Oito Casas / Murmuro

Oito Casas / Murmuro - Fotografia de Exterior, FachadaOito Casas / Murmuro - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraOito Casas / Murmuro - Fotografia de Interiores, EscadaOito Casas / Murmuro - Fotografia de Interiores, FachadaOito Casas / Murmuro - Mais Imagens+ 25

Braga, Portugal
  • Arquitetos: Murmuro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Blum, C&A Chama, CIN, Cortizo, EGGER, Ferreira e Américo, Mapei, Oli, Sanitana, Valadares, W2007
  • Arquitetos Responsáveis: João Caldas, Rita Breda
  • Equipe De Projeto: Pedro Rodrigues, Francisco Calheiros, Francisco Pereira
  • Clientes: Flexible Loop S.A.
  • Engenharia: TDP Engenharia
  • Cidade: Braga
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Oito Casas / Murmuro - Fotografia de Exterior
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto parte de um loteamento previamente aprovado para sete casas isoladas que acompanham a pendente acentuada da rua. A norte, o terreno é definido pelo limite urbano da cidade. O objectivo do cliente era maximizar as áreas interiores mas também exteriores de usufruto de cada habitação, tirando partido da vista a sul, sobre o vale e encosta do Santuário do Bom Jesus.

Oito Casas / Murmuro - Fotografia de Interiores, Fachada
© Arménio Teixeira
Oito Casas / Murmuro - Fotografia de Interiores, Escada
© Arménio Teixeira
Oito Casas / Murmuro - Imagem 24 de 30
Planta - Segundo pavimento
Oito Casas / Murmuro - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Arménio Teixeira

A nossa proposta altera o loteamento de sete para oito habitações que agora se implantam num bloco que se adoça ao terreno sendo uma habitação solta e recuada, para acompanhar a curvatura da rua. O acesso a cada habitação faz-se de nível, na cota inferior, por uma galeria pedonal ou através do acesso comum às garagens, e a uma cota superior, por meio de escadas para a galeria ou, no caso da casa isolada, de nível com o piso um.

Oito Casas / Murmuro - Fotografia de Interiores, Fachada
© Arménio Teixeira

Esta opção permitiu optimizar a área de construção disponível, adequa-se ao terreno e garante que cada habitação tem acesso independente, área de usufruto comum, garagem dupla individual e, ao nível do piso um, em open-space, cozinha e sala de refeições com um jardim/pátio e a sala, que se prolonga a sul com uma varanda. No piso superior, dois quartos e, a sul, uma suite protegida do sol com lâminas de betão que ritmam o alçado principal. Neste piso recorre-se ao uso de um pátio interior que garante, para além da iluminação do terceiro quarto, a iluminação natural da caixa de escadas, a optimização do aquecimento natural e a correcta ventilação natural de cada habitação.

Oito Casas / Murmuro - Fotografia de Exterior
© Arménio Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Oito Casas / Murmuro" 24 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975133/oito-casas-murmuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.