Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter

Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaRetrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaRetrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraRetrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, PortaRetrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Cubo Arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marin Schubert
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AS-Facader, AVPD Studio, BK Teknik, Bendt Brandt, Casa, Habila a/s, Kærsgaard a/s, Multi-tek, Richard Thomsen, Schmitter tore, Swedoor, Velux, Vola
  • Arquitetos Responsáveis: Rune Riis, Morten Birk Nielsen, Henrik Jepsen
  • Projeto E Coordenação: Rune Riis
  • Coordenador Do Projeto: Morten Birk Nielsen
  • Supervisão De Construção: Henrik Jepsen
  • Engenharia: Rambøll, Henrik Bo Nielsen
  • Equipe De Construção: Brian Popp
  • Serralheria: Bjarne Knudsen
  • Lighting: Jesper Kongshaug
  • Arquitetura: Cubo Arkitekter
  • Estrutura De Aço: BK-Teknik
  • Cobertura: IJS-Ingeniørfirmaet Jørgen Søgaard
  • Construtora: CaSA
  • Cidade: Horsens
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Marin Schubert

Fængslet (O Presídio) — Projeto Salão Oeste. A visão do projeto para o Salão Oeste na antiga prisão estadual de 1853 não era derrubar as paredes, mas realizar uma 'operação' revitalizante do edifício, quase como uma incisão cirúrgica, para que ela se adaptasse às exigências e necessidades do presente sem descartar o passado. A prisão é um marco histórico físico com grandes perspectivas sociais e arquitetônicas, além da autenticidade e identidade no projeto, cruciais para a transformação.

Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Marin Schubert
Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, Viga
© Marin Schubert

A transformação da prisão surgiu a partir da necessidade de criar espaços para eventos, conferências e concertos em cenários históricos expressivos. Os projetos de retrofit na Dinamarca são geralmente em instalações industriais ultrapassadas sendo convertidas e adaptadas com um propósito cultural, onde a redução e adaptação de salas de máquinas em grande escala é o principal desafio. O desafio na FÆNGSLET é totalmente o oposto. O edifício obviamente contém muitas repetições e pequenos espaços, o que exigiu uma decomposição da massa para criar o novo grande espaço unificador — o Salão Oeste.

Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Imagem 19 de 22
Implantação

De modo a criar e integrar o Salão Oeste suavemente no grande edifício, a Cubo Arkitekter aproveitou um desafio de engenharia bastante audacioso; ao reduzir e remover totalmente dois andares existentes, configurando um espaço para inserção de uma "caixa", que conecta o grande pátio da prisão com o pátio interno. O pátio interno foi coberto com um teto de vidro sendo fundido com o espaço aberto embaixo da ala oeste para formar o Salão Oeste. O rebaixamento da ala oeste é inigualável, pois a arquitetura adicionada também parece intransigente e minimalista. Uma expressão simples e espartana é buscada no projeto, que é tudo menos simples. O projeto une arquitetura com engenharia avançada, e a conexão significativa com a prisão histórica, faz com que a composição se destaque como uma arquitetura contemporânea internacional de última geração.

Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Imagem 21 de 22
Corte

A prisão é aberta. A narrativa central da FÆNGSLET é a própria experiência carcerária, mas a história não é apenas sobre espaços fechados e existência isolada. A Prisão Estadual de Horsens foi construída com base na crença de que alguém poderia redimir-se de seu crime e era possível ressocializar o prisioneiro de volta à vida normal. Desta forma, a construção também precisa de esperança; a luz em contraste com a escuridão, o aberto em contraste com o fechado. O novo Salão Oeste representa estes contrastes e simboliza abertura, luz — e finalmente liberdade.

Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Marin Schubert
Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores
© Marin Schubert

Em 2006 os portões se fecharam atrás do último prisioneiro e desde 2012 o pátio da prisão tem sido utilizado para concertos e outros eventos. Para atender à logística e às regulamentações de emergência, foram configuradas aberturas na parede da construção e inseridos portões de aço maciço. Os portões estão agora cobertos por uma pátina vermelha e enferrujada que se mistura naturalmente com as velhas paredes de tijolos. O novo Salão Oeste abre o edifício de maneira semelhante, com aço vermelho-ferrugem cobrindo os buracos onde necessário. O Salão Oeste é uma sala de eventos flexível que pode ser dividida em três salas menores: O Pátio Interno, o Grande Salão e o Pequeno Salão. Os salões são flexíveis para uso individual, e se conectam em várias combinações. O enorme pedestal de concreto que se projeta no pátio da prisão é uma extensão natural do piso de concreto polido e areado interno e cria uma grande área cênica, útil para eventos ao ar livre durante o verão.

Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Marin Schubert
Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Marin Schubert

Limites, portões e transições. Abrir a prisão tem tudo a ver com fronteiras — sobre o interior e o exterior, e sobre espaços, definidos pelas hierarquias da arquitetura, criando experiências extraordinárias para os visitantes. O termo "Portão" é crucial ao descrever as características da FÆNGSLET, com a entrada principal verde como um marco simbólico. Os portões periféricos de ferro enferrujado patinado e os tijolos amarelos claros criam uma certa vibração, endossada pelo aço como um material distinto nas portas pesadas, grades, grelhas, etc. A combinação desta racionalidade fria e a "decadente" pátina refere-se ao passado de uma forma moderna e funcional. Os portões de aço são usados em várias soluções flexíveis em torno do FÆNGSLET, sendo um deles basculante voltado para o pátio ao sul. Ao abrir estes portões à noite, quando o sol se põe, os materiais brutos no Salão Oeste são banhados por raios de sol alaranjados — um cenário bastante surpreendente para um jantar antes de uma conferência.

Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Interiores, Porta
© Marin Schubert

O céu sobre o salão oeste. A cobertura do pátio é baseada no desejo de um espaço funcionalmente flexível onde a sensação de estar em um espaço ao ar livre é preservada. Um céu brilhante com nuvens artificiais, cobre o pátio e funciona como uma tela flexível de proteção solar. O teto semitransparente leve deixa entrar a luz do norte e protege a luz brilhante do sul. Em frente às paredes do fundo do pátio, grandes tapetes estão pendurados na cobertura. Os tapetes têm uma função acústica importante, abafando e diminuindo o som do ambiente duro e refletor. Os tapetes atraem visualmente o céu para o pátio, enquanto os portões basculantes puxam o aço patinado, deixam a luz entrar e criam uma sensação de liberdade sobre o confinamento e o aprisionamento.

Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marin Schubert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fussingsvej 8, 8700 Horsens, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Retrofit FÆNGSLET Vestsalen / Cubo Arkitekter" [FÆNGSLET Vestsalen Transformation / Cubo Arkitekter] 15 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980217/retrofit-faengslet-vestsalen-cubo-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.