Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo

Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, Cadeira, AidoCasa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCasa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Mais Imagens+ 16

La Plata, Argentina
  • Arquitetos: Paralelo Colectivo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Barandiarán
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACINDAR, Aluar, Dimexo, Ternium
  • Arquitetos Responsáveis: Rodrigo Ballina Benites, Valentín Ayala, Luciano Del Valle
  • Cidade: La Plata
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada
© Luis Barandiarán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma casa localizada nos arredores do centro histórico da cidade de La Plata, Província de Buenos Aires, Argentina. Uma região em crescimento, com um alto nível de desorganização, um contexto de caos no qual alguns esquemas de urbanização fechada têm surgido, criando uma relação complicada com seu ambiente original. A encomenda do projeto consistiu na construção de uma residência unifamiliar de dois quartos, na qual a vida da família de quatro pessoas pudesse se desenvolver em várias configurações.

Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Luis Barandiarán
Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Imagem 21 de 21
Axonométrica
Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela, Viga
© Luis Barandiarán

Uma das vantagens de trabalhar neste contexto urbano contraditório foi lidar com o terreno de três faces livres e que contava com recuos tanto da linha municipal como do eixo da empena, o que estabelecia uma atmosfera amigável. Ao mesmo tempo, esta primeira encomenda foi seguida por mais duas, razão pela qual se abriu um caminho de experimentação em torno das habitações peri-urbanas com um perímetro relativamente livre, trabalhando em três casos simultâneos dentro do mesmo condomínio fechado, a série de casas mitre 1, mitre 2 e mitre 3, foi assumindo programas semelhantes, com partes diversas que foram moldadas a partir de um entendimento das condições do entorno, da orientação e da escala.

Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Luis Barandiarán
Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Luis Barandiarán
Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Exterior
© Luis Barandiarán

Pensamos em um elemento arquitetônico arquetípico morfológico, que remetesse à forma histórica do lar, a fim de utilizá-lo como ponto de partida para seguir um caminho de experimentação material e volumétrica que gera espaços de habitar.

Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Luis Barandiarán
Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, Cadeira, Aido
© Luis Barandiarán

No caso da Cajas Macizas - Mitre 1, esta experimentação se deu a partir da criação de duas caixas sólidas construídas em tijolo comum, que em sua sobreposição resolvem, acessos, pátios, orientações e partido. Houve uma experimentação de diferentes disposições e travamentos que o material nos permitiu, para dar singularidade ao conjunto.

Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Luis Barandiarán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cajas Macizas / Paralelo Colectivo" [Casa cajas macizas / Paralelo Colectivo] 05 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988407/casa-cajas-macizas-paralelo-colectivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.