Centro Comercial Comunitário DADFA / M space

Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior, Viga, FachadaCentro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de ExteriorCentro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior, VigaCentro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior, JanelaCentro Comercial Comunitário DADFA / M space - Mais Imagens+ 40

Khet Bang Na, Tailândia
  • Arquitetos: M space
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5715
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Siam Yamato, Tiger Brand, Wongklom
  • Arquiteto Responsável: Pakorn Mahapant
  • Equipe De Projeto: Pariya Kiattitheerachai, Kotcharee Noomarn, Palai Sananwai, Thanayuth Polnwiang, Natthaphong Saechan, Natthachai Thamprachot
  • Engenharia: Mr.Sumate Assavavimol
  • Especialista Materiais: Mr.Santan Viengsima
  • Clientes: Ms.Knokorn Boontavekit
  • Cidade: Khet Bang Na
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada
© W-workspace

Descrição enviada pela equipe de projeto. Soi La Salle é um projeto comunitário piloto que passou por uma mudança disruptiva nos últimos 10 anos. Esta comunidade possui uma área residencial, mercado, instituição educacional e local religioso. A expansão resultou em uma escola internacional, condomínio e centro comunitário.

Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior, Viga
© Weerapon Singnoi
Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior, Fachada
© W-workspace
Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Imagem 39 de 45
Corte

O espaço original era um mercado de frutas frescas. A inquilina anterior era uma monja budista que alugou este espaço sem qualquer despesa por um período de 10 anos. Ambas as fachadas, ao longo da região, também abrigam uma espécie de mercado. Em última análise, este é o conceito principal do projeto que sustenta o modo de vida e as atividades comunitárias, preservando mais de 65% dos espaços verdes e mantendo-os como áreas permeáveis. Por isso, ele também é entendido como um pulmão para a comunidade ao redor da área residencial e as 12 escolas em Soi La Salle.

Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior
© W-workspace
Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Interiores, Escada
© Weerapon Singnoi

A intenção do projeto é abranger um espaço que pode ser multifuncional, simplificando o trabalho arquitetônico e estrutural integrando o paisagismo, a parte mecânica e elétrica. Uma área de vegetação é projetada no terraço para funcionar como horta. Também projetamos jardins selvagens para serem a peça central, atuando como um santuário na natureza. Todo o espaço de varejo está conectado e pode ser modificado para novos inquilinos. O espaço de locação pode ser funcional no sentido horizontal ou vertical, utilizando 7 escadas para conectar os pavimentos superiores e os pavimentos inferiores.

Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior
© Weerapon Singnoi

Os principais materiais são madeira, aço e o concreto bruto acabado. A sua deterioração natural fará com que o aspecto material seja alterado sazonalmente. Nenhum revestimento ou tratamento químico na superfície é necessário permitindo que o edifício respire e permaneça sustentável. A cobertura de aço possui uma pequena coluna de concreto com espaço livre de 3x3 m em um ângulo diferente, criando uma conexão entre o ambiente e o espaço verde circundante. A cobertura adicional também pode ser administrada para futuras expansões.

Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior, Viga, Corrimão, Aço, Floresta
© W-workspace
Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior
© W-workspace

A fachada adota uma proporção específica com os brises da CHANGIGARH (Le Corbusier), que está localizada em um clima parecido com o da Tailândia. Dimensão e padrão são alterados para se adequar ao projeto usando uma placa de aço perfurada. Isso permite a ventilação e evita a poluição sonora e poeira da rua principal, desviando também a direção do vento. Esse fator natural permite que as matérias-primas mudem com o passar do tempo. Por exemplo, o aço permite que o acabamento rústico exiba sua ferrugem bruta de forma natural. 

Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior
Cortesia de M space

Nas fachadas relacionadas à escola La Salle, um padrão distinto é usado para criar uma modulação que se assemelha a um padrão típico 'Khid', semelhante a um tapete local tailandês. Ele também atua como uma tela para proteger da chuva e do sol na direção oeste-leste. À noite, também exibe uma 'silhueta' através da iluminação que relembra o antigo modo de vida nesta área.

Centro Comercial Comunitário DADFA / M space - Fotografia de Exterior, Viga
© W-workspace

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:33, 31 Thanon Lasalle, Khwaeng Bang Na, Khet Bang Na, Krung Thep Maha Nakhon 10260, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Comercial Comunitário DADFA / M space" [DADFA Community Mall / M space] 24 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985745/centro-comercial-comunitario-dadfa-m-space> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.