Casa Exoesqueleto / Takt Studio

Casa Exoesqueleto / Takt Studio - Fotografia de ExteriorCasa Exoesqueleto / Takt Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, VigaCasa Exoesqueleto / Takt Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Viga, Cadeira, TerraçoCasa Exoesqueleto / Takt Studio - Fotografia de Exterior, VigaCasa Exoesqueleto / Takt Studio - Mais Imagens+ 8

Thirroul, Austrália
  • Arquitetos: Takt Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  164
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARC PANEL, James Hardie
  • Arquitetos Líderes: Brent Dunn, Katharina Hendel, Tom Gray, Adam Hogan
  • Arquitetos: Takt | Studio for Architecture
  • Construção: Jason Miles
  • Engenharia: Geoffrey Pryke
  • Esquadrias: AHJ Architectural Hardwood Joinery
  • Cidade: Thirroul
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Exoesqueleto / Takt Studio - Fotografia de Exterior
© Shantanu Starick

Descrição enviada pela equipe de projeto. A renovação deste bangalô de tijolos da década de 50 é, essencialmente, sobre a conexão entre ele e sua localização maravilhosa. No pé da escarpa de Illawarra, ao sul de Sydney, esta casa desfruta de uma vista maravilhosa das falésias e uma vista para o Tasman, ao leste. Uma análise da casa original revelou uma oportunidade de imaginá-la como um refúgio, com sua estrutura de tijolos adequada para abrigar espaços mais fechados e íntimos; enquanto uma nova construção voltada para o norte se conecta ao amplo jardim e abriga as novas áreas de estar. A sustentabilidade é determinante neste projeto, uma vez que a reutilização de edifícios é mais sustentável quanto ao consumo de recursos em comparação com sua demolição.

Casa Exoesqueleto / Takt Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Tim Shaw
Casa Exoesqueleto / Takt Studio - Imagem 12 de 13
Planta
Casa Exoesqueleto / Takt Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga, Cadeira
© Shantanu Starick

Após a intervenção, a casa antiga é reaproveitada para servir às funções mais privativas e cria um retiro calmo; enquanto a parte nova, voltada para o norte e mais baixa para se conectar ao jardim, contém as áreas de estar para a vida familiar, bastante iluminadas, com várias vistas e opções de espaços abertos e fechados. Esta sala foi concebida como um limiar entre os espaços fechados dentro da casa original e a paisagem.

Casa Exoesqueleto / Takt Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Viga, Cadeira, Terraço
© Tim Shaw

O elo entre o antigo e o novo foi tomado como uma oportunidade de eixo formal e de circulação pela casa. Ao entrar, torna-se evidente a ligação entre as falésias e o oceano mais além. Em uma propriedade única que se estende como uma bússola, a circulação formal conecta espaços e desenha a paisagem. A estrutura robusta é composta por duas camadas: madeira e aço; sendo o aço no exterior e a madeira, mais quente, perto do núcleo da casa. Partes que formam o exoesqueleto de aço sustentam o abrigo principal, um telhado expansivo, levantado para se comunicar com a escarpa.

Casa Exoesqueleto / Takt Studio - Fotografia de Exterior, Viga
© Shantanu Starick

Debaixo disso, fica uma estrutura de madeira mais refinada, envolvendo os espaços internos. Pilares e vigas em grid, espaços que se estendem para acomodar as funções necessárias e marcenaria de portas de madeira recuperada de casas antigas na área local, por sua vez, são provavelmente provenientes diretamente da escarpa. O exoesqueleto de aço desliza por esta caixa de madeira, criando uma condição intermediária para a varanda, camadas de vedação surgem em direção ao mar até o grande deck coberto. A casa existente foi rejuvenescida e ecos do passado permeiam a casa, como o armário curvo do corredor que lembra uma característica semelhante encontrada lá originalmente e madeiras reutilizadas de origem local.

Casa Exoesqueleto / Takt Studio - Imagem 13 de 13
Corte

A vida neste lugar agora é mais íntima dos diferentes momentos do dia e das estações. No verão, a brisa fresca do nordeste é canalizada pela casa. Nos feriados, há grandes reuniões familiares que atravessam gerações, fluindo da cozinha através do deck para o jardim. Conversas, jogos e sorvete se espalham pelas escadas da frente. O inverno é aconchegante. Pisos de concreto ensolarados e a lareira transformam a experiência do clima frio abaixo da escarpa. Enquanto a vida familiar raramente é calma e ordenada, agora ela se desenrola em um palco mais adequado e com espaços flexíveis, em sintonia com a paisagem.

Casa Exoesqueleto / Takt Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Tim Shaw

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Exoesqueleto / Takt Studio" [Exoskeleton House / Takt Studio] 31 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982622/casa-exoesqueleto-takt-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.