Retiro Florestal / Kariouk Architects

Retiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de ExteriorRetiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Exterior, FachadaRetiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Janela, Pátio, TerraçoRetiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, TerraçoRetiro Florestal / Kariouk Architects - Mais Imagens+ 24

Caledon, Canadá
  • Arquitetos: Kariouk Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  956 ft²)
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Scott Norsworthy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, Ann Sacks, AutoDesk, Concrete Collaborative, Davinci Fireplace, Fantini, Marvin, North Country Slate, Unicel Architectural
  • Arquiteto Responsável: Paul Kariouk
  • Arquiteto: Chris Davis
  • Estagiário: Adam Paquette
  • Arquiteto Associado: Joel Tremblay
  • Arquitetura: Kariouk Architects
  • Engenheiro Estrutural: Blackwell Structural Engineers
  • Construtora: Michael Dunn Construction LTD.
  • Interiores: House of Bohn
  • Cidade: Caledon
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Retiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Scott Norsworthy
Retiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Scott Norsworthy

Um retiro familiar na zona rural de Ontário. Os clientes deste projeto vivem no exterior e buscavam uma propriedade canadense — uma âncora — para abrigar sua grande e jovem família. Durante as férias de verão e inverno, os pais queriam seus filhos imersos na paisagem de Ontário como aquela em que foram criados. Portanto, pediram um "retiro rústico e moderno" para sua propriedade de 40 hectares (100 acres) de floresta, pântano e prados.

Retiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Exterior
© Scott Norsworthy
Retiro Florestal / Kariouk Architects - Imagem 24 de 29
Implantação

A família procurou uma casa generosa para permitir que os jovens adolescentes e a família extensa se sentissem confortáveis ​​em uma área remota para estadias longas. Eles buscavam um espaço casual e confortável para a família e seus cães, que encorajasse atividades como caminhadas e patinação na neve — nada de entretenimento extravagantes.

Retiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Janela, Pátio, Terraço
© Scott Norsworthy
Retiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Scott Norsworthy
Retiro Florestal / Kariouk Architects - Imagem 25 de 29
Planta Pavimento Térreo

Sob o mesmo telhado. O aspecto mais poderoso do projeto é o telhado longo, em forma de tenda, que segue a topografia do local. O telhado e sua viga de cumeeira tornaram-se o foco principal do projeto, moldando o caminho de circulação através do interior da casa, e estendendo a vista para a floresta. O principal desafio técnico foi a estrutura do telhado, que, apesar de seus 60 metros de comprimento, precisava parecer leve. As dobras e ângulos do telhado de aço são sustentados pela viga de cumeeira serpenteante. Já os beirais afunilam em todas as bordas. No lado de entrada da casa, a cobertura se eleva como uma asa de pássaro sobre o volume da garagem abaixo, abrigando um terraço ao ar livre.

Retiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Terraço
© Scott Norsworthy
Retiro Florestal / Kariouk Architects - Imagem 26 de 29
Planta Segundo Pavimento

Brincando com pesados e leves. Os volumes monolíticos em ardósia ancoram a casa e definem o espaço entre as cortinas de vidro. Estes volumes opacos ecoam os afloramentos rochosos da propriedade. A garagem, banheiros, escadas e despensa estão agrupados no interior, e parecem sustentar o telhado dinâmico. A construção em aço foi definida para evitar o uso da madeira pesada, como uma fuga da floresta. Por conhecer o desejo dos clientes em busca de um interior aconchegante, também foi importante evitar as tendências modernistas para formas de caixa. Como o piso principal é elevado acima do solo e a topografia cai, o térreo fica na copa das árvores enquanto preenche simultaneamente a área de recreação inferior com luz.

Retiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Scott Norsworthy
Retiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga, Cadeira, Cama
© Scott Norsworthy

Uma abordagem contemporânea de calor e aconchego. O espaço contínuo da casa, com apenas quartos e banheiros fechados, é um layout que ressalta a proximidade. As áreas familiares e as áreas dos pais estão no pavimento  principal. Os quartos das crianças são agrupados em um único volume revestido de ardósia, suspenso como um casulo acima do pavimento principal a partir de uma viga de aço de 12 m e acessados por uma passarela.

Retiro Florestal / Kariouk Architects - Imagem 29 de 29
Corte em perspectiva

Sustentabilidade. Para evitar o corte de árvores, a casa foi inserida em um cume desmatado existente, com vista para um prado de flores silvestres. A casa é aquecida e resfriada através de uma unidade geotérmica com ganhos solares de verão reduzidos por significativas saliências no telhado. As paredes de vidro são de painel triplo e as luminárias, e equipamentos de alta eficiência para o poço e o sistema séptico ajudam a reduzir o impacto ambiental da casa. Historicamente, a identidade canadense tem sido definida por nossa relação com à terra. Seguindo o pedido do cliente, a casa honra essa conexão emocional através da harmonização visual e material com seu entorno.

Retiro Florestal / Kariouk Architects - Fotografia de Exterior, Floresta
© Scott Norsworthy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Retiro Florestal / Kariouk Architects" [Forest Retreat / Kariouk Architects] 12 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981642/retiro-florestal-kariouk-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.