Escola Primária e Secundária / StudioArch4

Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Fachada, CorrimãoEscola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEscola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Fachada, Corrimão, BalcãoEscola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, BalcãoEscola Primária e Secundária / StudioArch4 - Mais Imagens+ 44

  • Arquitetos: Studioarch4
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6631
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Dast, Dekoll, Delta Group, Deutsch Color, EdilCentro, Enscape, Erzeni & Fratelli GM + MET Engineering, Gewiss, Hidro-Alfa, Ikona Sh.p.k., KDF, MAT-EDIL, Mena Construksion, TKElevator, Weiss Profil
  • Líder De Projeto: Gjergji Dushniku, Lorin Çekrezi, Rezart Struga, Klaudjo Cari
  • Arquitetos: Erazmia Gjikopulli, Mikaela Maçka, Kamela Sino, Donald Daberdini, Ada Lushi, Xheni Thomallari, Alba Kuçi, Gerti Struga, Edona Causholli
  • Engenharia Elétrica: Klevis Mehmeti
  • Cidade: Tirana
  • País: Albânia
Mais informaçõesMenos informações
Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Besart Cani

Descrição enviada pela equipe de projeto. Qazim Turdiu é uma escola primária e secundária localizada em Tirana, Albânia. A escola era um estabelecimento existente que sofreu danos irreparáveis durante o forte terremoto que atingiu a Albânia em 26 de novembro de 2019, portanto, precisava ser reconstruída. O novo projeto ampliou a capacidade estudantil de 500 para 900 alunos. Possui 27 salas de aula, 4 laboratórios, um ginásio, bem como um campo esportivo ao ar livre, um auditório, uma biblioteca, várias unidades sanitárias e espaços técnicos e de apoio ao pessoal.

Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Besart Cani
Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Imagem 48 de 49
Situação

A entrada principal da escola fica na face noroeste do edifício. Sua orientação é escolhida com base nos fluxos do bairro principal e na proximidade de uma rua importante da cidade. A entrada secundária fica no lado sudeste do edifício, o que facilita o acesso pelo lado interno do bairro. À medida que se aproxima da entrada principal, o primeiro ponto fora do pátio da escola é um espaço público que serve como uma área comum para a comunidade e um ponto de busca dos alunos.

Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Fachada, Corrimão
© Erazmia Gjikopulli
Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Balcão
© Erazmia Gjikopulli
Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Interiores
© Besart Cani

O edifício consiste em 3 volumes separados (em função): as salas de aula; o ginásio; a biblioteca e o auditório. O ginásio, o auditório e a biblioteca são espaços semi-públicos. Durante o fim de semana e após as aulas, estes espaços podem ser utilizados tanto pelos alunos quanto pela comunidade. O volume principal é dividido em 2 blocos menores de 4 andares posicionados perto do perímetro do lote, abrigando as salas de aula. Eles estão ligados por um volume de 3 andares, contendo espaços como os laboratórios.

Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Erazmia Gjikopulli

O volume central abriga também as salas administrativas, facilitando a supervisão dos estudantes. Seu andar térreo é uma colunata que reforça o eixo que conecta a entrada principal e secundária. Perto do perímetro das salas de aula, o lado leste do terreno tinha um corredor de grandes árvores que também foram plantadas no lado oeste, a fim de proporcionar privacidade nas salas de aula, bem como oferecer uma bela vista, independente do entorno da escola. A escola oferece espaços públicos e comunitários muito singulares. A relação entre os espaços internos e externos é particular graças aos corredores adjacentes às varandas, de frente para o pátio da escola. Todos os volumes separados são conectados por varandas que servem como espaços públicos.

Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Interiores, Janela
© Besart Cani
Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Imagem 47 de 49
Planta - Térreo
Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Imagem 39 de 49
Fachada Norte e Corte
Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Besart Cani

As varandas são uma característica distintiva deste projeto, criando atmosferas diferentes em cada andar. No andar térreo, elas servem como abrigo e uma colunata que se orienta para as entradas. Nos outros andares, as varandas têm vista para o pátio ou para o campo esportivo e seu ponto focal são as aberturas do piso que olham para os outros andares e para uma árvore ali plantada. Além das varandas, o pátio frontal e o terraço do terceiro andar são destinados ao encontro e à recreação, enquanto o pátio posterior é dedicado a atividades mais específicas (playground para as crianças em idade pré-escolar e para esportes).

Escola Primária e Secundária / StudioArch4 - Fotografia de Interiores, Janela, Prateleira
© Besart Cani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tirana, Albânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária e Secundária / StudioArch4" [Qazim Turdiu Primary & Secondary School / StudioArch4] 01 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982910/escola-primaria-e-secundaria-studioarch4> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.