Casa Eliza / WALA

Casa Eliza / WALA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, AidoCasa Eliza / WALA - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, FachadaCasa Eliza / WALA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, PátioCasa Eliza / WALA - Fotografia de Exterior, JardimCasa Eliza / WALA - Mais Imagens+ 15

Black Rock, Austrália
  • Arquitetos: WALA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  506
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dave Kulesza
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Caesarstone, Collective, Dulux, Euroluce, Jetmaster, Miele, Phoenix Tapware, Woodcut
  • Arquiteto Responsável: Weian Lim
  • Cidade: Black Rock
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Eliza / WALA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Dave Kulesza

Briefing do cliente. A Casa Eliza está localizada no bairro australiano de Black Rock; a 400 metros da pitoresca Beach Road e a uma curta caminhada da Sandringham Beach Foreshore Reserve. Os proprietários tinham uma clara ambição de estabelecer raízes nesta comunidade. A casa existente no terreno era feita em tijolos duplos, da época do pós-guerra, fazendo parte do contexto imobiliário comum do período, sem qualquer significado patrimonial. Ela possuía características familiares como os pés-direitos baixos e uma configuração interna com pouca funcionalidade, em forma de ferradura. Por isso, foi definida uma abordagem de demolição/reconstrução. Os proprietários queriam uma casa prática e sem complicações, que durasse por muitos anos e nosso desafio foi criar um projeto que respondesse às suas necessidades presentes e futuras.

Casa Eliza / WALA - Fotografia de Exterior, Jardim
© Dave Kulesza
Casa Eliza / WALA - Imagem 19 de 20
Planta - Térreo
Casa Eliza / WALA - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Dave Kulesza

Resposta do projeto. Embora o volume existente não tivesse significado patrimonial, uma decisão consciente de manter e editar partes (paredes externas ao nível do solo) foi inspirada no layout original em forma de ferradura, que priorizava um pátio voltado para o leste, desfrutando do sol da manhã. Pequenas seções das paredes existentes, revestidas de tijolos, foram mantidas da melhor maneira possível, principalmente ao longo das faces oeste e norte da edificação. Uma nova entrada frontal foi orientada para estar centralizada com a casa e conduzir a um corredor generoso que, por sua vez, se expande para um espaço de estar em planta livre que se espalha ainda mais para um quintal bem cuidado.

Casa Eliza / WALA - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Fachada
© Dave Kulesza
Casa Eliza / WALA - Imagem 20 de 20
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Eliza / WALA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Pátio
© Dave Kulesza

As portas envidraçadas deslizantes de altura total podem ser ocultadas para permitir que os espaços de estar se abram completamente para o exterior. Esta conexão interior-exterior é ainda mais enfatizada com a ausência de limiares entre o piso interno e o deck externo, trazendo comodidades e uma visão completa de 180 graus do jardim interno. O corredor frontal é iluminado pelas grandes janelas da escada voltada para o pátio central. A luz da manhã é capturada através desta janela em um brilho quente e marca o espaço com sombras da paisagem exuberante do lado de fora. Paredes curvas conduzem suavemente para a sala de estar voltada para o norte, que é constantemente iluminada e arejada durante todo o ano. Apesar da sensação generosa do espaço aberto no andar inferior, a casa foi projetada com a privacidade dos vizinhos em mente, com telas de cedro personalizadas para as fachadas frontal e posterior.

Casa Eliza / WALA - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Jardim
© Dave Kulesza

Seleção de Materiais. Materiais de alta qualidade, durabilidade e metodologias de construção comprovadas foram propositadamente selecionados. Acabamentos exteriores de ripas de madeira preta, tijolos reciclados pintados de branco e um reboco de cimento cinza aveludado formam a paleta de materiais sofisticada que é discreta, mas atemporal. A paleta de cores é intencionalmente monocromática para combinar com as sutis texturas dos materiais de construção. Desde rua, o volume não sobrecarrega a paisagem urbana, mas é incluído confortavelmente neste bairro arborizado.

Casa Eliza / WALA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira
© Dave Kulesza

Para contrastar a sensação de luz e abertura dos espaços familiares compartilhados da casa, os quartos privados adotam uma personalidade mais sombria com esquemas de cores mais escuras. A biblioteca representa esse gesto com uma profunda janela de aço, que funciona como sacada, de cor preta. O tom escuro continua com armários preto fosco e uma lareira de quartzo grafite. Compensando essas cores escuras está a marcenaria em tons quentes e a iluminação ambiente estratégica. A aplicação da madeira no mobiliário se estende pela casa para conectar todas as peças em uma linguagem visual e material consistente. A parede de cimento na sala de jantar espelha o acabamento aveludado dos muros externos, fortalecendo a relação e a consistência visual entre o interior e o exterior.

Casa Eliza / WALA - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Dave Kulesza

Planejamento Espacial. A nova casa não é grande em comparação com seus vizinhos neste bairro de Bayside, mas os espaços dentro dela parecem de tamanho generoso, cortesia de seus tetos altos, uso inteligente de janelas e planejamento espacial eficiente. Os jardins servem como espaços para “respirar” e ocupar partes ao redor da casa que, com o tempo, complementam e suavizam as arestas angulares do volume. O quintal fortuitamente voltado para o norte permitiu que os ambientes se conectassem à ele e usufruíssem dos seus benefícios. As instalações recreativas ao ar livre, como a piscina, a sauna e a plataforma para churrasco, estão bem posicionadas para serem vistas das áreas de estar internas. A capacidade de retrair completamente as portas envidraçadas significa que um bom fluxo cruzado de ar sempre pode ser mantido.

Casa Eliza / WALA - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Dave Kulesza

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Eliza / WALA" [Eliza House / WALA] 21 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987550/casa-eliza-wala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.