Apartamento IRI / VOA Arquitetura

Apartamento IRI / VOA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Cadeira, TerraçoApartamento IRI / VOA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Madeira, Cadeira, VigaApartamento IRI / VOA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraApartamento IRI / VOA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Mesa, Sofá, Iluminação, VigaApartamento IRI / VOA Arquitetura - Mais Imagens+ 14

Bairro Itaim Bibi, Brasil
  • Arquitetos: VOA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Renzo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dpot, REKA, Tresuno, Wentz Design
  • Arquitetos Responsáveis: Julia Zarouk, Marcella Greghi, Beatriz Barbieri e Maria Pia Laloni
  • Equipe De Projeto: Heloisa Godoi
  • Cidade: Bairro Itaim Bibi
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento IRI / VOA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela, Prateleira
© Rafael Renzo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado no Edifício Riachuelo, projeto de 1972 do arquiteto Ruy Ohtake. O projeto buscou explorar e valorizar os elementos construtivos originais do prédio, principalmente as grandes janelas. Ao demolir as paredes originais entre sala de jantar, corredor e cozinha foi possível não só integrar esses ambientes, como fazer com que a iluminação natural e ventilação cruzada se tornassem imprescindíveis para o apartamento.

Apartamento IRI / VOA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Rafael Renzo
Apartamento IRI / VOA Arquitetura - Imagem 19 de 19
Planta
Apartamento IRI / VOA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Madeira, Cadeira, Viga
© Rafael Renzo

A união de diversos ambientes apesar de trazer amplitude ao projeto, também apresentou desafios. Como solução arquitetônica propusemos o equilíbrio entre alguns elementos marcantes do projeto. Enquanto abaixo das grandes janelas foi desenhado um grande banco, baixo e linear que cumpre a função de biblioteca baixa, assim como banco para receber, temos ao lado uma grande estante em serralheria em verde. Seguindo o mesmo conceito, o nicho para o aparador em meio as ripas de concreto foi projetado para ser uma contrapartida ao painel de madeira no outro extremo do apartamento, que percorre desde a entrada social até a lavanderia. A materialidade do projeto foi pensada para transmitir a personalidade dos clientes, jovens e receptivos. O piso em taco original do prédio foi restaurado, assim como as janelas. A catuaba foi escolhida como a principal madeira do projeto por seu tom castanho e facilidade de integração com os outros materiais do projeto.

Apartamento IRI / VOA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Cadeira, Terraço
© Rafael Renzo
Apartamento IRI / VOA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Rafael Renzo

Apesar de uma paleta neutra como base, o projeto possui elementos que trazem personalidade ao projeto. Alguns pontos de cor presentes na estante e mobiliários pontuais, assim como as ripas de concreto, bancada da cozinha em textura mineral e o piso da cozinha e banheiros em granilite de pedriscos naturais. Algo de grande desejo do cliente era valorizar o design brasileiro, desde nomes já renomados como Cláudia Moreira Salles e Carlos Motta, até designers mais jovens como Guilherme Wentz e Marcelo Caruso.

Apartamento IRI / VOA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Rafael Renzo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bairro Itaim Bibi, São Paulo - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento IRI / VOA Arquitetura" 13 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976477/apartamento-iri-voa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.