-
Arquitetos: AECOM
- Área: 130000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Markus Elblaus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este parque foi projetado para fornecer um “pulmão verde” para o Education City Campus em Doha, Catar. Inspirado nas formações terrestres e rochas erodidas pelo vento do ambiente natural do deserto, o terreno foi modificado para maximizar o resfriamento passivo por meio dos ventos predominantes e acomodar várias atividades esportivas.
A paisagem marcante apresenta uma passarela subterrânea com túneis de resfriamento e uma série de pistas de corrida dinâmicas e circulares.
O Oxygen é agora um destino vibrante para a comunidade local – e um antídoto perfeito para o calor do deserto. O parque oferece impressionantes 130.000 m2 de área verde, 7.000 m de caminhos, uma passarela coberta com sombra, uma pista de corrida de 1.600 m, uma pista equestre, quadras de esportes, quatro "follies" e jardins com mais de 100 espécies de plantas, maioria de plantios indígenas e adaptados ao deserto.
Ele é acessado através do metrô de superfície e das ciclovias e rotas de caminhada em todo o campus. A paisagem marcante do parque foi criada levando em consideração o clima quente e seco do país e suas brisas refrescantes. Honrar a paisagem local é fundamental e evidente em todos os aspectos do desenho do parque.
Por exemplo, a topografia do parque foi modelada por computador para maximizar o resfriamento passivo por meio dos ventos predominantes criando uma passarela sombreada com túneis para diminuição da temperatura. Tal como acontece com as tradicionais torres eólicas do Golfo Pérsico, a brisa disponível é canalizada através das passagens de vento esculpidas entre os jardins para fornecer ventilação natural. A topografia ondulada com suas colinas e valas cria uma forte estrutura espacial para várias atividades programáticas incorporadas em conjunto com pistas de corrida dinâmicas e circulares.
Os materiais de cor amarela foram escolhidos por serem simpáticos à paisagem nativa do país e minimizar o brilho e os efeitos da ilha de calor. As trilhas curvas são construídas em concreto para fornecer superfícies uniformes, robustas e contínuas para atividades esportivas.
Uma passarela coberta é formada por grandes nervuras de concreto armado em forma de "C" que são posicionadas ao longo de um lado dos trilhos. Elas são estruturadas por uma fundação contínua que se apoia na formação de calcário do solo. Inspiradas na topografia do deserto, tanto a parte interna quanto as paredes externas, são revestidas com pedra natural para criar uma estrutura de aparência monolítica.
As "follies" oferecem locais de descanso após treinos intensos e salas de aula ao ar livre para atividades de ensino. Elas são formadas a partir de uma estrutura de concreto armado embutido nas encostas dos morros e são cobertas com um telhado verde em balanço para maximizar a massa térmica e reduzir o ganho de calor solar.
O projeto incorpora plantas nativas e adaptadas ao deserto. As águas pluviais das chuvas sazonais são armazenadas no local por meio de sumidouros embutidos na paisagem, que aumentam a capacidade natural do solo de drenar a água. As superfícies de grama para atividades esportivas são equipadas com sistemas de irrigação inteligentes e tecnologias de sensores para controlar e reduzir o consumo de água.