Centro cultural La Criolla / estudio relativo

Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nicolás Mántaras

Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de ExteriorCentro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCentro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCentro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Interiores, CadeiraCentro cultural La Criolla / estudio relativo - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: estudio relativo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  525
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolás Mántaras
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Masisa
  • Arquitetos Responsáveis: Cecilia Rossini, Guido Hernandez
  • Serralheria: Drussi herrería
  • Cidade: La Criolla
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Exterior
© Nicolás Mántaras

Descrição enviada pela equipe de projeto. La Criolla é um pequeno povoado de pouco mais de 2.300 habitantes, localizado a 185 quilômetros ao norte da capital da província de Santa Fé. Por meio de um fundo para pequenas obras que a comunidade recebe anualmente, é apresentado um projeto para a primeira fase de requalificação de um galpão ferroviário como centro e espaço de produção cultural. O programa solicitado inclui uma área de ensaios/exposições, uma sala/auditório para 100 espectadores, uma oficina de cenografia, um setor de apoio com camarins e sanitários que deverão servir também aos espaços públicos adjacentes, dentro de um parque de 16 hectares.

Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Nicolás Mántaras
Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Nicolás Mántaras
Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Interiores, Concreto, Viga
© Nicolás Mántaras
Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Imagem 16 de 18
Planta baixa
Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Imagem 17 de 18
Planta mezanino
Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Nicolás Mántaras

Suspeitamos da existência de um comércio de artesanato local bastante relevante devido a outras experiências que o escritório já teve em cidades e vilas com características semelhantes em diferentes pontos da Rota 11. Produto, talvez, do atraso no aparecimento dos processos de industrialização e da sua estreita relação de produção com o meio rural e ferroviário que, com base na otimização dos recursos disponíveis, impõe a reciclagem e a reutilização perpétua de ferramentas e infraestruturas. Isso determina a permanência de procedimentos profundamente ligados à cultura local e de conhecimentos técnicos de enorme valor para a comunidade, o que se evidencia na sequência de fornos para carvão e tijolos à beira da estrada e nos produtos feitos em tornos, na serralharia e na carpintaria.

Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Imagem 15 de 18
Axonométrica

Dadas as limitações orçamentárias e as condições de produção já mencionadas, decidiu-se restringir a diversidade de itens de trabalho e equipes de obra e concentrar recursos na execução de duas operações fundamentais. De um lado, uma espécie de mobiliário habitável de madeira, executado pela equipe de trabalho de carpinteiro comunitário, cuja materialização replica em escala os procedimentos de montagem de móveis de esquadria, que estavam em alta em nosso país na década de 80. A disposição do centro cultural, abrangendo a sala do auditório, permite definir claramente a distribuição do programa em uma nova condição no seu espaço interno, contendo o núcleo de sanitário e vestiários, e um piso superior que funciona como sala de aula/oficina ou para aumentar a capacidade do auditório. No espaço restante, no 'entre', desenvolvem-se os programas com maior afluência de público, a sala de ensaios/exposições e a própria sala/auditório.

Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Interiores
© Nicolás Mántaras
Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Imagem 18 de 18
Corte A/A
Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Interiores, Armário
© Nicolás Mántaras

Por outro lado, um mecanismo para definir a renda, para dobrá-la. Uma máquina ‘transparente’, uma engenhoca¹ que lembra a infraestrutura ferroviária. Aqueles que acompanham os trilhos e que, pela sua simplicidade, expõem o seu funcionamento e o evidenciam. A sua resolução seria levada a cabo pelo serralheiro da comunidade, tarefa que alternaria nas horas vagas com a fabricação de maquetes de veículos e máquinas agrícolas e que ficaria orgulhosamente exposta nas prateleiras da sua oficina.

Centro cultural La Criolla / estudio relativo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nicolás Mántaras

¹ A- Mecanismo, máquina ou aparelho, especialmente aquele que é difícil de operar ou tem uma função que não é facilmente percebida ou [e desconhecida.
B- Truque ou macete para conseguir alguma coisa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Criolla, Santa Fe, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro cultural La Criolla / estudio relativo" [Centro cultural La Criolla / estudio relativo] 16 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980108/centro-cultural-la-criolla-estudio-relativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.