Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS

Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaEdifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo, VigaEdifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Aço, CorrimãoEdifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaEdifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Mais Imagens+ 35

Seongdong-gu, Coreia do Sul
  • Arquitetos: JYA-RCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  299
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hwang Hyochel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chung-nam Stone, Gong-gan Aluminum Window, Jang-In Brick
  • Arquitetos Responsáveis: Won Youmin, Jo Janghee
  • Arquiteto Interiores: Kang Jongsu
  • Coordenador Do Projeto: Kim Sooyoun
  • Arquitetos: JYA-RCHITECTS
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Jungyeon Engineering
  • Engenheiro Estrutural: Hangil Structure
  • Construtora: JD Construction
  • Cidade: Seongdong-gu
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Hwang Hyochel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Seongsu-dong começou a se transformar lentamente no início dos anos 2000 com a abertura da Seoul Forest, e a redescoberta de seus valores e manutenção do antigo bairro. Para abrigar a crescente população de Seul nos anos 80 e 90, foram criadas residências com várias unidades e diversas famílias, com o maior número possível de pessoas por unidade. Como resultado, foi configurada uma composição tridimensional, que vai do subsolo ao semi-subsolo e chega ao nível do solo. Por um lado, pode parecer rude, mas, por outro, tornou a paisagem horizontal interessante e multidimensional.

Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Tijolo, Fachada
© Hwang Hyochel
Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Imagem 27 de 40
Planta Primeiro Pavimento
Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Aço, Corrimão
© Hwang Hyochel

A escala da paisagem urbana criada a partir das estreitas ruas, apenas o suficiente para um carro passar, e o exterior de tijolos vermelhos comumente usados ​​na época deu às pessoas uma sensação de familiaridade, conforto e emoção. Essa se tornou a identidade de Seongsu-dong. O visual clássico do bairro está se tornando mais atraente à medida que várias ideias, projetos e programas são adicionados. Embora algumas pessoas estejam preocupadas com a supercomercialização da área, o foco deve ser em como manter a identidade do bairro e coexistir dentro da própria expansão.

Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo, Viga
© Hwang Hyochel
Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Imagem 28 de 40
Planta Segundo Pavimento

O projeto começou a partir dessa perspectiva. A questão é como uma velha casa multifamiliar pode ser transformada em um espaço comercial, mantendo a identidade da área e das ruas, e coexistindo confortavelmente com os edifícios residenciais vizinhos.

Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Imagem 33 de 40
Elevação 1
Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Interiores
© Hwang Hyochel

Existem duas abordagens principais para esses desafios: a janela e o exterior. Grandes janelas e vidros eram necessários para alcançar uma sensação de abertura no interior do edifício comercial. Entretanto, tal projeto inevitavelmente causaria desconforto entre o usuário e os vizinhos. Portanto, a estratégia foi usar uma dupla pele externa para criar um interior transparente e aberto, enquanto a camada externa preserva a privacidade. Duas necessidades funcionais diferentes de bloquear a vista dos vizinhos e, ao mesmo tempo, permitir a abertura para o céu foram atendidas usando formas curvas. Tais formas tornaram-se fatores diferenciados na imagem global do edifício, enquanto satisfazem as suas necessidades funcionais.

Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Hwang Hyochel

Naturalmente, o tijolo vermelho foi escolhido para o exterior porque é um material característico de Seongsu-dong, e a legislação impõe seu uso. Entretanto, considerando a escala dos edifícios em Seongsu-dong, a massa total do edifício foi dividida de modo que a escala visual sentida através das superfícies curvas combinadas com o método de empilhamento apenas de tijolos não excederia um pavimento. Haviam desafios físicos e preocupações na criação de superfícies curvas com tijolos. Além disso, a tarefa foi estruturalmente difícil porque as paredes foram separadas ao meio, forçando a carga dos tijolos a ser suspensa através de uma estrutura independente em vez de ser apoiada diretamente na fundação. Um método de construção a seco utilizando tijolos foi usado para criar as superfícies curvas, e barras redondas foram configuradas conforme o ângulo através de simulação 3D para tratamento da curvatura antes da construção prosseguir. No entanto, erros surgiram apesar das precauções, exigindo muito trabalho dos empreiteiros para concluir a obra.

Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Cadeira, Corrimão
© Hwang Hyochel
Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Imagem 36 de 40
Corte 1
Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Interiores, Aço
© Hwang Hyochel

Para uma utilização eficiente da planta do edifício comercial, a escada foi deslocada e o espaço principal foi modificado para ser adaptado as paredes curvas. O projeto de toda estrutura de vidro, terraços ou vistas foi implementado adjacente às paredes curvas para uma sensação de abertura e privacidade no interior, que não é visível do exterior. Após a conclusão do edifício, todos os pavimentos foram ocupados e deram mais vida ao edifício vermelho. Um projeto que respeita a identidade do bairro foi adotado e o edifício foi preenchido com programas que trazem uma nova vitalidade, onde as pessoas entram e saem, como originalmente pretendido.

Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Tijolo, Urbano
© Hwang Hyochel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seongsu-dong 2(i)-ga, Seongdong-gu, Seoul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Comercial Seongsu WAVE / JYA-RCHITECTS" [Seongsu WAVE Commercial Building / JYA-RCHITECTS] 21 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987462/edificio-comercial-seongsu-wave-jya-rchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.