Casa Livramento / Mezzo Atelier

Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Interiores, Cerca, TerraçoCasa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de InterioresCasa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Livramento  / Mezzo Atelier - Mais Imagens+ 17

Distrito de Ponta Delgada, Portugal
  • Arquitetos: Mezzo Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  197
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Sampaio Barros
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Batista-gomes, CIN, Carpintaria 25 Unipessoal LDA, GlobalDis, Gosimat, Ilutop, Marmofoz, Porta R, Trimble Navigation
  • Arquiteto Líder: Joana Garcia de Oliveira
  • Equipe De Projeto: Joana Garcia de Oliveira. Giacomo Mezzadri, Sabrina Sinelli, Nuno Simas
  • Contratante: Porta R
  • Engenharia: Ricardo Pacheco
  • Elétrica, Infraestruturas E Telecomunicação: ProQuality Engenharia
  • Cidade: Distrito de Ponta Delgada
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Exterior, Janela
© Ana Sampaio Barros

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Livramento foi desenhada pelos arquitetos do Mezzo Atelier para abrigar um casal de ingleses e seus seis cães. A casa reflete o estilo de vida prático e descontraído de seus moradores, com sua localização serena no topo de uma encosta acentuada e tomada por vegetação nativa. A equipe de arquitetos recorreu à tipologia e materialidade de uma ruína vizinha para projetar a nova construção: um extenso muro de pedra vulcânica existente foi aproveitado para ancorar e sustentar o volume proposto.

Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ana Sampaio Barros
Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Imagem 17 de 22
Planta - Térreo
Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Imagem 18 de 22
Planta - Superior
Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Interiores
© Ana Sampaio Barros
Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© Ana Sampaio Barros

O projeto está localizado na ilha portuguesa de São Miguel, no arquipélago dos Açores, e aproveita-se da rica paisagem que ali existe. As condições naturais do terreno foram consideradas no desenvolvimento do projeto para pensar a volumetria da casa como uma estrutura estratificada de dois pisos que unifica o desnível encontrado na direção norte-sul. A equipe do Mezzo Atelier preocupou-se em incorporar detalhes da arquitetura vernacular da ilha, e escolheu o betão e a pedra de basalto como principais materialidades para o projeto. A fachada divide-se ao meio para gerar no piso térreo uma continuidade do muro de pedra existente, que contrasta com o piso superior, pintado em cinza claro.

Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Interiores, Cerca, Terraço
© Ana Sampaio Barros
Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Imagem 20 de 22
Seção
Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, Porta
© Ana Sampaio Barros

Os interiores da casa também consistem em soluções um tanto simples para acompanhar o estilo de vida dos proprietários. O piso superior abriga a área social que está configurada como um grande espaço aberto e iluminado, com uma cozinha generosa que se estende ao ar livre e se funde com o terraço coberto. Em razão do característico clima instável dos Açores, este terraço está protegido para abrigar o casal e seus cães durante os dias de chuva e vento, ao mesmo tempo que permite que desfrutem da linda paisagem em condições mais agradáveis. Assim, a entrada principal está localizada no piso superior, enquanto as áreas de serviço, os quartos e o home office ficam abaixo, integrados com o exterior por um deck e um jardim no lado sul.

Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Ana Sampaio Barros
Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Exterior
© Ana Sampaio Barros
Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Imagem 19 de 22
Seções
Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ana Sampaio Barros

Para proteger os espaços internos da incidência solar direta, estruturas com ripas de madeira foram incorporadas às portas, de forma a adicionar textura e originalidade à fachada. Por fim, uma escada externa em cimento, pedra e aço une o nível do solo ao terraço superior ao longo da fachada leste, como um elemento conector fundamental da casa.

Casa Livramento  / Mezzo Atelier - Fotografia de Exterior, Janela
© Ana Sampaio Barros

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Livramento / Mezzo Atelier" 17 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990691/casa-livramento-mezzo-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.