Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis

Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoIgreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Interiores, EscadaIgreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Exterior, Fachada, CorrimãoIgreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de ExteriorIgreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Mais Imagens+ 28

San Cristóbal de La Laguna, Espanha
  • Arquitetos: Fernando Menis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1050
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CEMEX España, PERI Spain, Zumtobel
  • Arquiteto: Fernando Menis
  • Arquiteto Do Projeto: "Babak Asadi, Juan Bercedo, María Berga, Roberto Delgado, Javier Espílez, Andrés Ferrer, Niels Heinrich, Joanna Makowska Czerska, Paula Manzano, Natalia Pyzio, Raúl Rivera, Gerardo Rodríguez, Esther Senís, Andreas Weihnacht, Julia Zasada "
  • Desenhista: Yanira León
  • Estrutura: Juan José Gallardo
  • Acústica : Pedro Cerdá/i2A ACOUSTIC&AUDIOVISUAL ENGINEERING
  • Instalações : J. Oliver Oliva Alonso/ DUAL INGENIEROS, José Ángel Marrero/NUEVA TERRAIN, Fernando Javier Hernández/ PRISMA INGENIEROS
  • Arquitetos Técnicos : Rafael Hernández, Andrés Pedreño, Ruperto Santiago Hernández
  • Construtoras : "CONSTRUCCIONES CAROLINA, CONSTRUCCIONES ÁTICO (Mercedes Suárez, Francisco José Tejera), SOLVENTIA INGENIERÍA Y CONSTRUCCIÓN. "
  • Cidade: San Cristóbal de La Laguna
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Patri Cámpora

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um exemplo de ação coletiva. A construção da Igreja do Santíssimo Redentor, ao longo de quinze anos, coincidiu com o processo de transformação do bairro Las Chumberas, um polígono de 670 habitações da década de 1970, organizados em 42 quarteirões aos quais foram acrescentados centros comerciais e edifícios industriais. Apoiado em todos os momentos pelo Bispado de Tenerife, promotor do projeto, bem como pelos patrocinadores e vizinhos, Menis levantou a Igreja como um catalisador necessário para as mudanças urbanas e sociais que estavam ocorrendo no bairro. Em sua visão, o novo volume deveria criar um lugar marcante para contribuir com a redefinição da identidade de Las Chumberas, tornando-se um espaço de referência em um tecido urbano antes confuso. O resultado é uma igreja que inclui um centro paroquial e uma praça pública rodeada de vegetação, ou seja, um ponto de encontro público que o bairro precisava.

Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Simona Rota
Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Interiores
© Simona Rota
Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Interiores, Pilar
© Simona Rota

É também um exemplo de ação coletiva já que o financiamento das obras tem sido feito por meio de doações de diversas entidades, muitos vizinhos e alguns empresários comprometidos com o bairro onde nasceram e cresceram. O ritmo desigual das remessas foi, de fato, o que determinou a lógica construtiva do projeto e sua posterior execução: um complexo composto por quatro módulos independentes mais seu entorno, que foi entregue em etapas. A sede paroquial, alojada em dois dos quatro volumes do conjunto, foi concluída em 2008 e está em funcionamento desde então enquanto aguardava a angariação dos fundos necessários para o resto da obra.

Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Imagem 33 de 33
Ilustração
Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Imagem 8 de 33
Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Imagem 31 de 33
Corte

Inovação de baixa tecnologia com concreto e pedra. O volume, inspirado na geologia da ilha vulcânica que o acolhe, surge cravado no solo, erguendo-se com os seus quatro elementos sólidos que remetem à enormes rochas móveis. A textura áspera do concreto aparente contrasta fortemente com o ambiente residencial convencional. É como se um fenômeno geológico tivesse ocorrido na periferia, como se a natureza estivesse lutando contra a banalidade. Estreitas fraturas se abrem entre os volumes de pedra que são protegidos por estruturas escultóricas de metal e vidro. A luz natural desliza por elas, configurando um complexo austero no qual o arquiteto renunciou ao supérfluo.

Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Interiores, Banheiro, Concreto
© Patri Cámpora
Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Exterior
© Simona Rota

A luz do dia é filtrada pelas frestas para moldar um vazio livre e introvertido que desempenha um papel essencial na missa, enfatizando cada um dos sacramentos cristãos. Ao amanhecer, uma cascata de luz atravessa a cruz, preenchendo o espaço atrás do altar para encenar a entrada da caverna onde Jesus foi sepultado e irradiando para a pia batismal, primeira luz de um cristão. Ao meio-dia, o altar, a confirmação e a comunhão são banhados em luz que flui verticalmente. Mais tarde, um feixe de luz incide sobre o confessionário. A disposição estratégica das claraboias tem o mesmo efeito na unção, no casamento e no sacerdócio.

Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Simona Rota

A utilização do concreto como material principal abrange vários aspectos: exterior, interior, estrutura, forma, material e textura. Em primeiro lugar, é um material de uso comum, acessível localmente, que permite trabalhar apenas com empresas e materiais locais, de acordo com os princípios da “arquitetura zero quilômetro” que Menis defende nos seus projetos. Em segundo lugar, a eficiência energética proporcionada pelo concreto devido à sua natureza isotrópica é reforçada aqui pela inércia térmica das paredes sólidas espessas.

Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Imagem 24 de 33
Planta
Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Imagem 32 de 33
Corte

Por fim, como em outros de seus edifícios - o CKK Jordanki Culture, Music and Congress Center (2015, Polônia), ou Magma Arte & Congresses (2007, Tenerife) - Menis aqui experimenta o potencial acústico do concreto e desmistifica a crença de acordo com a qual o concreto é acusticamente inferior a outros materiais, como a madeira. Do ponto de vista da acústica, o concreto foi usado de duas maneiras: o concreto aparente convencional foi usado para difusão sonora, enquanto para absorção, a superfície do concreto exposto foi perfurada previamente e misturada com pedra vulcânica porosa leve (picón). Isto criou uma acústica que se assemelha ao habitual na ópera, adequada para fala e canto, idealmente projetada para um edifício que combina funções eclesiásticas e sociais.

Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Interiores
© Simona Rota

Prêmio Internacional de Arte e Arquitetura Religiosa Faith & Form. Ainda em construção, a Igreja de Las Prickly Pears foi visitada por Barry Bergdoll, então curador-chefe de arquitetura do Museu de Arte Moderna de Nova York, que incluiu o projeto na coleção de arquitetura do MoMA. Uma década depois, o edifício recebeu o Prêmio de Honra do Faith & Form International Award for Religious Art and Architecture na categoria "Arquitetura religiosa: nova obra" em uma edição contestada por 92 projetos de todo o mundo, dos quais foram selecionadas 16 obras, provenientes dos Estados Unidos, Japão, China, Tailândia, Ruanda e Espanha. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de junho, em Chicago, no âmbito da Convenção Nacional do Instituto Americano de Arquitetos.

Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Imagem 16 de 33
© Simona Rota
Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Interiores
© Patri Cámpora

Um dos prêmios de arquitetura mais antigos, o Faith & Form é realizado anualmente desde 1978 com o objetivo de homenagear os melhores do mundo em arquitetura sacra e arte litúrgica de todas as religiões. Os prêmios são atribuídos em cinco categorias: Arquitetura Religiosa, Design de Interiores/Litúrgicos, Paisagem Sagrada, Arte Sacra e Projeto Não Construído. Sobre a Igreja de Las Chumberas, o júri destaca: "É um trabalho incrível. Parece que os blocos de pedra foram esculpidos e escavados para criar espaços espirituais através do uso de luz e textura. A intimidade e o calor são alcançados. As texturas interiores também melhoram a acústica. Os componentes estruturais são expressivos. É dada especial atenção à acústica e à iluminação natural."

Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis - Fotografia de Interiores
© Patri Cámpora

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:C. Volcán Estromboli, 3, 38108 San Cristóbal de La Laguna, Santa Cruz de Tenerife, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja e Centro Social do Santíssimo Redentor de Las Chumberas/ Fernando Menis" [Iglesia y centro social del Santísimo Redentor de Las Chumberas / Fernando Menis] 18 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978663/igreja-e-centro-social-do-santissimo-redentor-de-las-chumberas-fernando-menis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.