Casa através do espelho / CRUX arquitectos

Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Milena Villalba

Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de InterioresCasa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de InterioresCasa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de InterioresCasa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, MadeiraCasa através do espelho / CRUX arquitectos - Mais Imagens+ 19

Torrent, Espanha
  • Arquitetos: CRUX arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Madentia SL, Obralma SL
  • Arquitetos Responsáveis: Raquel Sola Rubio, Alejandro García Pedrón
  • Colaboradores: Carla Ruótolo
  • Cidade: Torrent
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ilusão materializada através do espelho nos permite realizar ações espaciais que à primeira vista não seriam possíveis, ampliar ou reduzir espaços, criar ou desapropriar usos, ou até mesmo elevar volumes construídos, provocando a surpresa no espectador dentro de um espaço aparentemente estático e definido.

I. Objetivo. A casa a ser reformada está localizada em Calicanto, Valência, um empreendimento de casas ajardinadas conectadas à paisagem da serra. O terreno tem uma inclinação suficiente para permitir que a construção existente se desenvolva em dois pavimentos, um com acesso direto à rua, e o segundo, a ser reformado no pavimento inferior, com três faces livres em relação ao parque e à piscina. Os volumes pré-existentes foram organizados conforme o uso, o nível principal de acesso, e o pavimento inferior de serviço e garagem, semi enterrado. A família queria recuperar o nível inferior, um espaço esquecido da casa e, com ele, todos os momentos compartilhados com a família (cozinhar, brincar, fazer exercícios, ler, descansar, etc.) para poderem desfrutar sozinho ou com os amigos.

Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Imagem 17 de 24
Planta
Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Imagem 18 de 24
Planta
Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Milena Villalba
Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Imagem 22 de 24
Axonométrica
Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Milena Villalba

II. O desafio. A planta em questão, de proporção quadrada, tem como elementos fixos e determinantes: uma parede perimetral, duas colunas estruturais no centro do espaço e uma escada que garante a conexão interna com a moradia. Internamente, uma divisória transversal dividiu o espaço em duas zonas, uma delas condicionada pela iluminação e ventilação, e a outra com duas aberturas voltadas para o noroeste, com face para o parque através de um espaço semi-coberto. Por fim, um acesso lateral através de uma rampa veicular garante o uso independente a este pavimento. Partiu-se da necessidade de configurar espaços abertos e livres com possíveis áreas de uso independente, e assim poder desenvolver diferentes atividades em um espaço com limites definidos.

III. A ilusão. Ser capaz de integrar o exterior com o interior, duplicar o espaço sensorialmente, trazendo luz para o interior, de forma a abrigar usos que exigem privacidade em um espaço único. Para transformar este pavimento de armazenamento em uma nova configuração para a casa, era necessário um projeto que produzisse transformação, integração, vínculos, demolições, duplicações, tornando possíveis as ilusões desejadas.

Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Milena Villalba
Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Milena Villalba
Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Imagem 23 de 24
Maquete
Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Madeira
© Milena Villalba

IV. Truque. A estratégia foi baseada em três operações. Primeiramente, a arquitetura foi entendida como volumes equipados, centralizados no espaço, tornando possível gerar zonas diferentes dentro de um único espaço contido. A concentração dos serviços em dois módulos atende os demais espaços simultaneamente, de um lado a cozinha em direção à sala de jantar, do outro lado o banheiro, o chuveiro e o lavatório, que podem funcionar independentemente ou juntos, e finalmente a área de serviço seguida de um espaço para secagem. Em segundo lugar, a posição central dos módulos e sua condição paralela garante a livre circulação entre eles sem a sobreposição de atividades. A escada existente é materializada como o terceiro módulo e passa a fazer parte do novo sistema. Quatro portas articuladas estão encarregadas de integrar o espaço e construir diferentes cenários para os diversos usos. Cada módulo é vinculado ao seguinte através da abertura desses planos que permitem que as circulações internas entre os volumes sejam contidas e transformadas em pequenas salas. Finalmente, o jogo da ilusão é formalizado pela incorporação de reflexões como uma definição material do espaço. A presença de espelhos nos rodapés e nas faixas superiores garante a leveza das portas instaladas, transformando-as em volumes levitantes no espaço. As portas em sua posição duplicam a entrada de luz da sala, retomando o que está pela frente. O fechamento total das portas torna as áreas independentes, garantindo a simultaneidade de usos e oferecendo-nos, através da reflexão, a ilusão de observar a casa através do espelho de forma idêntica, mas invertida.

Casa através do espelho / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa através do espelho / CRUX arquitectos" [Vivienda a través del espejo / CRUX arquitectos] 25 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977349/casa-atraves-do-espelho-crux-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.