imagem 26 de 27
Isométrica
Casas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de Interiores
© Roberto D´Ambrosio

A profundidade e os componentes da fachada frontal respondem à sua orientação sudeste, para proporcionar proteção contra o sol e a chuva, bem como privacidade e segurança. Os compartimentos laterais oferecem inércia térmica para manter a temperatura do ar adequada ao longo do dia. Pretende-se que a leitura do volume seja unitária apesar de ser constituída por duas metades estritamente simétricas e que dialogue com o entorno quando projeto adjacente estiver concluído, o qual também será composto por duas partes. O objetivo é que a arquitetura seja percebida entre certas dualidades: silenciosa e expressiva, familiar e diferente, como duas em uma.

Casas Geminadas em Palmares / Arkosis - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Cadeira, Janela
© Roberto D´Ambrosio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:150m oeste do Banco Popular, Barrio El Carmen, Provincia de Alajuela, Palmares, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casas Geminadas em Palmares / Arkosis" [Duplex en Palmares / Arkosis] 31 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991325/casas-geminadas-em-palmares-arkosis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.