- Área: 14917 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rubén Linares
-
Fabricantes: APC, Construlita, Ladesa, Novaceramic
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Jardim de Sombras: Espaço Público como Infraestrutura para Cidades no Deserto" está localizado em uma área periférica ao norte de Los Cabos, Baja California Sur, e faz parte do Programa de Melhoramento Urbano do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano, em conjunto com a Faculdade de Arquitetura da UNAM. Recebeu o primeiro lugar na competição na categoria espaço público. O Jardim das Sombras busca alcançar 3 objetivos: (1) Microclimático: melhorar a habitabilidade do espaço público, (2) Sócio-ambiental: promover a integração social e ambiental, (3) Resiliente: Gerar espaços que mitigam a vulnerabilidade a desastres.
Consiste em um espaço coberto e aberto com uma planta livre que abriga quadras, banheiros e uma cozinha de baixo custo e baixa manutenção. Inclui um campo de futebol, área para crianças e um skatepark à sombra do edifício. Em situações de emergência causadas por desastres, proporciona um espaço para organização social, armazenamento, comunicação, refrigeração para medicamentos e uma cisterna para água potável e água da chuva. Possui uma pista de corrida e vegetação nativa xerófita.
A cobertura tem formato serrilhado para servir a múltiplas funções. É orientada de forma a limitar a incidência solar direta e promover a instalação de painéis solares na superfície exposta, admitindo a luz norte, conduzindo os ventos sul dos ciclones para longe da área coberta e absorvendo os ventos norte para melhorar o conforto microclimático e lidar com o efeito de ilha de calor. A cobertura proporciona um espaço polivalente que complementa o sistema de resposta a desastres.