Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects

Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Exterior, JanelaCasa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - TijoloCasa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de ExteriorCasa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Mais Imagens+ 13

Lillehammer, Noruega
  • Arquitetos Responsáveis: John Sanden, Ingvild Hodnekvam
  • Cidade: Lillehammer
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Exterior, Janela
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. A região ao redor do lago de Mjøsa, na Noruega, tem antigas tradições com construções em alvenaria. Foi o lar de 25 olarias e, tanto a estação ferroviária quanto a igreja em Lillehammer, são feitas de tijolos. O tijolo é um material durável com peso e caráter que lhe confere uma qualidade atemporal. Hoje, geralmente é usado como revestimento, sem propriedades estruturai. Dessa forma, nosso interesse era encontrar uma maneira de construir uma casa de tijolos dentro de uma economia racional e honesta em termos de qualidades tectônicas e com uma estrutura aparente.

Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Tijolo
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects
Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Imagem 7 de 18
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

A casa de tijolos em Lillehammer está revestida de tijolos vermelhos conectados a uma estrutura de madeira visível através das aberturas repetitivas. O tijolo é usado de forma clara como revestimento e proteção contra intempéries. Ao mesmo tempo, o volume e as aberturas são planejados em relação às propriedades do material, usando técnicas tradicionais de alvenaria para criar aberturas sem uso excessivo de aço e concreto como reforços. As fachadas repetitivas e simples seguem a grelha da estrutura de madeira subjacente com pormenores simples e uma estética contemporânea. No entanto, a expressão arquitetônica é uma continuação das referências históricas e estruturas de tijolo encontradas na região.

Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects
Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

A casa está localizada em uma colina íngreme voltada para sudoeste, a poucos quilômetros ao sul de Lillehammer, com vista para o lago de Mjøsa e para o centro da cidade. Uma trilha corre paralelamente a casa na parte posterior. A localização da edificação foi escolhida para possibilitar vistas longas sobre os vizinhos adjacentes, preservando ao mesmo tempo a visão da trilha. O volume é escavado no solo como um corpo de construção longo e esbelto com uma pequena torre que se eleva sobre a extremidade norte do lote.

Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Imagem 16 de 18
Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Imagem 17 de 18

A torre é composta por um espaço aberto com vista para a cidade ao norte e para o lago a oeste. Uma parte da torre é aberta para o andar inferior, estabelecendo contato visual entre os diferentes níveis e dotando a área da cozinha com um pé-direito generoso. O layout é organizado para permitir amplas vistas da casa em todos os três andares. Os quartos das crianças estão localizados no térreo, além de um pequeno loft para alugar. O primeiro andar é o espaço principal com cozinha, sala e quartos. O cômodo da torre serve como biblioteca/sala de estar com longas vistas em duas direções.

Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

A casa é revestida com tijolos em vários tons de vermelho, marrom e ocre vindos da Dinamarca. A fachada é ventilada com vãos na extremidade curta dos tijolos. Os detalhes e os encaixes são feitos em cobre que vai adquirindo uma pátina mais escura com o tempo. Todas as janelas e portas são construídas em madeira. As vigas aparentes do telhado criam um teto marcante com madeira compensada de freixo. Este material também é usado nas paredes correspondentes à grelha de 60 cm do teto.

Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Exterior, Janela
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa e Torre de Tijolos / Sanden+Hodnekvam Architects" [Brickhouse with Tower / Sanden+Hodnekvam Architects] 10 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988721/casa-e-torre-de-tijolos-sanden-plus-hodnekvam-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.