Casa Los Alerces / Ruca Proyectos

Casa Los Alerces / Ruca Proyectos - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa Los Alerces / Ruca Proyectos - Fotografia de ExteriorCasa Los Alerces / Ruca Proyectos - Fotografia de InterioresCasa Los Alerces / Ruca Proyectos - Fotografia de ExteriorCasa Los Alerces / Ruca Proyectos - Mais Imagens+ 13

Concón, Chile
  • Arquitetos: Ruca Proyectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  248
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ernesto Panatt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ancozam, Añihue, Incoserv, Jeld-Wen, dsalas
  • Arquiteto Responsável: Carlos Torres Alcalde
  • Equipe De Projeto: Consuelo Alfaro
  • Engenharia: Joaquín Valenzuela
  • Colaboradores: Armando Castro, Alejandro Malvino, Gonzalo Castro
  • Cidade: Concón
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Los Alerces / Ruca Proyectos - Fotografia de Exterior
© Ernesto Panatt

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada no centro do bairro “Los Romeros”, um clássico balneário da cidade de Concón, agora transformado em setor residencial, mas que mantém suas características de “bairro parque”, devido às suas ruas de terra e grandes praças, criando uma atmosfera tranquila em contato com a natureza e conexão direta com o mar. O partido geral surge de duas decisões principais. 1- O aproveitamento máximo do terreno e a sua capacidade de ocupação, motivo pelo qual se decidiu separar a casa em dois níveis: as zonas comuns - sala de jantar, sala de estar, cozinha e jardim - no térreo, e os quartos, sala de estar e terraço no primeiro pavimento.

Casa Los Alerces / Ruca Proyectos - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Ernesto Panatt

2- Desenvolver uma habitação mais eficiente e sustentável, levando em conta as alterações climáticas da região e pensando em integrar um design passivo e incorporar gradualmente novas tecnologias para a máxima economia de energia no futuro: - A orientação dos seus ambientes ao norte, maximização das vistas e ganho solar através de janelas duplas em toda a casa e a construção de beirais ao redor do perímetro para aproveitar diretamente o sol de inverno e se proteger dele, permitindo sombra no verão, evitando o uso de calefação, iluminação artificial e ar condicionado; - O correto isolamento de suas paredes, coberturas e pisos para evitar perdas e vazamentos entre o exterior e o interior.

Casa Los Alerces / Ruca Proyectos - Fotografia de Interiores
© Ernesto Panatt
Casa Los Alerces / Ruca Proyectos - Imagem 11 de 18
Planta - Térreo
Casa Los Alerces / Ruca Proyectos - Imagem 14 de 18
Corte - DD
Casa Los Alerces / Ruca Proyectos - Fotografia de Exterior, Prateleira
© Ernesto Panatt

- Foi criado um sistema de acúmulo de águas cinzas para a irrigação do jardim subterrâneo de forma a torná-lo eficiente. - Foi projetado um sistema de painéis fotovoltaicos para poder migrar todo o funcionamento da casa para elétrico, gerando assim energia fora da rede pública para reduzir os gastos totais com a empresa local. Quanto à materialidade da casa, optou-se por um trabalho simples e honesto integrando elementos nobres e de fácil manutenção, como concreto armado nas paredes e concreto polido nos pisos, madeira nativa, aço galvanizado e chapa ondulada.

Casa Los Alerces / Ruca Proyectos - Fotografia de Exterior
© Ernesto Panatt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Los Alerces / Ruca Proyectos" [Casa los alerces / Ruca Proyectos] 22 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977107/casa-los-alerces-ruca-proyectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.