Casa Chulavista / Luis Carbonell

Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de ExteriorCasa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de InterioresCasa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Interiores, TijoloCasa Chulavista  / Luis Carbonell - Mais Imagens+ 20

Valle de Bravo, México
  • Arquitetos: Luis Carbonell
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Camila Cossio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Comex, Helvex
  • Arquitetos Responsáveis: Luis Carbonell, Gerardo Casasola
  • Chefe De Projeto: Gerardo Casasola
  • Execução Da Obra: Operadora XGS (Arturo Nuñez, Irving Esquivel, Mauricio Toribio)
  • Carpintaria: Agustin R Seidler, Julio Fernandez
  • Cidade: Valle de Bravo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Chulavista é um projeto residencial situado a aproximadamente 40 km de Avándaro e Valle de Bravo, em um contexto arborizado. Está localizada dentro de Rancho Chipicas, onde a principal atividade é a colheita de produtos orgânicos, entre outros trabalhos de campo. 

Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Camila Cossio
Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Imagem 16 de 25
Planta Térreo
Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Imagem 17 de 25
Planta Primeiro Pavimento
Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Camila Cossio

O projeto é desenvolvido a partir de uma preexistência, uma casa de fim de semana na qual se busca expandir o programa arquitetônico. As premissas do contexto estabelecem as diretrizes para a intervenção. Preservar a localização das árvores predominantes e respeitar a construção anterior através do mínimo de intervenções possíveis. Assim, a extensão fica localizada na extremidade oeste, tomando o pátio lateral e fixando-se ao corpo da casa por meio de pontes e sobreposições volumétricas. Ela se integra à preexistência através do uso da mesma linguagem e dos mesmos materiais da construção original.

Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Interiores
© Camila Cossio
Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Camila Cossio

As áreas públicas-sociais são mantidas na parte original da casa enquanto as áreas privadas são conectadas através das novas pontes, criando um domínio térreo estendido que é liberado para o novo volume. As circulações cobertas criam a transição gradual para a privacidade, as alturas são reduzidas em sua passagem e liberadas novamente em um ambiente de pé direito duplo que serve como distribuidor dos novos espaços.

Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Exterior, Tijolo, Escada, Fachada
© Camila Cossio

No segundo nível, a ligação é feita de outra forma, neste caso a ponte se conecta e é construída em sobreposição à torre de pedra. O uso enquanto área de serviço e área úmida vertical é mantido, e o espaço serve aos ambientes nos dois níveis, e a relação estrutural se torna um elemento chave no equilíbrio entre as duas construções.

Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Imagem 19 de 25
Corte 01

A ampliação não só é apoiada, mas também atirantada, distribuindo as forças através do sistema de vigas e lajes para eliminar o elemento intermediário que suporta a carga dentro do espaço. Essa estratégia estabeleceu um térreo livre que é percebido como leve e fluido entre os três níveis escalonados. 

Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Interiores
© Camila Cossio

No interior, os espaços brincam em sua relação multidimensional. Visualmente conectados uns aos outros, cada um se desdobra dentro de sua própria altura com ambientes, direções e orientações que se adaptam ao programa e às atividades hospedadas.

Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Interiores, Viga
© Camila Cossio

O piso se transforma em mobiliário e se torna um trampolim para subir de um para outro, dissolvendo os limites entre alvenaria, carpintaria e estrutura. Os espaços também se confundem uns com os outros, a sala sobe até a metade do estúdio e depois até o quarto, até o mirante da primeira varanda e depois se conecta com uma escada externa à cobertura, culminando em uma vista panorâmica de todo o vale onde se encontra esta pequena torre. 

Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

O edifício utiliza a verticalidade para contar a história de camadas, ritmos e sequências. Partindo de uma base de pedra maciça e pesada, perfurada por vãos e aberturas que emolduram as vistas como anotações da paisagem, expandindo-se gradualmente até serem absorvidas pelo vasto espectro da vegetação circundante.

Casa Chulavista  / Luis Carbonell - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Chulavista / Luis Carbonell" [Casa Chulavista / Luis Carbonell] 28 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975912/casa-chulavista-luis-carbonell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.