Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture

Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de ExteriorCasa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de ExteriorCasa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de ExteriorCasa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  510
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brett Boardman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Australian Architectural Hardwood, Bluescope, Horiso, Shamrock Joinery
  • Arquiteto Responsável: Matthew Woodward
  • Coordenador Do Projeto: Patrick Maitland
  • Estagiário: Callum Eve
  • Arquitetura: Matthew Woodward Architecture
  • Engenheiro Estrutural: James Taylor & Associates
  • Paisagismo: Michael Cooke Garden Design
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto central do briefing inicial de nosso cliente era uma fotografia. A foto mostrava uma família de três gerações; avós, seus cinco filhos, e diversos netos. O projeto deveria ser uma casa de campo para todos eles. Um novo lar que pudesse abrigar uma vida inteira de lembranças passadas e futuras.

Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman
Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Imagem 17 de 27
Planta
Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Brett Boardman

O local do projeto é usufruído por esta família há muitos anos, residindo em vários chalés de trabalhadores, cada uma com sua própria vista única sobre o vasto vale do rio e uma conexão direta com o rio Cox abaixo. É um lugar especial onde as crianças (grandes e pequenas) nadam no rio, almoçam em bancos de madeira, montam a cavalo, cultivam vegetais e colhem frutas. Um dos chalés existentes, 'Stonelea', foi escolhido como o local para a nova casa. A memória de 'Stonelea' foi mantida, assim como o granito rosa do pilar da chaminé existente.

Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Brett Boardman

Ao longo do caminho privado e empoeirado, os tons queimados e cinza da vegetação australiana prenunciam as primeiras impressões da nova casa 'Stonelea' — um volume unificado, alongado e baixo que atende ao desejo dos clientes de "honestidade do país e da terra". Com uma linguagem característica australiana, o revestimento das paredes de madeira e telhado de chapa metálica em um embasamento de pedra local ajudam a amarrar esta nova forma no panorama do vale do rio.

Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman

A rusticidade da paleta dos materiais flui através dos espaços internos com forros de compensado meranti e caibros afunilados, que flutuam sobre pisos de concreto queimado. Grandes portas de correr abrem espaços para a casa em um deck de madeira envolvente, terraços de pedra e jardins nativos. Uma galeria revestida de madeira reciclada, com portas de vidro deslizantes e persianas externas de madeira, cria uma ligação entre os espaços de estar e os quartos. O pé direito duplo com uma escada de madeira dá acesso à adega e à sala de degustação de vinho para os adultos, enquanto uma escada alternativa leva a uma sala de jogos para as crianças. Caso adultos e crianças busquem um espaço de recreação ao ar livre, a piscina e o terraço proporcionarão horas de diversão.

Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman
Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Brett Boardman

Os clientes queriam uma casa prática construída com base em princípios ambientais sólidos. O projeto passivo combinado com iniciativas tecnológicas para geração de energia, coleta de água, aquecimento e resfriamento significa que a pegada operacional sobre o meio ambiente é minimizada. Orientada ao longo de um eixo leste-oeste com aberturas envidraçadas voltadas para o norte e beirais baixos, a casa segue os mais importantes princípios solares passivos.

Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman
Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Imagem 23 de 27
Elevação Norte

Durante o verão, a casa se abre para permitir a ventilação cruzada. Brises externos de madeira fornecem mais sombra especialmente para o oeste, quando o sol encontra seu caminho sob as claraboias. Nos meses mais frios, o sol brilha profundamente no interior para aquecer as lajes de concreto. Isto fornece a massa térmica necessária para regular a temperatura durante a noite. Um sistema geotérmico fornece água quente e piso aquecido, sendo complementado por uma matriz solar suficientemente grande para alimentar toda a casa. A casa pode continuar de forma sustentável um legado de lembranças familiares com o cenário da natureza australiana.

Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Stonelea / Matthew Woodward Architecture" [Stonelea House / Matthew Woodward Architecture] 22 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975439/casa-stonelea-matthew-woodward-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.