Casa de Alisa / Stu/D/O Architects

Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de ExteriorCasa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, CadeiraCasa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de Interiores, EscadaCasa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de Exterior, FachadaCasa de Alisa / Stu/D/O Architects - Mais Imagens+ 35

Nonthaburi, Tailândia
  • Equipe De Projeto: Apichart Srirojanapinyo, Chanasit Cholasuek, Panfan Laksanahut, Win Rojanastien
  • Consultoria: Engineering Plus
  • Cliente: Kenneth Bodahl
  • área Do Terreno: 1115 m2
  • Projeto Luminotécnico: in Contrast Design Studio
  • Arquitetos: Stu/D/O Architects
  • Estruturas: Ittipon Konjaisue
  • Engenharia Mecânica: MEE Consultants
  • Construtora: D-Innova
  • Cidade: Nonthaburi
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© DOF Sky|Ground

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Alisa é uma residência de dois andares localizada em Nonthaburi, Tailândia. O concreto, em sua capacidade material e estrutural, é incorporado ao partido deste projeto. Os espaços internos são concebidos puramente pelas paredes estruturais de concreto que emolduram e contêm espaços. Esses planos formam uma arquitetura que abriga a vida do entorno imediato, ao mesmo tempo em que enquadra a natureza “escolhida” e cria privacidade. No interior, a sensação de austeridade é reforçada à medida que esses planos conectam o concreto, a água, o jardim e o céu.

Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© DOF Sky|Ground
Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Imagem 31 de 40
Planta - Primeiro Pavimento
Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada
© Sofography

Ao mesmo tempo em que são uma barreira visual para o bairro, os planos de concreto moldado também atuam como uma barreira sonora da via pública diretamente adjacente ao local. Dividido em dois níveis, os espaços sociais no térreo é composto por limites espaciais atenuados entre o jardim-piscina e os espaços interiores e exteriores, enquanto o nível superior é composto por quartos privados para seus moradores. Expressando o programa e a função interna, os planos dividem cada habitação para manter a privacidade e dar distinção a cada espaço delimitado. Contrariamente, o plano em balanço de 37 m de comprimento no segundo andar atua não apenas como a fachada principal da residência, mas um “pano de fundo” consistente que une cada um dos quartos.

Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira
© DOF Sky|Ground
Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Imagem 37 de 40
Diagrama 3
Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fachada
© Sofography

A materialidade do concreto aparente é utilizada em todos os seus aspectos: a estrutura de madeira deixa uma marca no concreto como um lembrete permanente do processo de construção, enquanto sua textura é aprimorada com poços de luz e claraboias. Feitos no local, vários ensaios de formas e texturas foram realizados para estabelecer o material e o caráter fundamentais da residência.

Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© DOF Sky|Ground
Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Imagem 32 de 40
Planta - Segundo Pavimento
Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© DOF Sky|Ground

Os planos de concreto no nível do solo ficam perpendiculares ao local, enquanto as paredes do segundo andar se cruzam no eixo oposto. O ponto de interseção entre esses dois planos opostos fornece o sistema estrutural principal ao longo do projeto. Esta composição estrutural pura permite que a arquitetura seja reduzida ao mínimo absoluto, ao mesmo tempo em que permite construção e tempo de montagem eficientes. O resultado é uma arquitetura que é um tanto monolítica em seu exterior, pois suas lajes de concreto parecem estar levitando do chão enquanto contêm uma sensação de lugar e lar em sua interioridade.

Casa de Alisa / Stu/D/O Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© DOF Sky|Ground

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Alisa / Stu/D/O Architects" [Casa de Alisa / Stu/D/O Architects] 12 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986896/casa-de-alisa-stu-d-o-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.