Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei

Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Exterior, VigaBanheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, PilarBanheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Interiores, Viga, PilarBanheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de ExteriorBanheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Yamashita Sekkei
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  TAJIMA ROOFING, Toto
  • Equipe De Projeto: Tatsunori Sakamoto, Uchimura Azusa, Maehara Takeji
  • Engenheiro Estrutural: Takuya Sone, Hiroaki Ishizuka, Yasuhiko Matsumoto
  • Engenheiro Mecânico: Yuta Masuda
  • Construtora: Woody Farm
  • Arquitetura: Yamashita Sekkei
  • Cidade: Kumamoto
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Exterior, Janela
© yashiro photo office

Conectando as pessoas e a natureza através da arquitetura de troncos de madeira. Ao projetar um banheiro público em um parque chamado "Tatsudayama Rest Forest", amado por muitas pessoas como uma "floresta na cidade", desejamos criar uma arquitetura em harmonia com a natureza e contribuir com a Prefeitura de Kumamoto, onde a indústria florestal é muito ativa. Enquanto grandes expectativas estão focalizadas na madeira em uma sociedade descarbonizada, o preço da madeira doméstica continua estagnado e a indústria florestal está esgotada. Ao utilizar toras como materiais de construção, tentamos reavaliar o valor do material, já que quase 100% das árvores naturais podem ser utilizadas.

Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Exterior, Viga
© yashiro photo office
Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Imagem 18 de 20
Planta
Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Pilar
© yashiro photo office

As toras são utilizadas como materiais de construção desde os tempos pré-históricos, mas desde a era moderna, a padronização e comercialização da madeira progrediram devido à necessidade de verificar cálculos de segurança e racionalizar a construção. Como resultado, surgiram maiores índices de perda e um maior impacto ambiental durante a serragem. Utilizando técnicas modernas de análise e processamento, a equipe explorou diversas formas de utilizar toras de comprimentos, espessuras e formas individualizadas e diferentes, que não estão disponíveis no mercado. A instalação está localizada na interseção da natureza e das atividades humanas, entre florestas, gramados, passarelas e estacionamentos.

Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© yashiro photo office
Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Imagem 19 de 20
Corte
Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira, Porta, Viga
© yashiro photo office

Com base em um espaço circular acessível de todas as direções, cabines sanitárias, áreas de descanso e banheiros estão dispostos sob o telhado para se adequar ao ambiente adjacente, criando um lugar para experimentar a natureza nas montanhas Tatsuda. A estrutura recíproca da moldura, combinando troncos descascados com expressões individuais e únicas, aprofunda a relação entre a arquitetura e a natureza. Para utilizar a madeira sem desperdícios, o projeto utilizou toras esbeltas com diâmetro de cerca de 100 mm e as pontas das árvores, geralmente subutilizadas, foram transformadas em cavacos. Além disso, as sobras de madeira serrada são utilizadas para a parede, e o cedro queimado, um material tradicional local, foi produzido e utilizado como revestimento externo.

Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© yashiro photo office
Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Imagem 20 de 20
Detalhe
Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Exterior, Floresta
© yashiro photo office

A maior parte da madeira vem da província de Kumamoto e toda a secagem, processamento e tratamento de preservação da madeira são concluídos na província, aproveitando ao máximo os recursos locais. Kumamoto é uma região com uma cultura profundamente enraizada no manejo da madeira, e o interesse pela madeira, conhecimento e habilidades das pessoas envolvidas ajudou a tornar esta construção uma realidade. Esperamos que o 'círculo de florestas e pessoas' em Kumamoto continue e cresça no futuro.

Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei - Fotografia de Exterior
© yashiro photo office

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kumamoto, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Banheiro Público - Círculo de Florestas e Pessoas / Yamashita Sekkei" [Circle of Forest and People Public Restroom / Yamashita Sekkei] 05 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986562/banheiro-publico-circulo-de-florestas-e-pessoas-yamashita-sekkei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.