Casa do Jimmy / MJA Studio

Casa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, AidoCasa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Iluminação, JanelaCasa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, FachadaCasa do Jimmy / MJA Studio - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: MJA Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jack Lovel
  • Arquiteto Líder: Jimmy Thompson
  • Desenho Técnico: Sally Weerts
  • Designer De Interiores: Amy McDonnell
  • Arquitetos: MJA Studio, Studio Roam
  • Design De Interiores: IOTA Interior Architecture
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Jack Lovel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso escritório costuma realizar projetos de diversas escalas em subúrbios consolidados e, em cada projeto, procuramos ir contra a abordagem mercadológica usual da arquitetura residencial. Este projeto foi feito para lote originário da divisão de um lote maior em duas partes: frente e fundo. Nesse caso, trata-se do lote do fundo que é acessado por um corredor lateral que passa pelo terreno da frente. Essa situação muitas vezes consiste na substituição de um antigo quintal da casa mais antiga por uma construção que cobre a maior parte da área, deixando pouco espaço para jardins, uma sequência de entrada mal definida que negligencia a presença da casa no bairro e um espaço de viela perdido para estacionamentos e cercas.

Casa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada, Jardim, Janela, Corrimão
© Jack Lovel
Casa do Jimmy / MJA Studio - Imagem 16 de 20
Planta - Térreo
Casa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Jack Lovel
Casa do Jimmy / MJA Studio - Imagem 17 de 20
Planta - Primeiro Pavimento
Casa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Iluminação, Janela
© Jack Lovel

Nosso objetivo era colocar mais área para jardins e pátios, invertendo a solução comum. Fazendo assim, que a viela seja nossa porta da frente e a rua, nossas costas. Desse modo, abrimos a casa para o parque adjacente e celebramos sua presença. Para tornar as coisas mais desafiadoras, criamos uma regra que deveria ser completamente compatível com os códigos locais e generosa com os vizinhos.

Casa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Jack Lovel
Casa do Jimmy / MJA Studio - Imagem 18 de 20
Corte

Esta casa riffs é consoante com o trabalho de Marshall Clifton e Julius Elischer e sua busca por uma arquitetura vernacular apropriada para Perth, neste caso, uma casa de pátio disposta ao redor e dentro de uma série de salas de jardim sazonais. A alvenaria áspera e branca reflete o calor do sol brutal de Perth e define o recinto da casa, negando qualquer necessidade de cercas. A alvenaria azul esmaltada dialoga com os telhados azuis do entorno e o exotismo da tipologia do pátio. A madeira de reuso traz calor a esta paleta simples de matérias-primas que existem tanto no interior quanto no exterior da casa.

Casa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Aido
© Jack Lovel

A tipologia do pátio forma a base para a abordagem dos primeiros princípios ao design solar passivo e à sustentabilidade. Térreo voltado a norte e noroeste, dois andares voltados a sul e sudeste, o volume otimiza o acesso à luz natural e às vistas da cidade, ao mesmo tempo que proporciona uma transição de escala adequada para a casa térrea existente.

Casa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Fachada
© Jack Lovel

Normalmente, paredes de tijolos brancos protegem a casa da exposição solar excessiva do nascente e do poente, enquanto a alvenaria em elemento vazado permite a brisa no pátio. As aberturas para o norte são pensadas para proteger a luz solar direta entre o final de setembro e o final de março. Todos os espaços são de profundidade única, permitindo ótimas oportunidades de ventilação cruzada natural, uma estratégia auxiliada por uma chaminé térmica que fica no topo do volume da escada e ventila o ar quente à noite. Telhados verdes, vidros duplos, placas fotovoltaicas e o uso de materiais reciclados e de segunda mão completam uma abordagem holística à sustentabilidade.

Casa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim
© Jack Lovel
Casa do Jimmy / MJA Studio - Imagem 20 de 20
Elevação

A casa tem 140m2 e foi projetada para fazer a transição de uma casa de um quarto com um estúdio generoso para uma casa de três quartos e dois banheiros no futuro, se necessário. Um abrigo de carro sombreado é esculpido no volume do térreo e deixado aberto para permitir a reprogramação no futuro. Este projeto ultrapassou os breves requisitos, aprovado por delegação de poderes sem necessidade de ir à Câmara, tem 277 m2 de jardins e espaço aberto no lote de 256 m2 e é apreciado pelos seus vizinhos e comunidade local pela forma como interage com as estruturas existentes , a viela e o Parque.

Casa do Jimmy / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jack Lovel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Jimmy / MJA Studio" [Jimmy's House / MJA Studio] 12 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988750/casa-do-jimmy-mja-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.