Casa Al / VPS Architetti

Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, Fachada, Jardim, AidoCasa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, CorrimãoCasa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaCasa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, CadeiraCasa Al /  VPS Architetti - Mais Imagens+ 37

Castelmuzio, Itália
  • Arquitetos: VPS Architetti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  430
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:studio_vetroblu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AMURA LAB, Buzzi & Buzzi, Catalano, FLOS, Irsap, Mattiazzi, PURALUCE, Panzeri, Rexa Design, SILVERPLAT, Smeg, Zucchetti
  • Equipe De Projeto: Giuseppe Vallifuoco, collaborators - Gianluca Anolfo, Luigi Depperu
  • Supervisão De Construção: Gianni Mencacci
  • Construtora: Morelli Costruzioni
  • Sistemas Mecânicos: Eko-tek
  • Projeto Estrutural: Luca Rossi
  • Projeto De Esquadrias: Art Cinque
  • Subcontratado Mecânico: Termoidraulica Monaci Samuele
  • Engenheiro Elétrico: Mgm Impianti
  • Cidade: Castelmuzio
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, Fachada, Jardim, Aido
© studio_vetroblu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A fazenda e o anexo para os hóspedes estão localizados perto do centro histórico de Castelmuzio, uma pequena vila em Val d'Orcia, ao longo da estrada que leva a Pienza. O lote está situado na metade de uma encosta e tem vista para a igreja paroquial de S. Anna in Camprena, um antigo mosteiro beneditino do século XV. O edifício original da fazenda, cujas características tipológicas e métodos de construção parecem datar da segunda metade do século XIX, sofreu sucessivas ampliações e alterações até à década de 1950. A heterogeneidade destes diferentes elementos foi considerada na determinação de um novo e coerente programa espacial e funcional.

Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© studio_vetroblu

O projeto adaptou os edifícios às necessidades do cliente, redistribuindo e reinterpretando espacialmente o interior e introduzindo sistemas mecânicos contemporâneos sem aumentar ou alterar os volumes existentes e as características arquitetônicas originais das fachadas, regulamentadas por códigos de proteção paisagística. O resultado é um projeto que conta duas histórias aparentemente diferentes, mas intimamente ligadas - uma segue a outra.

Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Exterior, Janela
© studio_vetroblu

O exterior da casa remete à sua memória enquanto o seu coração expressa o presente. Com dois pavimentos e um mezanino, a casa é dinamicamente organizada em torno de volumes duplos, novas vistas e espaços internos fluidos. As orientações, vistas e relações entre o interior e os espaços ao redor orientaram as principais escolhas do projeto.

Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, Arco, Arcada
© studio_vetroblu
Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Corrimão
© studio_vetroblu

No pavimento térreo, o sul foi escolhido como a melhor orientação para a sala de jantar e cozinha - bem iluminada durante o inverno e em contato direto com o exterior. Na face norte está o espaço existente - agora transformado em uma sala de estar com uma lareira e duas portas francesas que se abrem para o exterior, além de duas janelas a leste e oeste, respectivamente. A sala de estar é conectada por uma grande abertura interna e após alguns degraus leva a área de jantar, de modo que a luz do sul penetre durante o inverno.

Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Cadeira
© studio_vetroblu
Casa Al /  VPS Architetti - Imagem 39 de 42
Planta Pavimento Térreo
Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga, Cadeira, Janela
© studio_vetroblu
Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© studio_vetroblu

O espaço externo voltado para o norte foi criado após a contenção e terraplanagem da encosta da colina. O pátio pavimentado é acessível através das duas portas francesas, ampliando a sala de estar para o ar livre em dias abertos.  O primeiro pavimento abriga a "suíte" principal voltada para o sul, com um pequeno escritório, o quarto, um banheiro e um armário na entrada. Os outros quartos estão voltados para leste e oeste, respectivamente. A nova porta de entrada e os espaços conectados tornam o volume mais dinâmicos.

Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira, Viga
© studio_vetroblu

A entrada possui uma sequência de aberturas cujo eixo atravessa a casa, conectando tridimensionalmente diversos espaços internos em percepção e função. A escada leva a uma "ponte" com vista para outro espaço com pé direito duplo localizado quase no centro do edifício, correspondendo a um "quadrante" da cobertura de quatro águas. As fachadas e telhados foram tratados de forma conservadora, utilizando materiais e técnicas locais. 

Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Interiores, Prateleira
© studio_vetroblu

Os principais materiais utilizados na fachada são a pietra serena, pedra ou terracota extra dura para soleiras; perfis de aço corten para grades e portões, e novas escadas externas. No interior, os pisos são de arenito extra-duro e parquet artesanal, nos banheiros e serviços, em travertino verde e pietra serena extra-dura, e os acabamentos internos em madeira pintada. 

Casa Al /  VPS Architetti - Fotografia de Exterior, Janela, Porta
© studio_vetroblu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Al / VPS Architetti" [Al House / VPS Architetti] 17 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987268/casa-al-vps-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.