Casa da Vila / HUS Arquitetos

Casa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Aido
© Maira Acayaba

Casa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Exterior, JanelaCasa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de InterioresCasa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada, VigaCasa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, CadeiraCasa da Vila / HUS Arquitetos - Mais Imagens+ 12

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: HUS Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maira Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Breton, Cremme, Desmobilia, Dpot, D´Antones Marcenaria, Hus Design, Líder, Smart Iluminação, Uniflex, Villaferg
  • Arquitetos Responsáveis: Rafa Zampini, Marcelo Wendel
  • Equipe Criação: Hus Arquitetos
  • Paisagismo: Hus Arquitetos
  • Luminotécnico: Hus Arquitetos
  • Execução / Infraestrutura: HUS Arquitetos
  • Plantio: Villaferg
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela
© Maira Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa da década de 60, agora ocupada por um casal, localizada no final de uma pequena e discreta vila no bairro de Moema, um pequeno oásis em meio ao caos paulistano, que com a intervenção do projeto de reforma e retrofit do escritório HUS Arquitetos. Projeto conduzido pelo arquiteto Rafa Zampini, sócio junto a Marcelo Wendel a frente do time de arquitetos e designers HUS, passou por uma incrível renovação através da simplificação e integração dos ambientes, exploração da iluminação natural e revitalização, destacando o encanto local através de um olhar contemporâneo, carinhoso e cuidadoso.

Casa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira, Janela
© Maira Acayaba

O escritorio HUS Arquitetos priorizou em seu projeto o uso de poucos materiais e texturas naturais. O branco vem como cor predominante conferindo simplicidade e minimalismo, além de promover a claridade desejada através da paleta de tons claros. O cuidado com a decoração e interiores foi de mesclar móveis antigos com história dos moradores, acervo de família do casal com desenhos contemporâneos e minimalistas de novas marcenarias e design autoral desenvolvido pelo escritório de arquitetura. Além da abertura de espaços e integração de ambientes internos, outro importante trunfo do projeto de arquitetura foi o olhar integrado de paisagismo propondo a revitalização dos jardins da área externa, criação de espaço de estar externo, desafio e área de convivência com a retirada de paredes e alguns elementos que segregavam o antigo quintal, criando agora um agradável páreo interno a casa arborizado e ensolarado , respiro verde para a casa e área preferida de convívio para o casal e amigos.

Casa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, Janela, Viga
© Maira Acayaba
Casa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada, Viga
© Maira Acayaba

O aquecimento, aconchego e a cor, usada com parcimônia, ficam por conta de objetos garimpados pela equipe de interiores e decoração da HUS, arte, esculturas e pinturas paixão do casal. O piso original em tacos de madeira antiga, antes escondido por anos sob um carpete, foi todo restaurado e revitalizado os antigos tijolos ganharam o tom de branco que caracteriza todo o projeto. Foi ainda adicionado ao térreo um lavabo externo e vestiário anexo a nova área de serviço e lavanderia completa que atende às demandas mais atuais.

Casa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira
© Maira Acayaba
Casa da Vila / HUS Arquitetos - Imagem 15 de 17
Planta - Térreo
Casa da Vila / HUS Arquitetos - Imagem 16 de 17
Planta - Superior
Casa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Aido, Pátio
© Maira Acayaba

Respeitando a história da casa dos anos 60 o segundo andar sofreu intervenções pontuais mantendo o banheiro que atende aos quartos ao longo do corredor. Esse foi todo reformado e renovado com nova disposição de layouts, chuveiros maiores e cubas de piso aumentando o espaço livre. Armários por toda a casa foram planejados e desenhados pela HUS para abrigar o novo casal de moradores na antiga casa.

Casa da Vila / HUS Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Maira Acayaba

O dormitório principal já de tamanho privilegiado ganha ainda mais espaço com a decisão da retirada dos armários e roupeiros que ganham um ambiente inteiro em um dos três quartos do segundo piso, com a criação de um closet completo e bem arejado. O terceiro quarto foi reservado e minuciosamente projetado para o novo morador, o bebê do casal que já estava a caminho. Como premissa do projeto de luminotécnica toda a iluminação em temperatura de cor quente completa o projeto de Arquitetura de Interiores, revitalizando e respeitando a história da casa, com intervenções planejadas conferindo um carácter de cuidado, meta sempre presente nos trabalhos da HUS Arquitetos.

Casa da Vila / HUS Arquitetos - Imagem 14 de 17
© Maira Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Vila / HUS Arquitetos" 25 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975740/casa-da-vila-hus-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.