Studio Fórmica / Studio Arquitetônico

Studio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Exterior, FachadaStudio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MesaStudio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraStudio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, MesaStudio Fórmica / Studio Arquitetônico - Mais Imagens+ 12

Belo Horizonte, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AMÉMCASA, Conceito Digital, Construflama, Deca, ESTUDIO DANIEL COUTINHO, Elettromec, Fórmica, Galeria Celma Albuquerque, Grupo Armind, Jader Almeida, Marie Camille;, Portinari, Primalinea, RP MARMORES, SANTA CECILIA MARCENARIA, Simon, São Romão, Tecai, Templuz, Tintas Coral
  • Arquitetos Líderes: Assis Humberto Ribeiro, Marcus Vinicius dos Santos
  • Concepção E Visualização Tridimensional: Assis Humberto Ribeiro
  • Concepção E Execução Técnica: Marcus Vinicius dos Santos
  • Construtora: Construtora Construa
  • Engenharia: FACIT Engenharia
  • Climatização: ECOTEMP
  • Serralheria: Eletrosolda Serralheria
  • Esquadrias: Eletrovidros
  • Paisagismo: Ana Campos Paisagismo, Kat Paisagismo
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Studio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Estudio NY18

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado nas linhas modernistas, Studio + Fórmica, ambiente da CASACOR Minas, se destaca pela arquitetura com formas orgânicas, concebida em homenagem à Semana de 22. Os arquitetos Assis Humberto e Marcus Vinícius, fundadores do Studio Arquitetônico, assumiram o compromisso de criar o projeto do Studio + Fórmica, a cozinha funcional da CASACOR Minas. Tradição na mostra, o espaço vem abrigando uma série de encontros e aulas-show de gastronomia, promovendo encontros e a cultura mineira de reunir pessoas em torno da mesa para experiências gastronômicas. A programação inclui a presença e participação de chefs convidados para uma série de ações como brunchs, almoços, jantares e degustações de vinhos.

Studio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Estudio NY18

O projeto dos arquitetos Assis Humberto e Marcus Vinícius, para a CASACOR Minas 2022 teve como como foco principal a arquitetura. A inspiração para a arquitetura sensorial proposta pelos arquitetos teve como ponto de partida o centenário da Semana de 22, considerada um marco histórico para toda a sociedade brasileira, com reflexos na cultura, arquitetura, design e na moda.

Studio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Estudio NY18
Studio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Estudio NY18

Inspirados pelo Modernismo, Assis Humberto e Marcus Vinícius, desenvolveram uma arquitetura que explora as formas orgânicas. “Em nossa arquitetura, fazemos uma homenagem a esse movimento. Nosso traço contemporâneo foi acrescido de elementos da cultura modernista, como as curvas delgadas, vãos livres, a caixa de vidro, que delimita o lounge, sem perder a conexão com a natureza. O mobiliário e as obras de arte reforçam essa conexão com o que é nosso”, destaca Marcus Vinícius, do Studio Arquitetônico.

Studio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Daniel Mansur
Studio Fórmica / Studio Arquitetônico - Imagem 15 de 17
Planta - Layout
Studio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá
© Daniel Mansur

O resultado surpreende pela leveza, beleza das curvas e pela integração com o entorno. O acesso ao ambiente se dá por meio de uma passarela suspensa que atravessa um jardim. O visitante é conduzido até um lounge, todo envidraçado cercado por jardins, que funciona como uma antessala para a ‘cozinha’. O desafio da dupla foi tirar o protagonismo da cozinha, fazendo com que exista um diálogo harmônico entre todos os espaços do ambiente, criando climas diferentes, mas complementares.

Studio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Pátio
© Daniel Mansur

O Studio + Fórmica foi pensado para ser uma ‘cozinha de sensações’. O mobiliário autoral, desenvolvido em parceria com a Prima Linea, foi inspirado na infância dos arquitetos. É o caso da mesa Jirau, que remete aos antigos jirais e das confortáveis cadeiras Taboca, palavra do Tupi que significa bambu brasileiro. “Ao nos conectarmos com nossa essência, relembrando momentos com nossos avós, desenvolvemos a mesa que batizamos de Jirau. O Jirau é a peça mais democrática do design vernacular. O termo, oriundo da língua tupi, designa uma estrutura composta por tábuas sobre varas e paus, a meia altura, que serve para abrigar e proteger colheitas do contato com solo e também para secar vasilhames ao sol. A mesa com tampo orgânico remete aos lagos das veredas, apoiados por quatro bases cilíndricas de diferentes espessuras, fazendo uma alusão às varas utilizadas para suportar um jirau”, aponta Assis Humberto. A ideia da dupla foi romper com as formas rígidas das tradicionais mesas de jantar, agregando um ar de leveza aos espaços contemporâneos. 

Studio Fórmica / Studio Arquitetônico - Fotografia de Exterior, Fachada
© Estudio NY18

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Studio Fórmica / Studio Arquitetônico" 25 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989306/studio-formica-studio-arquitetonico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.