Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan

Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaCentro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores, VigaCentro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaCentro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, VigaCentro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Rizvi Hassan
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  501
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rizvi Hassan
  • Arquiteto Líder: Rizvi Hassan
  • Projeto Conceitual: Manuel Marques Pereira
  • Equipe De Projeto: Manuel Marques Pereira, Rizvi Hassan, Khwaja Fatmi, David Palazón, Shahirah Majumdar, James Okello Charles, Nersisian Dmytro, Rezaul Karim, Muhammad Rahul Karim, Hossain Ahammod Masum, Mustafa Kamal, Fouzia Reza, Tazrian Rahman, Sadya Mizan, Fawzia Bhuiyan, Nurul Amin, Mohammad Shibbili, Shofique Islam, Khushi, Shahida Win, Md. Yusuf, Md. Zaber, Nur Ali, Md. Hossain, Md. Faruk, Mohammad Noor, Nurul Islam, Imam Hossain, Ali Johor, Nur Alom, Shahabuddin, Khairul Amin, Soidul Islam, Shamsunnahar, Zakir, Md. Yakub, Rashidullah, Jamal, Idris, Sobur and others.
  • Equipe De Construção: Rizvi Hassan, Ueda Haruka, Alberto Alcalde, Hasballah, Enayatullah Hemat, Md. Ali Mamun, Abdu Sukkur Bappy, Rafique Uddin, Tonmoy Bhattacharjee, Prantik Chakraborty, Bivuti Bhushon, Clint Kimmel
  • Cliente: Rohingya Refugees (Supported by IOM)
  • Engenharia: Ali Mamun, Abdu Sukkur Bappy, Alberto Alcalde, Hasballah
  • Paisagismo: Shamsunnahar, Md. Yakub, Mostafa Kamal and others.
  • Colaboração: IOM (International Organization for Migration) & the Rohingya Community
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Viga
© Rizvi Hassan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Memória Cultural Rohingya luta pela identidade perdida de sua comunidade. E luta pelo bem-estar mental dos integrantes da comunidade através de todas as formas criativas possíveis. Procuram apegar-se às boas práticas, e não às más de que o mundo de hoje está cheio. O próprio processo de construção tentou garantir esses valores desde o início. Para criar histórias e cuidados que acolham a todos. Não pretende criar certezas, mas a força de estar apaixonado pela vida novamente após os piores pesadelos. A comunidade Rohingya passou por mudanças e instabilidade ao longo de suas vidas. A situação atual, estando nos maiores campos de refugiados, acrescentou um pouco mais de incerteza ao seu estilo de vida, pois influenciou sua cultura e valores. São os eventos em curso que irão moldar o que eles têm.

Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores, Viga
© Rizvi Hassan
Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Imagem 37 de 37
Planta
Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Rizvi Hassan
Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Rizvi Hassan

Apesar de não terem terra, eles têm muitas histórias, conhecimentos e sabedoria que geram positividade e cuidado. O ‘Centro de Memória Cultural Rohingya tenta coletar, preservar e difundir esses conhecimentos e histórias, para criar otimismo entre as comunidades refugiadas, mesmo nas situações mais instáveis. Artesãos e membros da comunidade rohingya apresentaram seus conhecimentos, suas técnicas, seus modos de vida e suas histórias que ajudaram a visualizar uma abordagem apropriada para projetar o espaço. Paletes de folha de palmeira nipa (om pata/gol pata) para telhados, várias técnicas de tecelagem de bambu, padrões tradicionais de portas e janelas e todas as outras informações resultaram em um processo contínuo.

Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Viga
© Rizvi Hassan
Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Rizvi Hassan

Os artesãos mais velhos, que tinham experiência de anos, ensinaram às novas gerações as técnicas que eles utilizavam, enquanto as almas jovens Rohingya exploravam novas possibilidades. Os elementos que compuseram o espaço foram o resultado de várias sessões de projetos e oficinas. Por exemplo, os artesãos foram convidados a refletir sobre sua memória/história favorita projetando uma pequena janela. Casas próprias, pesca, elefantes, pássaros, arrozais e todas as outras memórias foram refletidas e agora estão juntas no centro, refletindo um sentimento de memória e união. Como esta comunidade possui vastas habilidades em materiais naturais, os materiais foram selecionados com cautela para que técnicas familiares fossem aplicadas durante a construção. Para atingir o objetivo de inclusão e um evento alegre, esses materiais naturais criaram o escopo para criar o edifício do zero. A liberdade de pensamento e discussão foi incentivada durante o processo de construção para cuidar da saúde mental dos refugiados.

Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores
© Rizvi Hassan

A jardinagem em conjunto funcionou como uma ferramenta fundamental para criar conexões. Várias plantas que servem a vários propósitos foram listadas por meio de discussões. E essas plantas foram coletadas e plantadas em quatro quadras diferentes dentro das estruturas. Para a casa/horta, Kolkoitta Bor fata’, Horo fata’, Vaat fata/foni fata’, Dhanya morich ,Dhei haak, Tara Gachh (limão), Jaillya/kodu etc. Para os cursos d'água: Kolmi haak , Nenúfar. Fena (Kochuri pana, topa pana, khudi pana) etc. foram sugeridos. E para o jardim de cura, Gorur roun, Asila/achila gachh, Boraduwa, Arbwa lota, Shushulil lota, Jermoni gachh, Bashuk fata’, Hani fata, Halamanik/halahuna etc. foram listadas como plantas com benefícios medicinais.

Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Exterior
© Rizvi Hassan
Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Imagem 36 de 37
Corte
Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores
© Rizvi Hassan

O centro está situado no topo de uma colina no meio da área do acampamento. A construção garantiu flexibilidade para criar um esquema temporário no acampamento. Colunas pré-moldadas facilmente removíveis, blocos para pisos, juntas de porca, etc. garantem a flexibilidade do edifício. As sombras estendidas ao redor da estrutura garantem proteção contra chuva forte (vertical e horizontal) nesta região. Também permite a livre circulação e espaços ao redor do salão principal para a comunidade e usuários, oferecendo espaços mais envolventes.

Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Pilar
© Rizvi Hassan

As quatro coberturas são projetadas para captar e utilizar a água da chuva, se necessário. Elas também criam quatro pátios internos que funcionam como fonte de luz natural. Esses pátios também oferecem um ambiente sereno interno, que mantém a vida do acampamento do lado de fora. A forte tela de bambu que cria o salão é perfurada, para dar um respiro ao espaço. Também garante segurança, mas permite conexão visível de fora. O planejamento do centro garantiu perfurações suficientes entre e dentro dos pavilhões, para que a água da chuva fosse absorvida pelo solo do morro. Isso ajudará as águas subterrâneas a serem recarregadas continuamente. A realização do RCMC tem sido um evento que colabora com materiais, esforços e memórias. Só para ter um lugar lindo para relembrar o passado e o presente. Quando existe um lugar assim, mesmo neste assentamento temporário, para praticar o bem, aprender uns com os outros, o certo e o errado, é uma benção para todos nós podermos estar engajados aqui.

Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan - Fotografia de Exterior
© Rizvi Hassan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:643R+CXW, Bangladesh

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Memória Cultural Rohingya / Rizvi Hassan" [Rohingya Cultural Memory Centre / Rizvi Hassan] 07 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982995/centro-de-memoria-cultural-rohingya-rizvi-hassan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.