Casa Jardim América / TODOS Arquitetura

Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, PrateleiraCasa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, JanelaCasa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Porta, CadeiraCasa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa Jardim América / TODOS Arquitetura - Mais Imagens+ 20

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: TODOS Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Louis Poulsen
  • Equipe De Projeto: Fábio Mota, Lais Delbianco, Mauricio Arruda, Rogério Gurgel, Guilherme Fiorotto, Ricardo Britto, Carol Lindenberg, Marcela Silveira, Malu Okasaki
  • Paisagismo: Gabriella Ornaghi, Bianca Vasoni
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Criar uma identidade única para duas casas vizinhas e absolutamente diferentes entre si: começa assim este projeto localizado no Jardim América, na cidade de São Paulo. A primeira delas guardava uma linguagem colonial, com madeiramento aparente sob os beirais do telhado; a segunda, mais compacta, se aproximava mais dos típicos sobrados paulistanos, com laje simples.

Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fran Parente
Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Fran Parente

Pelo lado externo, uma trama metálica agora conecta o trecho superior das duas construções. As janelas ganharam molduras do tipo caixa, algumas das quais abrigam floreiras embutidas. No térreo, um pórtico revestido com lajotas cerâmicas envolve a área externa. O mesmo tom de terracota aparece no portão de chapas metálicas. O corredor que antes separava as duas casas ganhou paisagismo e agora é o jardim do estar. “Internamente, fizemos uma intervenção mais assertiva do que havíamos planejado para conectar os espaços. Por fora, usamos elementos marcantes para criar a identidade que transformou as duas casas em uma única”.

Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Fran Parente
Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela
© Fran Parente
Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Fran Parente

A lareira a gás fica camuflada na caixa de granito Brasília. Esquadrias amplas - note que a altura delas pauta todo o alinhamento das aberturas e revestimentos da área social - ocupam o lugar das antigas janelas. O clima compartimentado cedeu lugar a ambientes abertos e com poucas divisórias. A estante da Marcenaria Baraúna acompanha a escultura de Flávio Cerqueira. Entre a sala e a cozinha, a parede curva ganhou ripas de granito branco itaúnas levigado - o espaçamento entre elas ocultam a fixação das obras de arte, que passeiam livremente pelo ambiente.

Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
© Fran Parente
Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Fran Parente
Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Fran Parente
Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Fran Parente

A mesa de jantar de rocha natural tem desenho da Todos Arquitetura. Em vez de ocupar uma superfície plana, o díptico ganhou graça disposto em paredes perpendiculares. O bufê vintage foi garimpado em antiquário. A moradora, designer de superfícies, reservou espaço para seu ateliê junto ao jardim. A porta de latão polido traça os limites entre área social e cozinha, bom contraste com a paleta suave que colore o espaço de preparo das refeições. As suítes das crianças seguem a mesma linguagem, com poucos elementos e paleta neutra. A suíte principal segue a linguagem neutra, com materiais de texturas acolhedoras.

Casa Jardim América / TODOS Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, Jardim, Floresta
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jardim América / TODOS Arquitetura" 13 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989521/casa-jardim-america-todos-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.