Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana

Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Imagem 1 de 30
© Riccardo de Vecchi

Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de Exterior, OrlaPavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de ExteriorPavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de InterioresPavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de Interiores, Iluminação, PilarPavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Mais Imagens+ 25

Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de Exterior, Orla
© Riccardo de Vecchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão de Arte M. / Três Salas Flutuantes se iniciou como um concurso para um museu de Arte Terrestre e Multimídia em outubro de 2020, promovido pela cidade de Almere, uma cidade na Holanda construída nos anos 80, uma "cidade nova" em Flevoland. Flevoland é a 12.ª e última província da Holanda, o resultado do maior trabalho de "recuperação" do mundo. A área já foi ocupada pelo mar Zuider - o mar do interior da Holanda e transformada em terra agrícola na década de 1920. Construído sobre as águas de Weerwater em Almere, o Pavilhão de Arte M. foi inaugurado durante a exposição hortícola Floriade, na primavera de 2022.

Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de Exterior
© Riccardo de Vecchi
Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de Exterior, Orla
© Riccardo de Vecchi

Neste contexto, imaginamos o museu e suas áreas externas com uma sequência de três anéis tangenciais: O 'Porto', o 'Palco', e o 'Observatório'. O Porto circunda uma praça aquática, a ser curada e cultivada, onde a arte pode ser exibida, música tocada, e pássaros e plantas observados a partir do anel. Como um porto, as balsas podem atracar em seu perímetro externo, e os visitantes podem chegar de barco. O local funciona como um espaço público na água quando o museu está fechado, onde se pode nadar ou pescar, e como um calçadão para o museu durante o horário de funcionamento. O Palco, o segundo círculo, é o terraço do museu, no interior do ringue. Ancorado ao longo do perímetro, ele se torna um terraço ao ar livre.

Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Imagem 30 de 30
Planta

Enquanto se apresenta como o terraço do museu no dia-a-dia, a plataforma pode se tornar em ocasiões especiais um palco sobre a água, um lugar para apresentações, concertos, ou exposições ao ar livre. O Observatório é uma estrutura leve de madeira e policarbonato que envolve as salas de exposição, refletindo e filtrando as sombras da água e da vegetação circundante como uma estufa. O volume é totalmente envolvido por uma cortina onde as formas recortadas permitem a passagem da luz de diferentes maneiras, criando uma fachada criada pela luz e orientada sobre um eixo norte-sul, seguindo alinhamentos planetários. As quatro janelas olham para o eixo do amanhecer e do entardecer dos solstícios de inverno e verão, enquanto a cobertura é coberta por conchas, filtrando a água da chuva, e oferecendo um bufê para as aves de Floriade.

Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de Interiores, Janela, Pia
© Riccardo de Vecchi
Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de Interiores, Janela
© Riccardo de Vecchi

Imaginamos o museu de arte terrestre e multimídia como um local que pudesse mostrar, interagir e atuar na água, como um porto para a arte, mas também literalmente como um porto, onde barcos ou outras instalações flutuantes podem atracar, ou inibir o lago fechado. A lagoa é um lugar que permanecerá público mesmo quando o museu estiver fechado, tornando-se um espaço para ser navegado por canoas, ou para pescar e nadar no verão e patinar no gelo no inverno.

Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de Interiores, Pilar
© Riccardo de Vecchi
Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de Interiores, Janela
© Riccardo de Vecchi

A história da região remete aos materiais, com o "granilite" "Surf e Turf", feito com conchas locais e insumos hortícolas, incorporando narrativas do lugar na materialidade do edifício.

Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana - Fotografia de Exterior, Urbano
© Riccardo de Vecchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Almere, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão de Arte M / Studio Ossidiana" [Art Pavilion M / Studio Ossidiana] 11 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985108/pavilhao-de-arte-m-studio-ossidiana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.