Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ

Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Simon Menges

Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Interiores, Arco, ArcadaEdifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto, Arco, Arcada, PilarEdifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Mais Imagens+ 26

Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Simon Menges

Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga 'Préfecture de Paris' no Boulevard Morland fica às margens do rio Sena, no 4º arrondissement de Paris. O edifício, que originalmente abrigava a administração municipal, foi concluído por volta de 1960 pelo arquiteto Albert Laprade. O complexo existente era composto originalmente por uma torre de 16 andares com mais duas alas de 9 andares, formando uma praça voltada para o bulevar. Devido a sua grande escala e ao seu gradil que percorria toda a fachada, o complexo tinha uma aparência fechada, inacessível e, consequentemente, a falta de vida era evidente na praça.

Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Exterior, Orla, Urbano
© Simon Menges
Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Imagem 19 de 31
Cortesia de David Chipperfield Architects

No contexto da Chamada de Projetos ‘Réinventer Paris’, novos conceitos deveriam ser criados para 23 locais por equipes interdisciplinares, formadas por arquitetos, desenvolvedores de projetos, arquitetos paisagistas e artistas. A equipe David Chipperfield Architects Berlin e o desenvolvedor francês Emerige venceram o concurso para o complexo no Boulevard Morland.

Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Simon Menges
Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Simon Menges
Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Imagem 22 de 31
Cortesia de David Chipperfield Architects

O novo ‘Morland Mixité Capitale’ é o resultado da remodelação, reforma e ampliação dos edifícios existentes. O complexo anteriormente introvertido tornou-se acessível ao público, transformando-se em um local animado e aberto com o caráter de campus e que é positivo para o bairro.

Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Interiores, Arco, Arcada
© Simon Menges
Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto, Arco, Arcada, Pilar
© Simon Menges

Dois novos volumes de edifícios voltados para a avenida e o rio Sena, que fazem a mediação entre a escala dos edifícios existentes e vizinhos, contribuem para a reparação da cidade. Os volumes são elevados acima do solo para criar um novo eixo público que fornece uma passagem da avenida para o rio Sena. As arcadas abobadadas caracterizam esta passagem térrea e contrastam com a rigorosa grelha de colunas do conjunto existente. As abobadas convidam para a entrada no campus, guiando os transeuntes para o interior do complexo.

Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Simon Menges
Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Imagem 29 de 31
Cortesia de David Chipperfield Architects

Preservar e desenvolver ainda mais o edifício existente não apenas garante a continuidade urbana, mas também constitui um componente essencial para o conceito de sustentabilidade. Com grande respeito pelo tecido urbano existente, o reparo foi preferido sobre a reposição sempre que possível durante a intervenção. O baixo consumo de energia e recursos é garantido, entre outras coisas, por um ciclo de energia baseado na troca de calor e um sistema fechado de purificação para telhados verdes.

Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Exterior, Urbano, Fachada
© Simon Menges

O complexo acomoda um amplo espectro de usos: habitação de luxo e acessível, um hotel, um albergue, escritórios, lojas, uma galeria, um mercado e uma creche. Os dois pisos superiores, que só foram acessíveis ao público durante alguns anos após a conclusão do edifício original, são reabertos e devolvidos ao público. Esses andares superiores abrigam uma instalação de arte de Ólafur Eliasson e Sebastian Behmann do Studio Other Spaces Berlin, um bar e restaurante. A partir daqui, habitantes e visitantes podem desfrutar de amplas vistas sobre a capital francesa.

Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ - Fotografia de Interiores, Janela
© Simon Menges

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:17 Bd Morland, 75004 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ" [Morland Mixité Capitale / David Chipperfield Architects + CALQ] 20 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982163/edificio-morland-mixite-capitale-david-chipperfield-architects-plus-calq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.