Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor

Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Exterior
© Thomas Zaar

Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Exterior, FlorestaPavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Exterior, Janela, JardimPavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Interiores, Viga, PilarPavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Exterior, VigaPavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Mais Imagens+ 17

  • Diretor De Projeto: Johanna Jarméus
  • Equipe De Projeto: Tobias Phersson, Nicolas Philip, Johan Linhult
  • Cliente: Veronica Johnander
  • Cidade: Norrmalm
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Exterior, Floresta
© Thomas Zaar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pavilhão em Vasaparken, Suécia, é o resultado de um processo rápido e intuitivo que surge a partir de solicitações dos cidadãos às autoridades locais da cidade de Estocolmo. A cidade pediu aos arquitetos paisagistas de Nyrens que criassem um projeto para um pavilhão circular feito de madeira em um belo terreno na área noroeste do parque.

Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Thomas Zaar
Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Imagem 15 de 22
Planta

Com um orçamento muito limitado e um cronograma exigente, a equipe de projeto foi montada incluindo arquitetos paisagistas, um designer de iluminação, a construtora especializada em madeira e representantes da cidade. Depois de realizar uma análise detalhada do contexto natural do parque, e de sua formação histórica como local de cura e bem-estar, os arquitetos paisagistas decidiram mudar o local de implantação e reavaliaram a forma do pavilhão.

Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Exterior, Floresta
© Thomas Zaar

Um pedaço de terra inexplorado no topo de uma colina de frente para a entrada oeste do parque foi preferido ao terreno original, uma área gramada entre grandes árvores. Este novo local oferece um espaço claro e arejado no sol da tarde, bem acima do parque e da cidade dinâmica. É um lugar que por si só oferece uma grande oportunidade de relaxamento e reflexão. Nessa situação, o pavilhão também ilumina o entorno e amplia o uso da parte oeste do parque.

Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Imagem 20 de 22
Corte

O volume construído foi estudado para atender às necessidades de um espaço meditativo que, ao invés de uma forma circular, terminou em uma planta retangular de duas camadas. O pavimento superior de aproximadamente 35 m2 oferece a possibilidade de sessões de ioga para 1 a 7 pessoas, e sua forma direciona para uma vista comum. Um terraço inferior o envolve, criando uma moldura e um degrau que nos lembra a chegada a este espaço reflexivo.

Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Thomas Zaar

O projeto é feito em madeira tradicional sueca, com inspiração no pavilhão de chá japonês. A carpintaria pretende criar uma construção simples e rígida com uma técnica tradicional de amarração, evitando a fixação em metal. A treliça de madeira semitransparente, em um eixo giratório, foi projetada para gerar um fechamento variável para o parque. O projeto luminotécnico visa dar ao pavilhão uma expressão iluminada com um sistema integrado à construção de madeira.

Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Exterior, Viga
© Thomas Zaar

A construção foi realizada pela Linjon AB, que também é a empresa fornecedora da madeira tratada com sua própria técnica de óleo de linhaça. O pavilhão de ioga se equilibra na beira do penhasco, com uma sensação de leveza e serenidade, pois anuncia o parque na entrada oeste de Vasaparken, brilhando como um farol na escassa luz nórdica.

Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor - Fotografia de Interiores, Armário, Pilar
© Thomas Zaar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vasaparken, Stockholm, Dalagatan 11C, 113 24 Stockholm, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Ioga / Nyréns Arkitektkontor" [Yoga Pavilion / Nyréns Arkitektkontor] 02 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982925/pavilhao-ioga-nyrens-arkitektkontor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.