Casa de Casas / YUSO

Casa de Casas / YUSO - Imagem 2 de 37Casa de Casas / YUSO - Imagem 3 de 37Casa de Casas / YUSO - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaCasa de Casas / YUSO - Imagem 5 de 37Casa de Casas / YUSO - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: YUSO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bambuplus, EPA, Ferromax, METALCO, SIPCO
  • Arquiteto Responsávei: José Antonio Salas
  • Assistente Arquitetura: L. Esteban García
  • Projeto Elétrico: José Manuel Incer
  • Estrutura: Juan Carlos Cordero
  • Orçamentação : Walter Leone
  • Cidade: San Rafael
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Casas / YUSO - Imagem 2 de 37
© Roberto D´ambrosio

Descrição enviada pela equipe de projeto. CASA DE CASAS é um projeto desenvolvido na Costa Rica pela YUSO junto com uma família extraordinária; uma mãe solteira, professora universitária nos Estados Unidos, com sua filha e filho que vivem 3 dias em casa e o resto da semana com a outra mãe e pai, e o avô estrangeiro que também vive sua aposentadoria de forma ativa e independente.

Casa de Casas / YUSO - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© Roberto D´ambrosio
Casa de Casas / YUSO - Imagem 12 de 37
© Roberto D´ambrosio

Foi proposto como desafio de projeto desenvolver uma casa de 136 metros quadrados de construção, num lote de 200 m2 de área útil, que deve responder às diferentes exigências de cada um dos habitantes, reafirmando a sua identidade. A primeira coisa que fizemos foi analisar as possibilidades de implantação em um lote estreito e alongado, dependendo do programa necessário. A partir disso, propusemos utilizar os pátios internos para poder ventilar e iluminar da melhor forma todos os cômodos e ao mesmo tempo servir para separar os núcleos de cada um dos habitantes. Dessa forma, o projeto foi dividido em três unidades (CASAS): uma para o avô, outra para a menina e o menino, e a última para a mãe. Cada uma dessas unidades seria claramente diferente e teria sua identidade baseada nas necessidades de cada habitante. Desta forma, surgiu a ideia de uma "Casa composta por Casas", uma vez que o projeto global é uma única casa, mas no nível de implementação foi dividida em três. O que confere aos habitantes espaços claramente diferenciados, possuindo uma identidade global e particular sem perder as conexões entre os membros da família.

Casa de Casas / YUSO - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Roberto D´ambrosio
Casa de Casas / YUSO - Imagem 14 de 37
© Roberto D´ambrosio
Casa de Casas / YUSO - Imagem 3 de 37
© Roberto D´ambrosio

Em relação à materialidade, a sustentabilidade foi o principal objetivo. A casa foi modulada de acordo com as dimensões comerciais dos materiais utilizados, o que garantiu o mínimo desperdício possível. Materiais que podem ser reciclados e outros facilmente biodegradáveis ​​como madeira e bambu também foram implementados em sua maior parte. A nível bioclimático, a casa garante conforto aos habitantes através da implementação de pátios internos que permitem a utilização de estratégias passivas de mitigação. Ela dispõe ainda de um sistema de captação de águas pluviais, que garante o abastecimento de água tanto para os vasos sanitários dos três banheiros como para o sistema de rega das zonas verdes.

Casa de Casas / YUSO - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga, Janela
© Roberto D´ambrosio
Casa de Casas / YUSO - Imagem 33 de 37
Planta - Nível Inferior
Casa de Casas / YUSO - Imagem 5 de 37
© Roberto D´ambrosio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa de Casas / YUSO" [Casa de casas / YUSO] 30 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979197/casa-de-casas-yuso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.