Apartamento PSDL19 / EstudioReciente

Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores
© Germán Saíz

Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, BancadaApartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, Banheiro, BancadaApartamento PSDL19 / EstudioReciente - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: EstudioReciente
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Germán Saíz
  • Arquiteto Responsável: Carlos Tomás
  • Equipe De Projeto: Gerónimo Galli, Belén Ruíz Arenas
  • Ilustrações: Andrés Yeah
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Germán Saíz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado no terceiro pavimento de um edifício construído em 1927 pelo arquiteto Luis Ferrero. De forma chanfrada e com 5 varandas voltadas para a rua, o apartamento distribuía-se em 2 pequenos quartos, sala de jantar, sala de estar, cozinha e banheiro. Em contraste com o estilo regionalista da fachada do edifício, a inspiração para o projeto de interiores foi a Sonneveld House (Rottherdam ,1930), devido ao uso de cores e materiais nos diferentes ambientes. A nova distribuição pretende dar prioridade a espaços com uma função claramente social, unindo a sala de jantar, sala de estar e cozinha em um único espaço de 45m2. Este cômodo caracteriza-se por ser o único cujas paredes têm uma base neutra em bege claro. Para o piso, é escolhida uma argamassa de cal com tom esverdeado. Este piso, juntamente com os pilares metálicos, a cortina divisória e parte do mobiliário, consegue gerar um espaço dinâmico onde a cor está fortemente presente, mas apenas ocasionalmente.

Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Imagem 16 de 19
Ilustração
Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Germán Saíz
Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Germán Saíz
Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Imagem 18 de 19
Ilustração
Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Germán Saíz

A integração da cozinha destaca-se neste espaço. Ela está muito presente, mas está parcialmente oculta por trás de um totem com espelho que abriga os móveis altos como a geladeira, o forno e a despensa. Este elemento também ajuda a esconder o fogão e a pia para que não sejam visíveis desde a sala de estar. Gera-se uma dupla circulação que permite integrar funcionalmente a cozinha com a sala de jantar, mas vemos apenas o que nos interessa. Aproveitando a altura livre de 2,8m, e para criar uma maior sensação de amplitude, o banheiro, juntamente com o depósito na entrada, é resolvido em um volume inferior. A materialidade deste novo volume interage com a sala e a cozinha. Os lambris, em madeira de cerejeira, escondem o acesso ao banheiro e as portas de dois roupeiros. O banheiro é distribuído de tal forma que o vaso sanitário e o chuveiro ficam quase escondidos da pia, permitindo seu uso simultâneo. Este espaço é concebido em um tom de azul com uma base verde na mesma paleta do hall de entrada com o qual está diretamente relacionado. Trabalhando com as diferentes relações de cores entre os cômodos, o teto é da mesma cor das paredes, mas com acabamento em alto brilho, o que gera uma interação interessante com a luz natural que entra através da grande janela com vista para o pátio.

Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Germán Saíz
Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada
© Germán Saíz
Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, Porta
© Germán Saíz

Por fim, o quarto, espaço mais aconchegante e acolhedor da casa, é onde o uso da cor se torna protagonista. Neste local de refúgio, a cor azul do chão funde-se com o verde dos roupeiros, assim como o terracota da roupa de cama e o castanho das mesas de cabeceira. Graças à cor quente das paredes e ao uso de luz indireta, cria-se uma sensação de continuidade que ajuda a descansar.

Apartamento PSDL19 / EstudioReciente - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Germán Saíz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento PSDL19 / EstudioReciente" [Apartamento PSDL19 / EstudioReciente] 10 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976470/apartamento-psdl19-estudioreciente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.