Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA

Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de InterioresEdifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Interiores, PortaEdifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: ADNBA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2153
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALUKÖNIGSTAHL, Bauder, IR Colours
  • Arquitetos Responsáveis: Adrian Untaru, Andrei Șerbescu, Bogdan Brădățeanu, Carmen Petrea, Mihaela Dobre
  • Cidade: Bucharest
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Exterior
© Cosmin Dragomir

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada dentro de um tecido urbano antigo e diversificado com longos lotes específicos de Bucareste, a proposta parece, à primeira vista, um volume compacto. No entanto, as longas fachadas mostram uma certa ludicidade por meio da interação de volumes adicionados e subtraídos que revelam a diversidade dos espaços interiores e tipos de apartamentos.

Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Exterior
© Cosmin Dragomir
Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Imagem 17 de 24
Planta - Segundo Pavimento
Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Interiores
© Cosmin Dragomir

O volume traz um elemento novo à tipologia ao ter o seu acesso posicionado na lateral do terreno de forma que os recuos laterais ofereçam espaço para os pátios privativos. O que poderia ser considerado um caminho interior, o corredor de acesso inicia-se como um espaço exterior e continua como um “beco” ao qual estão ligados os dois núcleos de circulação vertical. A jornada pelo edifício é dinâmica, com as escadas mudando de posição e forma.

Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Interiores
© Cosmin Dragomir
Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Imagem 18 de 24
Planta - Terceiro Pavimento
Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Interiores, Porta
© Cosmin Dragomir

Como os apartamentos térreos com pátios privativos se assemelham a moradias individuais, o 1º andar apresenta uma linguagem mais urbana, com cada unidade recebendo um espaço ao ar livre, como uma galeria ou varanda. O 2º e 3º andares são formados por uma série de volumes recuados que se deslocam horizontalmente de acordo com o tipo de apartamento. A multiplicidade de espaços exteriores culmina nos terraços privados do último pavimento.

Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Exterior
© Cosmin Dragomir
Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Imagem 20 de 24
Corte

Dado o contexto de uma rua típica de Bucareste, definida por seus lotes estreitos e longos, nossa proposta é um edifício alongado desenvolvido em direção ao interior do tecido urbano. Os sucessivos níveis recuados, o deslizamento horizontal dos volumes que representam quatro apartamentos do tipo duplex nos níveis superiores (diferenciados pelas texturas de reboco), os cortes volumétricos das galerias e as varandas metálicas definem um abordagem amigável e contribuem para trazer a arquitetura para uma escala mais humana, criando movimento dentro do volume maciço.

Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Interiores, Fachada
© Cosmin Dragomir

O posicionamento compacto dos núcleos de circulação permite a criação dos duplex nas laterais e dos apartamentos de um nível nas extremidades. Como resultado, muitas das unidades têm uma orientação dupla. Os apartamentos do térreo têm os seus jardins, que lhes conferem um carácter específico próximo de uma habitação individual. Para além dos espaços exteriores privados, existe ainda um espaço público destinado à comunidade (terraço coberto), que pode acolher vários usos: estacionamento de bicicletas/scooters, espaço de convívio, parque infantil seguro para as crianças, etc.

Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Exterior
© Cosmin Dragomir
Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Exterior
© Cosmin Dragomir

Encontrar um terreno comum entre novos materiais e diferentes práticas de inspiração tradicional foi um dos objetivos do projeto. Os perfis de gesso, tão procurados no período entreguerras, unem as bordas metálicas nas laterais e superiores das janelas na mesma cor da marcenaria. A alternância de materiais – chapa lisa, chapa perfurada, reboco liso, reboco texturizado, pedra rugosa, pedra lapidada – proporciona uma leve vibração em determinadas superfícies animando um volume relativamente simples e limpo.

Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA - Fotografia de Exterior
© Daniel Mirotoi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bucharest, Romênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Residencial Dragos Voda 17 / ADNBA" [Dragos Voda 17 Apartment Building / ADNBA] 26 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975820/edificio-residencial-dragos-voda-17-adnba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.