Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502

Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de InterioresConjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Interiores, EscadaConjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de InterioresConjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Exterior, Mesa, Fachada, JanelaConjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Mais Imagens+ 21

Santiago de Querétaro, México
  • Arquitetos: REIMS 502
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Cemex, Interceramic, Novaceramic
Mais informaçõesMenos informações
Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Interiores
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Viver em comunidade e recuperar o espaço público para as novas gerações em busca de redensificar a cidade têm sido os principais motivos para compartilharmos da nossa trincheira o grande problema do crescimento urbano. Esses conceitos serviram de base para tornar realidade este edifício de habitação compartilhada no coração da cidade de Querétaro.

Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Interiores, Escada
© Onnis Luque
Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Interiores
© Onnis Luque

Las Hadas conseguiu materializar o primeiro complexo multifamiliar em um bairro de uso unifamiliar adjacente ao Centro Histórico da cidade. Este projeto conseguiu promover a iniciativa, agora pública, de alterar o uso do solo no bairro, abrindo caminho à redensificação e reativação deste antigo e central bairro da cidade.

Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Interiores, Janela
© Onnis Luque
Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Imagem 20 de 26
Planta - Térreo
Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Interiores, Vidro, Janela
© Ariadna Polo

Tendo uma área estreita - onde costumava ser uma casa -, o comprimento do terreno foi usado para projetar o edifício em quatro níveis, integrando unidades de 100, 200 e 300 m2 sucessivamente até atingir a coroa do edifício, onde a última unidade tem pé direito duplo e goza de belas vistas do parque e do ambiente urbano.

Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Interiores
© Onnis Luque

Procuramos desde o início fazer um edifício que estivesse de acordo com o seu contexto urbano e socioeconômico, por isso optamos por uma distribuição espacial que se destacasse com um sistema arquitetônico rítmico, lógico e simples que permitisse um edifício econômico rico nas possibilidades atmosféricas do espaço.

Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Exterior
© Ariadna Polo
Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Imagem 21 de 26
Planta - 1°andar
Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Exterior
© Ariadna Polo

A nossa premissa baseou-se na geração de espaços abertos e amplos sem afetar a privacidade de cada um dos habitantes, para o que partimos da utilização de treliças nos pisos inferiores, e da integração de terraços e floreiras na fachada que funcionam como filtro entre a rua e os apartamentos.

Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Exterior, Mesa, Fachada, Janela
© Onnis Luque

A paleta de materiais foi definida com 3 elementos únicos, sendo o protagonista o uso do concreto aparente como revestimento final, escolhido por sua durabilidade e aparência atemporal cuja pátina permite que a obra envelheça adequadamente. Esta tela cinza é intervencionada com toques sutis de madeira e aço, além das múltiplas configurações verdes geradas pelos pátios e jardins internos.

Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Interiores
© Onnis Luque

A distribuição e o programa arquitetônico são desenvolvidos a partir de um cubo de luz central, que serve como claraboia, respiro e nó central de circulação para articular o acesso das 3 unidades habitacionais. Este pátio central abriga uma oliveira que foi plantada em celebração de uma nova vida para a propriedade e para o bairro com o triunfo da mudança de densidade e uso do solo.

Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque

Por fim, cada um dos apartamentos tem uma identidade própria, e é neste trabalho de montagem que é possível proporcionar a cada um deles acabamentos visuais peculiares, pátios internos com vasta vegetação e vistas desobstruídas para a cidade, através de terraços e varandas que buscam destacar em todas as oportunidades os benefícios de morar em uma comunidade no meio da cidade.

Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502 - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santiago de Querétaro, Querétaro, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto Residencial Las Hadas / REIMS 502" [Conjunto las hadas / REIMS 502] 12 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985009/conjunto-residencial-las-hadas-reims-502> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.