Centro de Artes do Carnaval / José Neves

Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de ExteriorCentro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de InterioresCentro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de InterioresCentro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de Interiores, FachadaCentro de Artes do Carnaval / José Neves - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: José Neves
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paulo Catrica
  • Arquiteto Responsável: José Neves
  • Equipe De Projeto: Rui Sousa Pinto, André Matos, Fernando Freire, Sara Brandão, Vitor Quaresma, Vasco Melo, Paulo Cunha
  • Acompanhamento De Obra: Carlos Almada, Diogo Amaro, Inês Oliveira, João Tereso
  • Cor: João Pernão, Maria Capelo
  • Cidade: Torres Vedras
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de Exterior, Arco
© Paulo Catrica

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Carnaval festeja-se em Portugal desde o Século XIII e ocupa uma posição central no imaginário colectivo de Torres Vedras.

Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de Exterior
© Paulo Catrica

O projecto do Centro de Artes do Carnaval (CAC) materializa esta referência colectiva, transformando uma pedreira desactivada e um matadouro em ruínas e oferecendo ao mesmo tempo uma Praça pública a um bairro marginalizado.

Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de Interiores, Fachada
© Paulo Catrica
Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Imagem 15 de 20
Situação
Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de Interiores
© Paulo Catrica

O bairro, implantado sobre a Encosta de S. Vicente, tinha crescido em torno da pedreira e do matadouro, tornando-se, depois do seu fecho, um fragmento esquecido da cidade. Do matadouro restou sobretudo o seu valor iconográfico, reflectindo a memória e a identidade do lugar. Da pedreira, que tinha servido como pasto para o gado, ficou uma plataforma abraçada por uma escarpa, cuja dimensão, forma e materialidade confere um carácter onírico ao lugar.

Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de Interiores
© Paulo Catrica

O antigo matadouro foi reabilitado para ser a entrada principal do CAC, contendo as salas de exposição temporária, uma pequena biblioteca e a loja do museu, directamente relacionada com a rua. Sobre os vestígios de um pátio que serviu para ventilação e drenagem do sangue dos animais construiu-se a escada principal do edifício, circular, sendo o espaço que a envolve o primeiro passo do percurso expositivo. No piso superior, ao fundo da nave da exposição principal, uma grande janela enquadra a vista da cratera, do bairro e da Praça.

Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Imagem 16 de 20
Plantas
Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Imagem 19 de 20
Corte

A Praça, cuja forma resulta da geometria sugerida pela cratera, é qualificada pela massa da escarpa, em continuidade com a superfície elíptica do novo corpo que contém as reservas visitáveis, e é animada pela presença da cafeteria e das oficinas do museu que se abrem para ela através de uma galeria exterior coberta.

Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de Interiores
© Paulo Catrica

Este espaço público, desenhado como lugar de parada e teatro urbano para a celebração do Carnaval, é simultaneamente palco para as práticas quotidianas dos cidadãos, esperando- se que tenha a capacidade de devolver o bairro ao espaço e ao tempo da cidade.

Centro de Artes do Carnaval / José Neves - Fotografia de Interiores
© Paulo Catrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2560 Torres Vedras, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Artes do Carnaval / José Neves" 22 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983269/centro-de-artes-do-carnaval-jose-neves> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.