Restaurante Iron Fist / Studio Kota

Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de ExteriorRestaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de InterioresRestaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores, CadeiraRestaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores, PortaRestaurante Iron Fist / Studio Kota - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Studio Kota
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:William Sutanto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daikin, Propan, Toto
  • Arquiteto Líder: Erick Kristanto
  • Equipe De Projeto: Nicole Fernanda, Raushan Fikri
  • Proprietário: Lawless X Pò Noodle Bar
  • Construção E Marcenaria: Novema (Qemad)
  • Desenho Gráfico: Lawless X Pò Noodle Bar
  • Arquitetos: Studio Kota
  • Cidade: Jakarta
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores, Cadeira
© William Sutanto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Iron Fist é um bar / restaurante de dois andares, com culinária de influência chinesa e localizado no Blok M, região sul de Jacarta. Situado no bairro histórico de Blok M, o restaurante tenta se inserir nesse contexto frenético. O bairro, conhecido como Little Tokyo, devido à grande quantidade de empresas japonesas, está passando por uma rápida revitalização para trazer de volta sua fama do passado: um destino atrativo para jovens e turistas nos anos 80. As fachadas dessa região da cidade são, predominantemente, modernistas dos anos 60 e 70. A modernização do Blok M nos últimos anos escondeu a face original dos edifícios atrás de um design pastiche representado por paredes de vidro e painéis de alumínio coloridos.

Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores, Cadeira
© William Sutanto
Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Imagem 16 de 18
Planta - Térreo
Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores
© William Sutanto
Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Imagem 17 de 18
Planta - Segundo pavimento
Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Exterior
© William Sutanto

Há uma tendência das pessoas se interessarem por locais alternativos, com locais de encontro ao ar livre e fora dos grandes shoppings. Durante a era pós-covid, as pessoas têm preferido se encontrarem ao ar livre, portanto, os restaurantes com espaço ao ar livre ao redor do Blok M passaram a fazer muito sucesso. Esta é uma grande oportunidade para o Iron Fist fazer parte desse movimento de revitalização do Blok M e ajudar na recuperação da popularidade desta área.

Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores, Madeira
© William Sutanto
Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores
© William Sutanto

A intenção do projeto da parte exterior é devolver a fachada original do edifício. Isso significa retirar da parede da fachada os elementos de alumínio instalados pelo antigo inquilino, fazendo que a beleza da fachada modernista existente voltasse a ficar exposta. Uma estratégia semelhante foi adotada no interior do edifício. A parede e o teto existentes foram expostos e se tornaram o destaque do projeto. A pintura das paredes, relativamente nova, foi removida para que fosse possível se ver as outras várias camadas das pinturas feitas por inquilinos antigos. Esta prospecção faz parte do entendimento do edifício para que fosse possível encontrar estéticas características do contexto.

Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores
© William Sutanto
Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Imagem 18 de 18
Vistas axonométricas

Enquanto a beleza inerente ao edifício se torna o principal atrativo deste projeto, os elementos coadjuvantes vêm através dos elementos de aço. Não apenas para fins estéticos, a presença de aço aqui também é usada para reforçar estruturalmente a antiga estrutura de concreto. Elementos de aço como bandeja de cabos e cantoneiras, são amplamente utilizados neste projeto, juntamente com outros materiais crus, sem acabamento. A ideia é introduzir materiais simples e não pretensiosos no espaço existente; a beleza é buscada na convivência entre os elementos antigos e os novos.

Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores, Vidro
© William Sutanto
Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores
© William Sutanto

As fachadas de vidro dos dois pavimentos são afastadas da fachada original para criar um espaço semiaberto maior para os clientes. No térreo, o recuo abre um espaço de transição que funciona como área de estar e balcão de retirada de pedidos. Um recuo maior no nível superior destina-se a permitir um espaço semiaberto mais amplo para o bar e para as mesas. Assentos internos e salas privativas são acomodados na parte interna do andar superior. Portas de enrolar e faixas de vinil amarelo são usadas como divisórias flexíveis para se adaptar a diferentes configurações de salas. A reforma inclui também a melhoria do sistema mecânico e hidráulico existente, como também a substituição da antiga escada pela nova escada de aço.

Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores, Cadeira
© William Sutanto

O espaço de bar aberto e arejado no nível superior é complementado com uma infusão tropical do longo de uma jardineira linear. O piso de cascalho é apresentado para trazer uma sensação extra ao ar livre para a área de estar semiaberta. Caixas de néon coloridas são introduzidas em todos os níveis do restaurante para serem o ponto principal do projeto. A seleção de cores é baseada na identidade visual do restaurante Iron Fist.

Restaurante Iron Fist / Studio Kota - Fotografia de Interiores, Porta
© William Sutanto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jakarta, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Iron Fist / Studio Kota" [Iron Fist Restaurant / Studio Kota] 23 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977226/restaurante-iron-fist-studio-kota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.