Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge

Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de InterioresCasa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de InterioresCasa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Mais Imagens+ 12

Gavà, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  94
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Balay, Duravit, Gabarró, Indesit, MARAZZI, Sika, Trimble, Weber Saint-Gobain
  • Arquiteto Responsável: Roman Izquierdo Bouldstridge
  • Construção: Houses Barcelona
  • Cidade: Gavà
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em transformar um antigo escritório de 60m2 em um lar para um casal. O espaço desfruta de vistas deslumbrantes da praia de Gavá Mar, um quadro em contínua transformação composta de pinheiros que permitem ver o mar entre os troncos de suas árvores. O principal conceito do projeto é gerar uma paisagem natural interior em harmonia com o ambiente exerno. A linha do horizonte desenha a dualidade mutável entre o céu e o mar, tão sensivelmente refletida nas paisagens marinhas de Hiroshi Sugimoto. O desenho destaca esta horizontalidade através de um jogo de níveis em diferentes alturas, criando uma sucessão de horizontes no interior da casa.

Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula
Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula

Níveis: O programa é contemplado em um único espaço aberto que melhora a entrada de luz natural em toda a casa. O objetivo é proporcionar a experiência de contemplar a paisagem de todos os ambientes, com a exceção do único que se fecha, o banheiro. O projeto concebe as mudanças nos níveis e alturas como limites invisíveis que unem e separam os diferentes cômodos uns dos outros. A flexibilidade de seu uso, dada sua natureza não restritiva, resulta em um projeto que pode se adaptar às mudanças das necessidades dos moradores. Ao mesmo tempo, se permite uma maior percepção da amplitude espacial, enfatizando o pé direito de quase 5 metros. Desde a entrada, uma vista profunda atravessa toda a casa até o mar. Uma escada escultural dá acesso ao novo sótão em dois níveis diferentes, o estúdio e o quarto. O terceiro plano horizontal, também suspenso entre as duas empenas, dá lugar a uma longa mesa que também funciona como guarda-corpo. Após descer alguns degraus da entrada, o conjunto cozinha-sala de jantar comprime o espaço verticalmente, que depois se expande no ambiente mais próximo do mar. A sala de estar foi concebida como um jardim interno de pé direito duplo, transformando a pequena varanda em um ambiente cheio de luz e natureza.

Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Adrià Goula
Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores, Escada
© Adrià Goula
Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Imagem 14 de 17
Planta baja
Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula
Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Imagem 16 de 17
Corte
Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula
Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Adrià Goula
Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Imagem 17 de 17
Axonometría

Materialidade: O projeto propõe duas decisões construtivas que respondem à intenção de criar uma linguagem simples e única, dando ao espaço uma nova identidade. A primeira se refere à opção de dar à residência o máximo de luminosidade possível; o piso e as paredes, formadas por blocos de concreto, são pintados de branco. A segunda decisão é de enfatizar os planos horizontais; a madeira das vigas de abeto laminadas, junto com as tábuas encaixadas e ranhuras, contrastam com o novo cenário abstrato criado. A escolha dos materiais responde tanto a uma busca estética quanto a uma intervenção sustentável.

Natureza: A presença de um jardim interno visa expandir a vegetação da praia para uma nova atmosfera natural dentro da casa. Desta forma, o projeto é uma oportunidade de aproximar o ser humano a seu estado original de conexão com a natureza. O movimento vertical das trepadeiras desenha um caminho de folhas verdes no espaço vazio. Trata-se da beleza intrínseca ao imperfeito e ao transitório. A dualidade entre matéria viva e morta; as formas irregulares dos troncos dos pinheiros em contraste com as vigas que uma vez foram também os troncos dos pinheiros. Uma paisagem entre o orgânico e o abstrato que dissolve os limites entre dentro e fora.

Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Adrià Goula

Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula

Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge - Fotografia de Exterior, Floresta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Gava Mar / Roman Izquierdo Bouldstridge" [Casa Gava mar / Roman Izquierdo Bouldstridge] 14 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988564/casa-gava-mar-roman-izquierdo-bouldstridge> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.