Hotel Icaro / MoDusArchitects

Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de InterioresHotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores, CadeiraHotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de InterioresHotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores, Dormitório, CercaHotel Icaro / MoDusArchitects - Mais Imagens+ 35

Castelrotto, Itália
  • Arquitetos: MoDusArchitects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5040
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gustav Willeit
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Debowa, Fliesenservic, Lichtstudio Eisenkeil, Nikolaus Bagnara, Spenglerei Messner, XAL Lights
  • Equipe De Projeto: Sandy Attia, Matteo Scagnol, Filippo Pesavento
  • Cliente: Angelika Sattler
  • Cidade: Castelrotto
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Exterior
© Gustav Willeit
Hotel Icaro / MoDusArchitects - Viga
© Gustav Willeit

Descrição enviada pela equipe de projeto. No sopé das Montanhas Dolomitas e próximo a um complexo de pistas de esqui e trilhas para caminhadas, o MoDusArchitects renovou o Icaro Hotel como um volume estereométrico em madeira que silenciosamente adiciona um novo fragmento ao patrimônio construído da arquitetura de hospitalidade nesta área protegida única.

Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores
© Gustav Willeit

Posicionado no planalto Alpe di Siusi (Seiser Alm) a 1.900 m acima do nível do mar e situado nas Dolomitas do Tirol do Sul, Patrimônio Mundial da UNESCO, as origens humildes do hotel remontam a um simples chalé de montanha da década de 1930. Neta do fundador da estrutura original, Angelika Sattler contratou a MoDusArchitects para reformar a estrutura e recriar sua identidade. As várias intervenções incluem uma extensão do estacionamento subterrâneo, os aposentos separados dos funcionários, a adição de um quarto de hóspedes, a reorganização de todos os espaços comuns, incluindo a área da piscina, e a gigantesca colunata de madeira ao longo da fachada principal que intercepta as vistas de tirar o fôlego da montanha.

Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Gustav Willeit
Hotel Icaro / MoDusArchitects - Imagem 35 de 40
Planta - Térreo
Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores
© Gustav Willeit

Na planta, a nova adição reflete a ala oeste existente ao longo do eixo da edificação original para forjar uma simetria das partes em relação ao todo. Do lado de fora, a espessa pele de madeira, juntamente com o grande telhado inclinado e as colunas também em madeira, constituem um sistema de ordenação que engloba a miríade de modificações passadas em um corpo arquitetônico coeso. As 13 colunas de madeira ramificadas de 7,5 metros de altura, que descem os 55m de comprimento da fachada voltada ao sul e se estendem pelos dois andares superiores, são elementos estruturais que sustentam o telhado e servem como uma moldura intermediária através da qual os hóspedes se aproximam da paisagem. O terraço do primeiro andar traça uma linha reta através dos dois cantos da edificação para definir uma galeria arejada de pé-direito duplo que estende os espaços internos dos quartos para fora.

Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores
© Gustav Willeit

No nível do solo, ao longo do volume, uma passagem claramente definida desvenda uma sucessão de áreas comuns: entrada, recepção, loja, lounge, bar e refeitório, todos participam da troca entre convidados, visitantes, entusiastas do ar livre e a família Satler. A convergência eclética de materiais, texturas e elementos de mobiliário fixos unem os programas e reescrevem a memória coletiva dos espaços interiores alpinos tradicionais. Enquanto as salas de jantar forradas de madeira evocam a hospitalidade dos interiores das pousadas há muito estabelecidas, o mármore monolítico e cinza da mesa do buffet e do balcão do bar ancoram os momentos decisivos do prazer gastronômico no centro desse continuum espacial. Da mesma forma, as fôrmas características da madeira alpina da stube (a tradicional sala de estar da fazenda aquecida por fogão) são revisitadas com uma superfície de painéis de feltro acústico divididos por perfis de moldagem amarelos entalhados e cruzados. Em conjunto com os painéis superiores, a textura trançada do piso de tábuas de carvalho entrelaça os ângulos espelhados do volume do hotel em um sutil tête-à-tête entre o antigo e o novo.

Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores
© Gustav Willeit
Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Gustav Willeit

Embutidos nos interiores do hotel estão histórias, heranças de família e uma celebração de empreendimentos artísticos contemporâneos e saberes artesanais. A recepção, a loja e a sala de estar são projetadas com lambris de altura total, painéis de carvalho e elementos em azul profundo que despertam curiosidade. A sobreposição de pessoas, animais, livros, artes, objetos e apetrechos de hospitalidade exploram a alteridade folclórica da cultura local. Neste espírito de coleção e exibição, e por ocasião da reabertura, o Icaro Hotel lançou uma nova série de exposições com curadoria do artista Hubert Kostner (cuja casa-atelier também foi projetada por MoDusArchitects) em que os autores são convidados a apresentar seus trabalhos para os convidados internacionais.

Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cerca
© Gustav Willeit
Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Gustav Willeit

A partir da escadaria principal no núcleo de circulação do hotel, os visitantes acessam os quartos de hóspedes, incluindo os quatro novos quartos distribuídos em cada um dos dois níveis superiores da ala leste. Como evidenciado por seus nomes, os quartos do Monóculo e do Telescópio são dispositivos de visualização que ligam inextricavelmente a intimidade dos ambientes à extensão da paisagem além; os quartos são moldados por paredes de madeira de olmo com armários inclinados que contêm guarda-roupas, nichos estofados, lavabos e chuveiros ocultos. Em ambas as extremidades destes dois quartos encontram-se o Lux e o Grandangolo, cujas configurações mais amplas acomodam até quatro pessoas e apresentam camas feitas sob medida voltadas para as janelas do chão ao teto com vista para Alpe di Siusi. Várias suítes no segundo nível foram adaptadas para acomodar o novo telhado, enquanto uma nova área de massagem com um terraço de ioga protegido foi adicionada a este nível.

Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores, Viga, Cerca, Corrimão
© Gustav Willeit

No pavimento inferior, a área da piscina aproveita a mudança de nível e é totalmente reconfigurada para acomodar uma nova piscina em ligação direta com os espaços exteriores. Os numerosos suportes estruturais existentes neste nível arregimentam-se numa robusta procissão de colunas azulejadas que transformam um espaço outrora comprometido num espaço de tranquilidade. Entre a sauna existente e a nova piscina, uma parte da zona de relaxamento é redesenhada para proporcionar um nível mais alto de privacidade com uma parede de concreto moldada no local revestida nos perfis de madeira que apresentam inserções de cera derretida – uma instalação artística de Hubert Kostner em uma interpretação da história mitológica de Ícaro.

Hotel Icaro / MoDusArchitects - Imagem 31 de 40
© Gustav Willeit
Hotel Icaro / MoDusArchitects - Imagem 38 de 40
Corte Transversal
Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores
© Gustav Willeit

O nível inferior é uma planta labiríntica de funções de serviço que sustentam o funcionamento do hotel acima mas, com a adição da garagem subterrânea, este nível também se torna um novo ponto de entrada. A MoDusArchitects trabalhou para criar uma rota de circulação clara do estacionamento até o núcleo de circulação vertical com os programas solicitados de sala para equipamentos de esqui e estações de carregamento de bicicletas elétricas ao longo do caminho. A nova garagem não só oferece uma área de entrada livre de carros para o hotel, mas também atenua o impacto visual do volume na paisagem. Por fim, neste subsolo, a MoDusArchitects elaborou um novo volume de 2 andares para as acomodações dos funcionários que assume os tons da casa principal, em continuidade com a fachada rebocada cinza da elevação original do térreo.

Hotel Icaro / MoDusArchitects - Imagem 32 de 40
© Gustav Willeit

Um lugar eclético e animado, o Icaro Hotel é uma alquimia de arquitetura contemporânea, design, hospitalidade, tradição, arte, artesanato e patrimônio. Cada espaço é enquadrado para trazer toda a imaginação que vem das viagens e para reforçar a sensação de descoberta e liberdade que as paisagens alpinas transmitem.

Hotel Icaro / MoDusArchitects - Fotografia de Exterior
© Gustav Willeit

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Piz 18/1, Alpe di Siusi, Castelrotto, Bolzano, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Icaro / MoDusArchitects" [Icaro Hotel / MoDusArchitects] 20 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975432/hotel-icaro-modusarchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.