Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A

Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Fotografia de Interiores, CozinhaEscola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Fotografia de Interiores, Cadeira, PrateleiraEscola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Imagem 4 de 22Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Fotografia de Interiores, EscadaEscola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Mais Imagens+ 17

Charleroi, Bélgica
  • Arquitetos: LT2A, OPEN ARCHITECTES
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1050
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Utku Pekli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceramicasmora, Eko Okna, Heradesign
  • Coordenação De Saúde E Segurança: Sixco
  • Construtora: R. De Cock
  • Cidade: Charleroi
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Utku Pekli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A qualidade do local se deve à localização no coração de uma quadra verde. Os edifícios da escola são pavilhões entre os quais os usuários podem circular livremente. A poesia é realçada por belas árvores que formam eixos ou pontos de interesse, porém, a transição entre o layout existente no coração do quarteirão e a rua estava mal resolvida. O projeto encontrou uma solução que concilia a abertura para o coração da escola com a definição de um limite na rua. O edifício administrativo e as instalações anexas são também uma oportunidade para oferecer uma nova imagem do Athénée Royal Jules Destrée e para tornar o local mais seguro.

Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Imagem 4 de 22
© Utku Pekli
Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Fotografia de Interiores
© Utku Pekli

1- Valorizar o patrimônio verde. A avenida verde é a espinha dorsal do complexo. Ela distribui todas as funções principais da escola, para estender este eixo para a rua. Da mesma forma, uma bela árvore no limite sul do terreno configura uma transição entre a escola e as casas vizinhas, sendo essencial mantê-la.

Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Fotografia de Exterior
© Utku Pekli

2- Organizar o acesso. O local deveria ser acessível aos usuários, bem como aos veículos de emergência. Portanto, os acessos são separados de modo a limitar a altura da marquise que cobre a entrada principal no final da avenida. Além disso, foi importante criar um espaço onde os alunos pudessem se reunir com segurança antes e depois do dia escolar. O local de desembarque também foi localizado neste trecho.

Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Imagem 18 de 22
Planta
Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Fotografia de Exterior
© Utku Pekli

3- Construir sobre o perímetro do local. A poesia do lote reside na generosidade de seus espaços abertos, sendo essencial otimizar a área de superfície e construir na borda leste do terreno. Entretanto, o projeto prevê um afastamento da rua para manter um respiro e afastar os escritórios no térreo dos pedestres, podendo ser ocupado por floreiras integradas à arquitetura. A construção no perímetro torna possível assegurar o estabelecimento, controlar o acesso e liberar espaço para algumas vagas de estacionamento.

Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Fotografia de Interiores, Escada
© Utku Pekli

4- Integrar no tecido existente para oferecer uma nova perspectiva. A configuração das casas vizinhas de ambos os lados do lote não permite a construção de uma fachada contínua. Ao norte, o projeto é articulado com o terreno adjacente graças a uma parede que servirá como elemento de sinalização para a escola e ao hall de entrada. Ao sul, a ligação será feita através da bela árvore existente. O edifício assim conectado ao tecido existente se tornará a nova imagem da escola para a cidade.

Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A - Fotografia de Exterior, Fachada
© Utku Pekli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Charleroi, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Marcinelle II / OPEN ARCHITECTES + LT2A" [Marcinelle II School / OPEN ARCHITECTES + LT2A] 22 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978860/escola-marcinelle-ii-open-architectes-plus-lt2a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.