Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez

Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Janela, Fachada
© Josema Cutillas

Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Janela, FachadaPavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Fotografia de Exterior, FachadaPavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaPavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - CorrimãoPavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos Responsáveis: Cássio Sauer, Elisa t martins [ sauermartins ] + Mauricio Mendez
  • Equipe De Projeto: Tomás Culleton, Antonio Cornely
  • Consultoria Estrutural: Rodrigo Affonso
  • Execução: Gerardo Gorris / kuma estructuras
  • Cidade: Logroño
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Site specific
Uma manifestação da dualidade expressa pela constante superposição de contrastes: a instabilidade e o equilíbrio, o contemporâneo e o histórico, o muro que limita e o círculo que recebe, o espaço, de uma só vez, interior e exterior, o aberto e o fechado, sinalizam, ao mesmo tempo, o peso e a leveza presentes no momento atual.

Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Fotografia de Interiores, Escada
© Josema Cutillas

Como símbolo do festival concêntrico se propõe, através do pavilhão, uma reflexão sobre o lugar, o urbano e o momento tão específico e desafiador que vivemos. Localizada na borda do centro histórico da cidade de logroño, a intervenção reconhece a praça, a escultura e a árvore existente, relacionando-se com esse contexto específico. 

Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Fotografia de Exterior, Fachada
© Josema Cutillas
Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Imagem 11 de 18
Implantação
Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Janela, Fachada
© Josema Cutillas

Composto por duas peças geométricas que se complementam - uma barra e um círculo - o pavilhão se aproxima a uma instalação 'site-specific' que transforma por completo, através de poucos elementos, a experimentação desse espaço público.

Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Josema Cutillas

O círculo aparece como um ponto de encontro por excelência, neste caso, configurando um novo espaço de centralidade – com a árvore no meio. ancorado em uma pedra, o círculo não toca no chão, se eleva e flutua sobre a praça. A barra, por sua vez, intercepta e sustenta o círculo. seu desenho configura tanto uma abertura como uma barreira. a superfície contínua e opaca do muro diagonal configura um plano de fundo para a escultura dos caminhantes, ao mesmo tempo, que as extremidades abertas proporcionam permeabilidade à estrutura. 

Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Imagem 18 de 18
Croquis

A escala da intervenção permite acolher e receber o público como um átrio, um teatro, envolvendo a praça e seus equipamentos. esta aproximação provoca uma redescoberta de relações urbanas, um convite a percorrer este lugar e interagir com o pavilhão.

Uma narração de caminhos, de uma memória histórica e de novas perspectivas. 

Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Fotografia de Interiores, Janela, Concreto
© Josema Cutillas
Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Janela, Corrimão
© Josema Cutillas
Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Imagem 15 de 18
Peças
Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Janela
© Josema Cutillas

A presença frágil e monumental do pavilhão encontra, em um desenho simples, a possibilidade de demarcação do espaço, de revelar uma transformação e de produzir um movimento potente e efêmero. A importância de gerar um vínculo entre a obra e a arquitetura popular vernácula, pretende devolver o ofício da construção aos artesãos, sendo o projeto uma oportunidade de gerar vínculos com a história, a memória e a ação.

Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez - Corrimão
© Josema Cutillas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Logroño, La Rioja, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Concéntrico / sauermartins + Mauricio Méndez" 11 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978275/pavilhao-concentrico-sauermartins-plus-mauricio-mendez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.